Os últimos dias do mês de setembro prometem ser marcados por mais chuva em áreas do Brasil Central, dando continuidade à mudança de padrão com o início da primavera. Pancadas de chuva devem ocorrer também em áreas do Sul, Nordeste e Norte.
Os últimos dias do mês de setembro prometem ser marcados por mais chuva em áreas do Brasil Central, dando continuidade à mudança de padrão com o início da primavera. Pancadas de chuva devem ocorrer também em áreas do Sul, Nordeste e Norte.
Uma nova empresa de engenharia angariou fundos para um projeto que poderia restaurar várias espécies antigas, começando com o mamute-lanoso.
A atividade pecuária contribui substancialmente para a emissão de gases de efeito estufa. Para tentar remediar isso, um grupo de cientistas experimentou com sucesso o método MooLoo, ensinando bezerros a urinar em um local especialmente preparado no celeiro. E não, não é uma piada!
A erupção do novo vulcão em La Palma pode fazer com que a ilha cresça um pouco mais, como aconteceu há meio século com a Teneguía. No entanto, não se deve esquecer que faz parte do processo de formação de jovens ilhas vulcânicas.
Há 300 milhões de anos, os vales do noroeste da Namíbia eram cobertos por gelo. Recentemente, foram descobertos fiordes antigos muito semelhantes aos que encontramos hoje na Escandinávia.
Após uma semana bem movimentada no Atlântico Norte, com a formação das tempestades tropicais Odette, Peter e Rose, mais uma tempestade nasceu sobre o Atlântico: a Tempestade Tropical Sam! Sam poderá evoluir para a categoria de furacão entre hoje e amanhã.
Nesta manhã (23), uma tempestade intensa descarregou muita água em poucos minutos na cidade de Lepe, província de Huelva, na Espanha, transformando as ruas em verdadeiros rios. Carros boiavam e até ficaram empilhados em algumas passagens estreitas.
Todos os anos, milhares de carcaças de aves surgem em praias europeias. A explicação para isto vai desde a falta de presas ou a incapacidade de serem apanhadas durante a passagem de ciclones no inverno nas regiões, segundo um estudo publicado recentemente na revista científica Current Biology.
O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) está a monitorizar o Oceano Atlântico que continua “em ebulição”. As duas tempestades tropicais Peter e Rose, o Invest 98L - possível tempestade tropical Sam - e ainda o ex-Odette cujos remanescentes voltam a “ganhar vida”. Contamos mais aqui!
A Ilha de La Palma parece um inferno na Terra: os rios de lava avançando, incendiando florestas e consumindo centenas de casas; contudo, há outro perigo e este está no ar! Os gases tóxicos liberados pelo vulcão podem pôr em risco a vida das pessoas na região.
Bem no Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, comemorado no dia 16 de setembro, a Copernicus divulgou dados preocupantes: o buraco na camada de ozônio desse ano já atingiu uma área maior que a Antártica!
Uma série de tornados passou pelo norte da Itália no último domingo, 19 de setembro, causando danos consideráveis na região de Modena. Veja aqui alguns vídeos do que aconteceu!