Chuvas reduzem no Sudeste e o calor aumenta, com temperaturas de até 40°C. Algumas áreas ainda têm previsão de pancadas

Com os sistemas atuando no Sul do Brasil, as chuvas reduzem no Sudeste, diminuindo os riscos de tempestades severas e de chuvas volumosas. No entanto, o calor volta aumenta. Pancadas isoladas e tempestades pontuais ainda podem ocorrer.

Uma pequena mudança de padrão volta a ocorrer no Sudeste, com a redução das chuvas e, consequentemente, do potencial de tempestades ou tempo severo. Assim, as temperaturas voltam a subir, intensificando o calor em todos os estados da Região.

As temperaturas máximas variam de 35°C a 40°C no meio da semana, com previsão de chuvas pontuais somente em áreas restritas de São Paulo. A sensação de calor pode ser superior devido aos ventos de norte.

No entanto, no início da semana, ainda há riscos de pancadas isoladas e de tempestades, principalmente, no estado de São Paulo, do Rio de Janeiro e em parte de Minas Gerais.

A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo e os alertas.

Segunda-feira

Na manhã da segunda-feira (15), o tempo firme predomina em praticamente todo o Sudeste, com tempo mais fechado na região do Triângulo Mineiro e porção central de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, e possibilidade de chuvas pontuais e de fraca intensidade.

A nebulosidade ao longo do dia aumentando, mas nada de encobrir o céu completamente sobre a Região Sudeste. Somente por volta do meio da tarde, que as primeiras instabilidades já começam a atuar e, entre as 15 e 19h, há potencial de pancadas isoladas e de tempestades no norte, leste e oeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

pancadas e tempestades
Previsão de chuvas para a tarde da segunda-feira, 15 de janeiro.

No restante da noite o tempo firme volta a predominar em boa parte, com riscos e chuvas fraca e isolada entre o leste paulista e o sul mineiro.

Terça-feira

A terça-feira (16), será marcada pelo tempo firme e ensolarado em toda a Região Sudeste, uma vez que uma frente fria, que contribui para a organização as instabilidades, se afasta para o oceano e de outros sistemas de precipitação passam a atuar mais para o Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina.

Assim, o destaque fica para o aumento das temperaturas e para a sensação de calor. Já no período da manhã as temperaturas ficam em torno dos 27°C no centro, oeste e norte de São Paulo e variando de 25 a 26°C no Triângulo Mineiro, região de Belo Horizonte e no leste de São Paulo. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, as temperaturas já chegam aos 30°C.

calor
Temperatura máxima prevista para a terça-feira, 16 de janeiro.

No período da tarde, como esperado, as temperaturas continuam subindo e as máximas atingem os 31°C na capital paulista, os 35°C no Rio de Janeiro, os 30°C em Belo Horizonte e os 33°C em Vitória. Nas demais áreas do Sudeste, as temperaturas variam de 32 a 34°C.

Quarta-feira

Mais um dia de poucas nuvens no céu, de predomínio do sol e, principalmente de calor em toda a Região Sudeste. A ressalva fica quanto a o potencial de chuvas isoladas no estado de São Paulo a partir do meio da tarde.

Como no dia anterior, a sensação de calor já pode ser sentida em todo o Sudeste pela manhã, mas agora, com maior intensidade e temperaturas de 1 a 2°C mais elevadas.

calor
Temperatura máxima prevista para a quarta-feira, 17 de janeiro.

No período da tarde, as temperaturas máximas podem chegar aos 33°C em São Paulo, aos 40° no Rio de Janeiro, aos 31°C em Belo Horizonte e aos 35°C em Vitória. No norte e oeste paulista as máximas ficam em 35°C.

Por volta do meio da tarde, instabilidades começam a se formar no centro-sul e oeste de São Paulo e há risco de pancadas isoladas e de tempestades pontuais. Mais para o fim do dia, há uma possibilidade mais baixa de pancadas no leste paulista.

No período da noite, sem previsão de chuvas e com temperaturas ainda que proporcionam uma ligeira sensação de calor, com exceção do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, onde os termômetros podem marcar de 29 a 30°C.