Pior seca dos últimos 70 anos na Itália revela segredos da 2ª Guerra

A Itália, além de sofrer com o calor exacerbante, passa pela pior seca em 70 anos! O Rio Pó, o maior e mais importante do país, atingiu níveis tão baixos que trouxe à tona vestígios da Segunda Guerra Mundial!

Seca Itália
A pior seca dos últimos 70 anos no rio Pó, no norte da Itália, revela um navio da Segunda Guerra Mundial que estava submerso. Foto: Piero Cruciatti / AFP /Getty Images.

O início do verão não tem sido muito agradável para muitos europeus. Além da forte onda de calor precoce e os grandes incêndios florestais, parte do continente europeu também sofre com condições graves de seca que estão chegando a níveis alarmantes em alguns países, como o caso da Itália!

Esta é a pior seca em 7 décadas no norte da Itália! O maior rio do país, o Rio Pó, praticamente secou em diversos trechos, revelando segredos de guerra que estavam submersos há quase 80 anos!

No norte da Itália uma seca persistente tem colocado em risco o bem estar da população. Em grande parte da região não chove há mais de 110 dias! Além disso, durante o inverno a região recebeu 70% menos neve do que o normal. Somada a secura, todo o país tem registrado temperaturas elevadas, cerca de 5°C acima do normal. Diversas cidades registraram temperaturas próximas de 40°C nos últimos dias, incluindo a capital Roma, que nesta segunda (27) registrou 37.8°C, a maior temperatura já registrada no mês de junho.

Essas condições extremas estão provocando uma diminuição drásticas dos rios da região, incluindo o maior rio da Itália, o rio Pó. O rio Pó possui mais de 650 km de extensão, ligando os Alpes com o Mar Adriático , sendo o maior reservatório de água doce do país. Ao longo de seu caminho, o rio fornece água para o cultivo de cerca de 40% dos alimentos da Itália, além de gerar 55% da energia, através das hidrelétricas situadas na calha principal e seus afluentes.

Em alguns trechos o nível é tão baixo que os banhistas conseguem atravessá-lo a pé sem nenhuma dificuldade, nesta que está sendo considerada a pior seca do rio Pó em 70 anos! A região da Lombardia, uma das regiões atravessadas pelo rio Pó e a mais populosa da Itália, decretou na última sexta-feira (24) estado de emergência por causa da seca.

Na famosa cidade de Milão, na Lombardia, a prefeitura ordenou o fechamento de todas as fontes ornamentais públicas da cidade, além de uma série de proibições e restrições para tentar evitar o colapso de abastecimento. Moradores de outras 125 cidades ao longo do rio Pó também estão sendo alertados a racionar o máximo de água possível.

Segredos da 2ª Guerra Mundial revelados pela seca

Próximo a aldeia de Gualtieri, situada entre as cidades de Florença e Milão, uma barcaça que era usada para transportar mantimentos durante a 2ª Guerra Mundial foi revelada, depois que o nível do rio Pó atingiu níveis extremamente baixos. O navio, conhecido como Zibello, é uma embarcação de 50 metros de comprimento que afundou no rio Pó em 1943.

De acordo com locais, a embarcação costumava ter apenas sua proa revelada, em momentos em que o rio baixava, mas neste início de verão é possível ver a embarcação inteira, algo que não havia acontecido antes! Em março, o nível baixo do rio já havia revelado outro vestígio da Segunda Guerra na cidade de Sermide: um tanque de 7 toneladas que foi abandonado pelos nazistas nas águas do rio.