Precisamos limitar o aumento da temperatura média global abaixo de 2°C para evitar impactos mais catastróficos no futuro. A NASA elencou os riscos climáticos agravados que teremos se esse cenário de aquecimento se concretizar.
Precisamos limitar o aumento da temperatura média global abaixo de 2°C para evitar impactos mais catastróficos no futuro. A NASA elencou os riscos climáticos agravados que teremos se esse cenário de aquecimento se concretizar.
Uma frente fria chega ao Sudeste já nesta sexta-feira com aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas pontuais em São Paulo e no Rio de Janeiro. O sistema continua no fim de semana e traz risco de tempestades pontuais.
Um ‘raio seco’ é como uma faísca elétrica muito poderosa que ocorre mesmo quando não há nuvens de chuva na atmosfera, e pode causar incêndios florestais devastadores até em locais remotos de difícil acesso.
Uma nova onda de calor está afetando a região sul da Europa. O fenômeno tem causado fortes incêndios florestais, forçando a evacuação de milhares de pessoas, e já deixou várias vítimas fatais.
Nesta terça-feira, 22 de agosto, completa-se 20 anos da maior tragédia espacial do Brasil. Um foguete que decolaria da Base de Alcântara explodiu três dias antes do seu lançamento, matando 21 pessoas.
O ar quente se intensifica no centro-norte do Brasil. A presença de uma frente fria no Rio Grande do Sul favorece o transporte de ar quente por boa parte do país. Como resultado: temperaturas próximas dos 40°C em várias localidades!
Chuvas isoladas ainda são previstas na Região Sudeste no início desta semana. Além disso, uma nova frente fria traz risco de tempestades para parte do Rio Grande do Sul. Confira a previsão do tempo.
Vários países no mundo enfrentam estresse hídrico extremamente alto a cada ano, o que põe em risco a vida das pessoas. Nesses lugares, a disponibilidade de água deve se tornar crítica, podendo fazer seu preço subir em 60% até 2050.
Alertas de desmatamento batem recordes no Cerrado, com um aumento de 16,5% da área devastada desde agosto de 2022. Esse fato preocupa pesquisadores, que estão cobrando ações de proteção do bioma às autoridades.
Os rastros deixados por aviões no céu são prejudiciais ao clima, contribuindo para o aquecimento global. Com ajuda da IA, estudo afirma que esse problema pode ser mitigado com aeronaves voando em altitudes mais baixas e com menos umidade.
Após dias de calmaria, um ciclone extratropical se forma no fim desta semana. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste podem registrar chuvas intensas e tempestades.
As chuvas diminuíram no centro-sul do Brasil depois que uma massa de ar frio passou a atuar. Além do frio, o sistema contribui para o tempo nublado e chuvas em parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Pesquisadores coletaram dados de um lago no Planalto do Tibete e reconstruíram registros climáticos dos últimos 2 mil anos na região. Tudo indica que a mudança climática contribuiu para a queda e ascensão do Império.
Um grupo de pesquisadores realizou análises em anéis de árvores da Suécia e da Finlândia para entender as temperaturas dos últimos séculos, e revelaram que o planeta nunca esteve tão quente assim nos últimos 1.200 anos.
A missão Luna 25 representa o primeiro voo russo à Lua desde 1976. O módulo lunar, que ficará por um ano no polo sul do satélite, será lançado quatro semanas após a Índia ter mandado sua sonda Chandrayaan-3 à mesma região.
Nos próximos dias o tempo instável vai continuar em parte do centro-sul do Brasil, com o avanço de uma frente fria pela Região Sul, que consegue atuar no leste do Sudeste. Confira aqui os detalhes da previsão do tempo.
Um estudo recente identificou que a Estação Espacial Internacional (ISS) está contaminada com compostos químicos potencialmente nocivos, e em níveis mais altos do que os encontrados em residências dos Estados Unidos e da Europa.
Em um estudo recente, pesquisadores buscaram compreender melhor como as mudanças climáticas podem afetar o planejamento da oferta e da demanda das energias eólica e solar, duas fontes limpas para o meio ambiente.
Na próxima terça-feira (08), uma frente fria consegue avançar de forma costeira pelo Sudeste e mudar o tempo em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. INMET emitiu aviso de declínio de temperatura. Saiba mais aqui.
As chuvas vão retornar para a Região Sul na próxima semana! A passagem de frentes frias e a formação de cavados trazem alertas de chuvas intensas e tempestades.