Gases tóxicos: outra ameaça letal do vulcão em La Palma, na Espanha

A Ilha de La Palma parece um inferno na Terra: os rios de lava avançando, incendiando florestas e consumindo centenas de casas; contudo, há outro perigo e este está no ar! Os gases tóxicos liberados pelo vulcão podem pôr em risco a vida das pessoas na região.

Volcán de La Palma lava gases tóxicos Canarias
O vulcão de La Palma libera lava e gases tóxicos ameaçadores. A situação pode piorar quando os rios de lava chegarem no mar, reagindo quimicamente e gerando mais gases nocivos.

Os olhos do mundo estão voltados para o vulcão Cumbre Vieja, na Ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, Espanha, pelas dramáticas imagens dos imensos fluxos de lava avançando com temperaturas acima de 1000°C, como se fossem rios lentos e devastadores do próprio inferno. Esta situação mantém todos na expectativa de monitoramento minuto a minuto; o número de evacuados (mais de 5.500) e as áreas afetadas por novas fissuras (até o momento um total de nove) são atualizados a cada hora.

A lava literalmente derrete tudo em seu caminho, incendeia grandes áreas arborizadas e consome centenas de casas, enquanto a população assiste em desespero à perda de tudo. No momento, nenhuma morte foi relatada.

Milhares de moradores e centenas de turistas foram evacuados nos municípios de: El Paso, Los Llanos de Aridane e Tazacorte.

Além da ameaça terrestre do fluxo de lava, que é influenciado pela topografia da região, e do acúmulo de piroclastos ao redor da abertura de emissão, existe outro perigo letal: a combinação de gases vulcânicos tóxicos liberados. As emissões de gases potencialmente perigosos afetam, a princípio, as áreas mais próximas do vulcão, porém, o avanço dos fluxos de lava em direção ao oceano deve ser rigorosamente monitorado, pois, assim que entrar em contato com a água do mar, uma série de reações químicas começará a ocorrer, com liberação de gases nocivos.

Erupções anteriores, semelhantes à esta atual, duraram de algumas semanas a alguns meses.

Gases vulcânicos tóxicos

Durante as emanações vulcânicas, não apenas a lava flui pelas encostas, como também as rochas são expelidas de forma explosiva, e pelas fissuras brota vapor d'água, cinzas e gases tóxicos como: o dióxido de enxofre (SO2), dióxido e monóxido de carbono (CO2 e CO), ácido clorídrico (HCl), magnésio (Mg), bromo (Br), arsênio (As), mercúrio (Hg), etc., e de todos estes, o SO2 é o mais prejudicial.

Esses gases reagem com os raios solares, com o oxigênio e a umidade atmosférica, formando o 'smog' ou névoa vulcânica, que é um tipo de poluição do ar. Além disso, pequenos aerossóis ficam suspensos no ar com um alto nível de acidez (principalmente ácido sulfúrico).

O movimento dos rios de lava em La Palma diminuiu nas últimas horas desta segunda-feira (20), segundo explicam os vulcanologistas à mídia local; mas, quando o fluxo chegar no oceano, ele inevitavelmente reagirá com a água e liberará gases na atmosfera.

As autoridades estabeleceram um perímetro de exclusão no mar, desde o sul por Punta del Pozo, até o norte pela praia de Las Viñas. O Ministério dos Transportes pediu às embarcações que não se aproximassem da zona costeira, onde se espera que cheguem os rios de lava.

Ao longo da história, tivemos um grande número de eventos que resultaram que foram letais devido à emissão de gases vulcânicos tóxicos, afetando não só a saúde das pessoas que tem problemas respiratórios, como também a população em geral e o meio ambiente.

Segundo especialistas, a erupção deste vulcão de La Palma contribui entre 6 e 9 mil toneladas de dióxido de enxofre (SO2) por dia, e por isto, a qualidade do ar é uma preocupação. A coluna de gás é constantemente monitorada, principalmente em um raio de aproximadamente 10 quilômetros. A implantação de drones, aviões e o estudo de dados de estações meteorológicas próximas e imagens de satélite são de vital importância para proteger a vida da população.

No momento da redação deste texto, as condições meteorológicas na área são favoráveis, já que a direção do vento é na direção do mar e isso mantém a dispersão de gases tóxicos longe dos habitantes de El Paso.

Perigos para a saúde

É importante que as concentrações desses vapores não ultrapassem os padrões de qualidade do ar em áreas povoadas. Para saber se isto pode ser mantido sob controle, é necessário estimar a duração e a intensidade da atividade vulcânica na área, e ainda é muito cedo para ter uma única resposta.

Quando os rios de lava finalmente fluírem para o oceano devido à inclinação do terreno, eles liberarão partículas muito finas de HCl, que podem irritar a pele, os olhos e causar problemas respiratórios. Os aerossóis da névoa vulcânica podem se tornar pequenos o suficiente para serem inalados profundamente nos pulmões, afetando a eficiência do sistema respiratório.

As cinzas vulcânicas também são perigosas, pois contém elementos incandescentes que também podem causar irritação na pele, nos olhos e danos ao trato respiratório. As autoridades pediram à população que mantivesse as portas e janelas de suas casas muito bem fechadas e evitasse a circulação externa; se for preciso sair para uma emergência, devem proteger o corpo, principalmente os membros, cobrir os olhos, nariz e boca.

As técnicas geofísicas modernas de hoje nos permitem calcular os volumes de lava que estão em movimento e fazer uma estimativa da duração da erupção, mas é muito cedo para saber por quanto tempo a lava irá fluir até o mar.