2024 está chegando: o ano em que voltaremos para a Lua!

Depois de décadas, finalmente humanos voltarão até à Lua. A primeira missão tripulada está prevista para acontecer no ano de 2024 que será um ano considerado como um marco na Astronomia.

2024 chegou e é o ano que a humanidade retornará à Lua
2024 chegou e é o ano que a humanidade retornará à Lua. Crédito: NASA

Entre as décadas de 50 e 60, a humanidade estava com um objetivo em mente: chegar até o nosso satélite natural. A grande motivação por trás, no entanto, tinha relações com o contexto geopolítico da Guerra Fria. A corrida espacial se tornou um ponto importante nas relações de Estados Unidos e União Soviética.

Os primeiros a pisarem na Lua foram os astronautas da Apollo 11 no dia 20 de julho de 1969. Neil Armstrong e Buzz Aldrin foram os astronautas que fizeram a caminhada enquanto o astronauta Michael Collins ficou responsável por pilotar o módulo Columbia. Ao todo, os astronautas ficaram cerca de 21 horas na Lua.

A última que a humanidade esteve na Lua foi em 1972 na missão Apollo 17. Desde então, apenas sondas e missões não tripuladas visitaram o satélite natural. Em 2024, 5 décadas depois, a missão Artemis 2 levará a humanidade o mais próximo da Lua que estivemos desde então.

Lua

A Lua é o satélite natural da Terra sendo o objeto astronômico mais próximo de nós. Em média, utilizando naves espaciais, a viagem é de cerca de 3 dias. Dessa forma, é o objeto mais fácil de conseguirmos alcançar e até mesmo utilizar como teste para viagens mais distantes, como para o planeta Marte.

Estudar a Lua de perto pode nos fornecer respostas sobre o Sistema Solar e também sobre a própria Terra.

Há diversos motivos para visitar a Lua que vão desde exploração espacial até testes de tecnologias. Além disso, recursos naturais também podem estar presentes na Lua como o famoso Hélio-3 que pode servir de base de energia limpa para nós.

Por que nunca voltamos à Lua então?

Ir até ao nosso satélite natural é uma viagem custosa em diversos aspectos. Ela é custosa financeiramente já que é necessário recursos desde preparação dos astronautas até naves com tecnologia de ponta. Também é custosa no sentido de tempo necessário para a preparação de uma missão dessas.

Por causa desses motivos, durante as últimas décadas, os recursos foram migrados para outras missões e desafios que abrangeria mais perguntas. Exemplos são os telescópios lançados com objetivos de responder perguntas sobre o Universo como o Hubble na década de 90 e o James Webb recentemente.

Missões Apollo

Durante a Guerra Fria, a corrida espacial teve um impacto significativo. Nessa época, os Estados Unidos lançaram um programa ambicioso com objetivo de levar os humanos até a Lua pela primeira vez. Daí nascia as missões Apollo que foram um conjunto de 17 missões sendo 11 delas tripuladas.

Esquema que ilustra a trajetória das missões Apollo
Esquema de 1967 que ilustra a trajetória das missões Apollo que viriam nas décadas seguintes. Crédito: NASA

As missões que pousaram na Lua foram 6 ao total. Era previsto que as missões Apollo tivessem 20 missões mas devido à cortes nos recursos, as missões foram encerradas após a décima sétima em 1972.

Apollo 11: a missão mais famosa

Dentre todas as missões da Apollo, a 11 com certeza é a mais conhecida, sendo retratada em livros e filmes. O motivo é por ter sido a primeira missão tripulada a chegar na Lua e ser onde a famosa frase “É um pequeno passo para o homem, mas um salto gigantesco para a humanidade.” foi pronunciada por Neil Armstrong em seus primeiros passos.

A missão Apollo 11 durou ao todo 8 dias sendo que apenas cerca de 21 horas foram passados na superfície lunar.

Durante a missão, amostras do solo lunar foram coletadas e alguns experimentos científicos foram feitos. Além disso, fotografias foram tiradas com objetivo de análise posterior. Devido ao sucesso dessa missão, outras 6 missões foram enviadas com 5 delas sendo bem sucedidas.

A volta para a Lua

Com a tecnologia tendo avançado nas últimas décadas, a NASA com colaboração internacional propôs as missões Artemis com o objetivo de retornar até a Lua. As missões tem uma variedade de objetivos como testes de tecnologias que podem nos levar à Marte, exploração de recursos lunares, estudar possibilidade de construir laboratório na Lua.

Voltar para a Lua é um passo importante para o avanço da exploração espacial. Alguns pesquisadores sugerem que a Lua pode servir como um ponto de parada para missões mais longas e distantes, como as missões até Marte que a SpaceX está trabalhando. Agora é o momento ideal para voltar ao satélite.

Missões Artemis

O nome da missão veio devido à irmã gêmea de Apolo. A primeira missão Artemis aconteceu em 2022 com o teste da nave espacial Orion. Durante a missão, que durou 25 dias, a nave orbitou próximo à Lua antes de voltar para a Terra. A missão não foi tripulada e é dada como um caso de sucesso.

youtube video id=MR4t5HrKjcA

Ao todo já são 6 missões planejadas que acontecerão até 2030. Todas estão previstas para serem lançadas da plataforma Kennedy LC-39B na Flórida nos Estados Unidos. Outras missões já estão sendo propostas, como a Artemis 11 que tem objetivo de ser uma missão que dure 1 ano.

Artemis 2

A Artemis 2 é a missão que fará com que a humanidade volte o mais próximo da Lua desde a década de 70. Ela não será uma missão que pousará na superfície lunar e servirá como um teste para as missões futuras.

A missão está prevista para acontecer em dezembro de 2024 se tudo der certo. Lembrando que a missão Artemis 1 foi adiada 2 vezes devido à problemas de infraestrutura na nave. Ela será a última missão antes da missão que fará humanos pisarem na Lua mais uma vez e a primeira vez nesse milênio.