O tempo no Brasil nesta semana: ciclone impulsiona massa de ar frio e garante dias gelados em boa parte do centro-sul

O frio vai continuar nos próximos dias! A atuação de um ciclone extratropical vai contribuir para impulsionar uma massa de ar frio, garantindo uma semana gelada em boa parte do centro-sul do Brasil. Saiba mais aqui.

massa de frio sobre o Brasil
Massa de ar frio consegue espalhar o ar frio graças a atuação de um ciclone. Isso garante uma semana fria para parte do Brasil.

A previsão é de uma semana de muito frio sobre boa parte do centro-sul do Brasil. Uma nova massa de ar frio vai provocar mais uma queda das temperaturas e mantém o frio para toda a Região Sul e estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Essa condição acontece graças à atuação de um ciclone extratropical, que se desloca para o oceano, juntamente com a sua frente fria de fraca intensidade, ajudando a impulsionar o ar frio pelo centro-sul do Brasil.

O processo de formação do ciclone extratropical traz risco de chuvas intensas nesta segunda-feira sobre o leste da Região Sul e de parte do Sudeste.

Apesar de a massa de ar frio não conseguir avançar pelo país, os ventos do sul conseguem transportar o ar gelado até o estado de Rondônia, mas provocando frio mais efetivo até o Mato Grosso.

A seguir trazemos os detalhes do avanço da massa de ar frio e o potencial de chuvas ao longo da semana.

A massa de ar frio avança a partir da terça-feira

O ciclone se forma entre a noite da segunda-feira (27) e madrugada da terça-feira (28), atuando próximo à costa da Região Sul e contribuindo para muita nebulosidade e chuvas pontuais de fraca intensidade no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná e no sul de São Paulo.

No decorrer da terça-feira (28), o sistema fica atuante no oceano na altura do Rio Grande do Sul contribuindo para impulsionar o ar frio por toda a Região Sul até o estado de São Paulo e o Rio de Janeiro. No entanto, a massa de ar frio consegue chegar até o Mato Grosso.

O dia fica nublado no Rio Grande do Sul, com sol entre poucas nuvens em Santa Catarina, no Paraná, no centro-oeste e sul do Mato Grosso do Sul, no oeste e centro-sul de São Paulo. No Rio de Janeiro, norte e leste paulistas, sul de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro, nordeste do Mato Grosso do Sul e sudeste do Mato Grosso, o tempo fica nublado.

No litoral norte de São Paulo e no Rio de Janeiro, há previsão de chuva fraca ou chuvisco.

O frio se intensifica dia após dia, com pico de intensidade na quarta-feira na Região Sul, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo. Elevado potencial de geada para o norte e nordeste do Rio Grande do Sul, no Planalto e Serra de Santa Catarina, no sul e leste do Paraná.

Na quarta-feira (29), o ciclone se encontra mais intenso e mais afastado no oceano, mas a sua frente fria consegue atuar de forma costeira no Sudeste. Assim, o tempo fica nublado, com previsão de chuva fraca alternando com períodos de melhoria no litoral norte e Vale do Paraíba em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. No restante do Sudeste e no Centro-Oeste, o tempo firme predomina.

Na Região Sul, o tempo fica nublado até o período da tarde sobre boa parte do Rio Grande do Sul, com tempo ensolarado para todo o estado de Santa Catarina e do Paraná.

Quanto ao frio, a massa de ar frio continua influenciando até o estado do Mato Grosso, norte de São Paulo e sul de Minas Gerais, sensação de frio mais intensa na Região Sul, no leste paulista, no Rio de Janeiro e no sul mineiro.

Na quinta-feira (30) e na sexta-feira (31), o ciclone extratropical se afasta para o oceano com sua frente fria e permite a maior atuação da massa de ar frio. Assim, o frio continua, mas o sol consegue aparecer para toda a Região Sul, todo o Centro-Oeste e boa parte do Sudeste, principalmente na sexta-feira (31).

O frio continua para os estados do Sul, para São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais e passa a atingir também o centro-leste mineiro e o Espírito Santo. Por outro lado, no Mato Grosso, as temperaturas voltam a subir bastante ao longo do dia.