O incrível fenômeno dos red sprites foi fotografado no Mont Blanc

No final de maio, o incrível fenômeno conhecido como "Red sprites" foi observado e fotografado no Mont Blanc. Saiba aqui o que são e como se formam!

Em 28 de maio deste ano, o incrível fenômeno dos "sprites vermelhos", ou conhecido em inglês como "Red sprites", foi avistado na área do Mont Blanc. Trata-se de um fenômeno elétrico atmosférico que é gerado nas camadas superiores da atmosfera, geralmente acima das grandes nuvens de tempestade.

O fenômeno foi observado na localidade francesa de Sallanches, e fotografado por Didier Plassard. São muito difíceis de se observar a olho nu, devido à sua duração muito curta, na ordem de uma fração de segundo.

O nome inglês "sprite" vem do acrônimo de Stratospheric/Mesospheric Perturbations Resulting from Intense Thunderstorm Electrification. São perturbações que se desenvolvem entre a estratosfera e a mesosfera, ou seja, nas camadas superiores da atmosfera, 'alimentadas' por raios intensos produzidos por trovoadas.

Estes fenômenos ocorrem acima das nuvens de tempestade, em altitudes muito elevadas, mesmo a 80 km acima do nível do mar.