Capturadas imagens espetaculares da passagem da ISS em frente ao Sol

Um fotógrafo capturou o trajeto da Estação Espacial Internacional (ISS) pelo Sol em 17 de junho. A passagem durou menos de um segundo, mas, foi o suficiente para ele conseguir capturar imagens com ótima resolução e nitidez.

Um fotógrafo capturou imagens espetaculares da silhueta da Estação Espacial Internacional (ISS) sombreada em frente ao Sol.

Jamie Cooper, 52 anos, percebeu que o trajeto da ISS pelo Sol deveria ser visível sobre sua casa no Reino Unido em 17 de junho, então decidiu se posicionar com seu equipamento: um telescópio e uma câmera de vídeo de alta velocidade.

Cooper conseguiu registrar a "passagem completa" da estação em frente ao Sol às 10h22, horário local, um evento que durou menos de um segundo.

Fotógrafo por profissão e astrônomo por hobby, Copper disse que estava no lugar certo na hora certa. "Há uma faixa muito estreita onde você, a estação espacial e o Sol estão todos alinhados e tem quase 5 quilômetros de largura", disse ele, segundo declarações reproduzidas pela BBC.

"Verifiquei os dados três dias antes e parecia que não ia estar alinhado com minha casa, aí verifiquei no dia anterior e então sim, ia acontecer. De fato, tive sorte".

A estação espacial estava a cerca de 400 km de distância quando passou sobre sua casa e viajava a cerca de 27.300 quilômetros por hora.

Cooper destacou ainda que usou um telescópio especializado com filtro porque “nunca deve-se olhar para o Sol sem um filtro; pode causar cegueira permanente".

youtube video id=OZ_C0kWmepo