Gases tóxicos: outra ameaça letal do vulcão em La Palma, na Espanha
A Ilha de La Palma parece um inferno na Terra: os rios de lava avançando, incendiando florestas e consumindo centenas de casas; contudo, há outro perigo e este está no ar! Os gases tóxicos liberados pelo vulcão podem pôr em risco a vida das pessoas na região.

Os olhos do mundo estão voltados para o vulcão Cumbre Vieja, na Ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, Espanha, pelas dramáticas imagens dos imensos fluxos de lava avançando com temperaturas acima de 1000°C, como se fossem rios lentos e devastadores do próprio inferno. Esta situação mantém todos na expectativa de monitoramento minuto a minuto; o número de evacuados (mais de 5.500) e as áreas afetadas por novas fissuras (até o momento um total de nove) são atualizados a cada hora.
Nada detiene el flujo de lava en #LaPalma, Islas Canarias
— SkyAlert (@SkyAlertMx) September 21, 2021
Miles de personas fueron evacuadas ante su destructivo avance sobre la isla en su camino al Atlántico.
Crédito video: @ACFIPRESS pic.twitter.com/x2MIHWkkA0
A lava literalmente derrete tudo em seu caminho, incendeia grandes áreas arborizadas e consome centenas de casas, enquanto a população assiste em desespero à perda de tudo. No momento, nenhuma morte foi relatada.
Além da ameaça terrestre do fluxo de lava, que é influenciado pela topografia da região, e do acúmulo de piroclastos ao redor da abertura de emissão, existe outro perigo letal: a combinação de gases vulcânicos tóxicos liberados. As emissões de gases potencialmente perigosos afetam, a princípio, as áreas mais próximas do vulcão, porém, o avanço dos fluxos de lava em direção ao oceano deve ser rigorosamente monitorado, pois, assim que entrar em contato com a água do mar, uma série de reações químicas começará a ocorrer, com liberação de gases nocivos.
Imágenes espectaculares: así entra en las casas la lava del volcán de La Palmapic.twitter.com/611ja8uaU1
— Hoy por hoy (@HoyPorHoy) September 20, 2021
Gases vulcânicos tóxicos
Durante as emanações vulcânicas, não apenas a lava flui pelas encostas, como também as rochas são expelidas de forma explosiva, e pelas fissuras brota vapor d'água, cinzas e gases tóxicos como: o dióxido de enxofre (SO2), dióxido e monóxido de carbono (CO2 e CO), ácido clorídrico (HCl), magnésio (Mg), bromo (Br), arsênio (As), mercúrio (Hg), etc., e de todos estes, o SO2 é o mais prejudicial.
VÍdeo: Así avanza esta noche la lava en La Palma. Toda la información, en www.canarias7es Imágenes de Ismael Santana y Moisés Rodríguez. #LaPalma #CumbreVieja #VolcanLaPalma #Canarias pic.twitter.com/zv1ZQ4qKaI
— Canarias7 (@canarias7) September 20, 2021
Esses gases reagem com os raios solares, com o oxigênio e a umidade atmosférica, formando o 'smog' ou névoa vulcânica, que é um tipo de poluição do ar. Além disso, pequenos aerossóis ficam suspensos no ar com um alto nível de acidez (principalmente ácido sulfúrico).
بركان في لابالما في اسبانيا يثور بقوة
طقس_العالم ️ (@Arab_Storms) September 19, 2021
19-9-2021#LaPalma Spain #volcano
pic.twitter.com/ZoX3PEBmLD
O movimento dos rios de lava em La Palma diminuiu nas últimas horas desta segunda-feira (20), segundo explicam os vulcanologistas à mídia local; mas, quando o fluxo chegar no oceano, ele inevitavelmente reagirá com a água e liberará gases na atmosfera.
As autoridades estabeleceram um perímetro de exclusão no mar, desde o sul por Punta del Pozo, até o norte pela praia de Las Viñas. O Ministério dos Transportes pediu às embarcações que não se aproximassem da zona costeira, onde se espera que cheguem os rios de lava.
Erupción volcánica en la Isla de #LaPalma #Canarias España
— Geól. Sergio Almazán (@chematierra) September 20, 2021
Erupción fisural tipo estromboliana, resultado del ascenso de magma y emisión de la lava a lo largo de roturas largas de la corteza terrestre.
Créditos Josue Fumero Marrero
Vía @josuefumero pic.twitter.com/tTY2aRyyxS
Ao longo da história, tivemos um grande número de eventos que resultaram que foram letais devido à emissão de gases vulcânicos tóxicos, afetando não só a saúde das pessoas que tem problemas respiratórios, como também a população em geral e o meio ambiente.
Segundo especialistas, a erupção deste vulcão de La Palma contribui entre 6 e 9 mil toneladas de dióxido de enxofre (SO2) por dia, e por isto, a qualidade do ar é uma preocupação. A coluna de gás é constantemente monitorada, principalmente em um raio de aproximadamente 10 quilômetros. A implantação de drones, aviões e o estudo de dados de estações meteorológicas próximas e imagens de satélite são de vital importância para proteger a vida da população.
#Nature O #vulcão #CumbreVieja entrou em #erupção na ilha de La Palma
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) September 19, 2021
O vulcão, situado na #IlhaCanária de #LaPalma, na #Espanha, entrou em erupção neste domingo após vários dias de alerta devido à atividade sísmica. pic.twitter.com/H9AXoK3S86
No momento da redação deste texto, as condições meteorológicas na área são favoráveis, já que a direção do vento é na direção do mar e isso mantém a dispersão de gases tóxicos longe dos habitantes de El Paso.
Perigos para a saúde
É importante que as concentrações desses vapores não ultrapassem os padrões de qualidade do ar em áreas povoadas. Para saber se isto pode ser mantido sob controle, é necessário estimar a duração e a intensidade da atividade vulcânica na área, e ainda é muito cedo para ter uma única resposta.
Quando os rios de lava finalmente fluírem para o oceano devido à inclinação do terreno, eles liberarão partículas muito finas de HCl, que podem irritar a pele, os olhos e causar problemas respiratórios. Os aerossóis da névoa vulcânica podem se tornar pequenos o suficiente para serem inalados profundamente nos pulmões, afetando a eficiência do sistema respiratório.
Espectaculares imágenes nocturnas del volcán de La Palma escupiendo lava horas después de su erupción
— La Vanguardia (@LaVanguardia) September 19, 2021
Aunque el volcán ha entrado en erupción en la zona deshabitada conocida 'Cabeza de Vaca', la lava se acerca a las viviendas más cercanas y se ha evacuado a 5.000 personas. pic.twitter.com/0dOptfqY8E
As cinzas vulcânicas também são perigosas, pois contém elementos incandescentes que também podem causar irritação na pele, nos olhos e danos ao trato respiratório. As autoridades pediram à população que mantivesse as portas e janelas de suas casas muito bem fechadas e evitasse a circulação externa; se for preciso sair para uma emergência, devem proteger o corpo, principalmente os membros, cobrir os olhos, nariz e boca.
As técnicas geofísicas modernas de hoje nos permitem calcular os volumes de lava que estão em movimento e fazer uma estimativa da duração da erupção, mas é muito cedo para saber por quanto tempo a lava irá fluir até o mar.