O que acontecerá com as primeiras pegadas humanas na Lua?

A quase ausência de processos erosivos na superfície lunar ajuda a preservar as pegadas deixadas pelos astronautas, mas até quando? Eles se parecerão com os dinossauros na Terra? Eles deveriam ser um patrimônio mundial?

Homem na lua
Pegada do piloto do módulo lunar da Apollo 11 Buzz Aldrin na superfície lunar. Sua bota (com nove costelas) era maior que a de Armstrong (oito costelas), então seria possível individualizar as pegadas de cada uma.

Na noite de 20 a 21 de julho de 1969, a tripulação da missão Apollo 11 alcançou a Lua e, quando Neil Armstrong colocou o pé lá, foi "um pequeno passo para um homem e um grande salto para a humanidade". Minutos depois, Buzz Aldrin desceu e, entre outras tarefas, fotografou suas próprias pegadas como parte de uma investigação sobre a mecânica do solo lunar, mas uma das imagens se tornaria icônica.

Os vestígios deixados pelo homem na Lua fazem-nos repensar o âmbito fora da Terra da icnologia, disciplina que estuda os vestígios, vestígios ou sinais de atividade deixados em sedimentos ou rochas por organismos vivos.

Quando se comemorou o 50º aniversário dessa façanha da humanidade em 2019, cientistas da Universidade Nacional de Río Negro (UNRN) e do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) da Argentina estavam justamente nos primeiros rastros deixados pelos astronautas e fizeram a si mesmos perguntas: em que substrato foram estampados? Eles tinham algo especial para aqueles que os deixaram? Eles serão mantidos para sempre?

youtube video id=oZTlnZWfyY8

Essas e outras questões foram levantadas em um estudo publicado na revista Earth Science Reviews, embora o próprio Neil Armstrong já tenha dado algumas respostas quando pisou na Lua: “A superfície é fina e empoeirada. Posso levantá-lo com o pé. Ele adere em camadas finas como carvão em pó na sola e nas laterais das minhas botas. Afundo apenas uma fração de polegada, talvez um oitavo (1 polegada = 2,54 cm), mas posso ver minhas pegadas e marcas nas partículas de areia fina.”

Similaridades iconológicas

Neste contexto, e embora o ambiente lunar seja muito diferente do da Terra devido à ausência de atmosfera, campo magnético, água, matéria orgânica e vida, os cientistas encontraram três analogias iconológicas entre nosso planeta e seu satélite.

  • Primeiro, pegadas na superfície da Lua estão sujeitas a taxas de sedimentação muito lentas, semelhantes às que ocorrem em leitos marinhos profundos ou em cavernas, entre outros ambientes terrestres.
  • Por outro lado, as propriedades físicas e mecânicas permitem comparar os processos que levam à formação de vestígios ou vestígios deixados pelos animais nos depósitos de cinzas vulcânicas com os que atuam no solo e no regolito lunar.
  • Finalmente, semelhanças culturais também foram identificadas entre pegadas humanas na Lua e aquelas deixadas por membros de expedições semelhantes da humanidade, como a primeira a chegar à Antártica e ao Polo Norte.

Mas, para além dessas semelhanças, os pesquisadores perceberam que o estudo das pegadas humanas na superfície lunar abriu um campo que eles não imaginavam, relacionado à própria natureza do Homo sapiens:

“Seguindo uma linha de pensamento mais filosófica, São as pegadas e até todos os artefatos que deixamos na Lua fazem parte da expressão do comportamento humano? ”, afirma Díaz Martínez.

Os autores relacionam essa questão ao conceito de fenótipo estendido proposto pelo etologista e popularizador britânico Richard Dawkins, que argumenta que artefatos animais como cupinzeiros ou presas de castores também são expressões fenotípicas de genes em seu ambiente. Os traços e objetos deixados pelos astronautas na Lua também podem ser considerados um fenótipo estendido de nossa espécie, embora estejam localizados a 384.400 km de distância.

Patrimônio Mundial fora da Terra

Finalmente, procurando por analogias entre a viagem à Lua e outros marcos da humanidade, como a chegada aos polos da Terra, os autores abordam em seu estudo se as zonas de pouso das missões Apollo deveriam ser patrimônios mundiais. O governo dos Estados Unidos aprovou recentemente uma lei (One Small Step to Protect Human Heritage in Space Act) para proteger os locais de pouso e artefatos deixados pela missão Apollo 11, exigindo futuras missões à Lua para respeitá-los.

“Esse fato é relevante porque os Estados Unidos indiretamente 'possuem' esse patrimônio”, diz Díaz Martínez, que, junto com os demais autores, deixa a questão em aberto, “embora, como aspecto inédito, tenhamos gerado um modelo fotogramétrico 3D do famosa pegada de Buzz Aldrin que poderia ser usada como forma de salvaguardar esse patrimônio ”.

Para isso, foram utilizadas três fotos históricas tiradas pelo próprio Aldrin. Além disso, o modelo pode ser baixado gratuitamente e usado para reproduzir a pegada do astronauta como uma impressora 3D.

Embora alguns traços próximos ao módulo lunar tenham ficado borrados quando a espaçonave decolou, “a área onde Aldrin fotografou sua pegada não estava muito perto, então acho que não foi apagada, embora não descarte que a poeira levantada durante a decolagem poderia cobrimos um pouco”, especula o geólogo.

Talvez no futuro seja possível sobrevoar ou observar a cena de perto sem alterá-la para ver como estão os tecno-fósseis e os tecno-terraços. Enquanto isso, em 2024, uma missão tripulada do programa Artemis está programada para alcançar a Lua novamente e, pela primeira vez, uma mulher colocará os pés em sua superfície.