Um passeio entre fiordes no deserto da Namíbia!

Há 300 milhões de anos, os vales do noroeste da Namíbia eram cobertos por gelo. Recentemente, foram descobertos fiordes antigos muito semelhantes aos que encontramos hoje na Escandinávia.

Há cerca de 300 milhões de anos, no noroeste da Namíbia existiam fiordes semelhantes aos desta imagem.

A Namíbia está localizada no sudoeste da África e seu nome deriva de "Namib", que significa "enorme" na língua nama. O deserto de mesmo nome cobre cerca de 80.000 quilômetros quadrados e é considerado o mais antigo do mundo, já que sua existência desde o Terciário está constatada. Além disso, nele existem algumas das maiores dunas do nosso planeta. Mas, há muito tempo, a paisagem era totalmente diferente do que vemos hoje.

Há 300 milhões de anos, a Namíbia fazia parte do supercontinente Gondwana, que na época estava localizado próximo ao Pólo Sul. Além disso, nesta época ocorreu a Glaciação Karoo. Recentemente, um estudo conduzido pela Universidade de Rennes mostrou a existência de fiordes e vales glaciais na região de Kaokoland, no noroeste do país.

Seguindo a trilha de geleiras antigas

Esta pesquisa destaca que o deslocamento das massas de gelo causou erosão significativa, formando vales longos e estreitos que, posteriormente, o mar inundou, formando-se os fiordes. Apesar da idade, eles não foram destruídos pela erosão ou por outros processos geológicos que costumam devastar este tipo de terreno. Surpreendentemente, esta área está tão bem preservada que poderia ser definida como uma paisagem glacial fóssil no que hoje é um deserto.

Exemplo de um antigo fiorde na região de Kaokoland, na Namíbia. Fotografia de Pierre Dietrich - Universidade de Rennes.

Os cientistas que participaram deste estudo encontraram restos de moreias antigas (acumulações de rochas e outros materiais movidos e depositados pelo gelo das geleiras) nas encostas de alguns destes vales. O atrito do gelo causou arranhões e sulcos nas rochas (estrias) e também foram localizados drumlins: colinas lisas, alongadas e paralelas de sedimentos de moreia.

Graças ao conhecimento atual dos sistemas modernos de fiorde, esses vales namibianos foram identificados como paleofiordes. Aqui você pode ver como eram os fiordes há 300 milhões de anos, com a única diferença sendo a ausência de gelo, que desapareceu há muito tempo. Os pesquisadores pensaram, em um primeiro momento, que a geleira que encontraram era atual, devido ao seu ótimo estado de conservação.

Uma prévia de como ficarão as geleiras que estão ativas hoje

Conforme o gelo foi recuando, a água do mar inundou os fiordes e eles foram gradativamente sendo preenchidos por processos sedimentares, o que explica seu ótimo estado de conservação. Posteriormente, a erosão começou a remover esses materiais, aflorando as rochas dos fiordes originais, que é o que se vê nos dias de hoje.

Hoje, encontramos fiordes muito semelhantes na Noruega e na Groenlândia. Embora esses exemplos modernos sejam maiores, os processos que ocorrem são muito semelhantes aos observados em Kaokoland. É possível que, daqui a centenas de milhões de anos, algumas das geleiras ativas hoje se pareçam muito com os paleofiordes do país africano.