NASA: após 50 anos os Estados Unidos vão retornar para a Lua em janeiro de 2024!
Os Estados Unidos estão correndo para retornar a Lua após 50 anos da última missão Apollo! Será que o homem vai pisar na Lua no ano de 2024? Este é um dos interesses da NASA!

Mais de 50 anos após a última missão Apollo, os Estados Unidos tentarão mais uma vez pousar uma nave na Lua! Como vai ser? Vai ter tribulação a bordo? Teremos uma segunda pessoa a pisar na Lua?
Um grande passo da humanidade!
Segundo o Bill Nelson, diretor da NASA, os EUA estão numa corrida espacial com a China para voltar à Lua, além disso, ele afirmou ter certeza de que “chegaremos lá primeiro”. Meio século depois, a agência espacial americana está contratando empresas privadas para competir nesta corrida contra os chineses.
Esta poderá ser a primeira empresa privada a pousar com sucesso na superfície lunar! E o módulo de pouso foi desenvolvido pela empresa americana Astrobotic, que transportará instrumentos da NASA para estudar o ambiente lunar em antecipação às missões tripuladas Artemis da NASA.
Há vários anos, a NASA optou por contratar empresas norte-americanas para enviar experiências científicas e tecnológicas para a Lua, que faz parte de um programa chamado CLPS (Commercial Lunar Payload Services). Estes contratos de preço fixo devem permitir o desenvolvimento de uma economia lunar e a prestação de serviços de transporte a custos mais baixos.
America is going back to the moon! NASA's Christmas Eve launch will be first time US craft has landed on the lunar surface in more than 50 years https://t.co/8R1V7tU4Me pic.twitter.com/w9QhsSNXiQ
— Daily Mail Online (@MailOnline) November 30, 2023
A decolagem está prevista para 24 de dezembro da Flórida, a bordo do voo inaugural do novo foguete do grupo industrial ULA, batizado de Vulcan Centaur. A sonda levará “alguns dias” para alcançar a órbita lunar, mas terá que esperar até 25 de janeiro antes de tentar pousar, para que as condições de luz no local alvo sejam adequadas. A descida será realizada de forma autônoma, sem intervenção humana, porém será monitorada a partir do centro de controle da empresa.
Quem foi o primeiro ser humano a pisar na Lua?
O primeiro ser humano a pisar na Lua foi o astronauta da NASA Neil Armstrong em 1969, que percorreu um longo caminho até a missão espacial que o conduziria até a superfície lunar. Em 16 de julho de 1969, a missão Apollo 11 foi lançada pelo foguete Saturno V, a partir do Complexo de Lançamento 39 do Centro Espacial Kennedy na Flórida.
Ao pisar na Lua, Neil falou a frase que ficou conhecida mundialmente: “É um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”. Logo em seguida, o astronauta Aldrin pisou na Lua e os dois exploraram a superfície lunar por quase três horas, com o intuito de realizar alguns experimentos científicos e tirar algumas fotos, inclusive de suas pegadas por lá.

O módulo Eagle pousou na região lunar chamada Mar da Tranquilidade, localizada na face visível da Lua. Armstrong foi o primeiro a descer, tocou o seu pé esquerdo na superfície lunar. O programa Apollo 11 acelerou muito o interesse do mundo em explorar a Lua.
O último ser humano a pousar na Lua
O programa Apollo consistiu em uma série de missões lunares coordenadas pela NASA entre 1961 e 1972, sendo responsável por todas as vezes que a humanidade esteve na Lua. Ao todo foram 11 missões tripuladas, e seis delas pousaram na superfície da Lua.
Lançada em 7 de setembro de 1972, a missão Apollo 17 tinha uma tripulação de 3 astronautas, e após três dias de viagem os astronautas iniciaram os preparativos para pousar o Módulo Lunar Challenger na superfície da Lua.
Juntamente com Cernan, Harrison Schmitt percorreu um total de 30 km com rover lunar, e os dois permaneceram 75 horas por lá, batendo o recorde de missão a permanecer mais tempo na Lua. Eles coletaram 110 kg de amostras lunares que até hoje ajudam os cientistas a entenderem parte da história geológica da Lua.
Desde o fim da Apollo, nenhuma outra missão levou humanos à Lua, mas a NASA trabalha para mudar isto por meio do Programa Artemis. O novo programa lunar da NASA tem grandes ambições, como estabelecer a presença humana de maneira sustentável, mas na verdade, as missões Artemis são um ponto de partida para missões mais ambiciosas, como o planeta Marte!