Estudo mostrou que as ondas de calor marinhas no nordeste do oceano Pacífico criam perturbações complexas na cadeia alimentar que podem ameaçar o futuro de várias espécies.
Estudo mostrou que as ondas de calor marinhas no nordeste do oceano Pacífico criam perturbações complexas na cadeia alimentar que podem ameaçar o futuro de várias espécies.
Em um estudo recente, pesquisadores descrevem sobre a exceção à Lei de Fourier de 200 anos: uma descoberta inédita sobre a transferência de calor em corpos sólidos translúcidos.
Animais predadores, como pássaros, aranhas e besouros, podem reduzir pragas e aumentar a produtividade agrícola ao redor do mundo, principalmente em áreas chuvosas.
O objetivo do plano caríssimo é retardar o derretimento de uma geleira importante da Antártica, a Thwaites, conhecida também como “Geleira do Juízo Final”. Veja mais detalhes aqui.
Forte bloqueio atmosférico retira as chuvas até da Região Sul na próxima semana. No entanto, o aumento das temperaturas e o estabelecimento de uma onda de calor são os destaques.
Bloqueio atmosférico se estabelece nesta semana e intensifica o calor em todo o Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
O projeto tem previsão de ficar pronto em 2026. Será um local de estudo para impedir novas pandemias e investigar novos vírus, o que permitirá prevenir futuras ameaças de saúde.
A estimativa é de que, nos próximos 25 anos, cerca de 10% a 47% da Amazônia possam chegar a um ponto de não retorno, com consequências irreversíveis na paisagem, alertou o cientista.
Análises de núcleos de gelo mostraram que surtos de pragas de séculos atrás, como a Peste Negra, podem ter afetado a atmosfera terrestre. Veja mais informações conosco.
A nova espécie de lanterna-de-fada foi encontrada no Japão. Essas plantas não possuem folhas e não fazem fotossíntese. Alimentam-se de fungos no solo e têm uma aparência semelhante a vidro.
Os pesquisadores encontraram o maior depósito desse recurso natural do mundo em uma mina na Albânia. A descoberta abre portas para novas formas de capturar o hidrogênio e usá-lo como combustível limpo.
Pesquisadores analisaram dados e imagens de baleias-franca fêmeas nas últimas décadas e identificaram que elas estão diminuindo de tamanho e, consequentemente, tendo menos filhotes. Mas por que?
Uma frente fria consegue avançar pela Região Sul e chegar ao Sudeste na quarta-feira (06). Há potencial de chuvas intensas e tempestades que trazem risco para alagamentos e inundações.
A tão esperada mudança do tempo na Região Sul já está em curso. Uma frente fria avança trazendo risco de chuvas intensas e tempestades. Massa de ar frio garante um refresco para os três estados.
Mais de um milhão de hectares foram queimados em janeiro deste ano, com a Amazônia sendo o bioma mais afetado. Isso representa um aumento de 248% em relação a janeiro do ano passado.
Em um estudo publicado recentemente, os pesquisadores sugerem uma nova maneira de ajudar a combater as mudanças climáticas: secar a alta atmosfera. Veja mais informações aqui.
Segundo os pesquisadores, o rápido e significativo derretimento da geleira Thwaites, no oeste da Antártica, começou na década de 1940, após um incomum e forte episódio de El Niño.
A nova pesquisa divulgada recentemente sugere que quanto maior o contato com a natureza, menor a chance de se desenvolver transtornos mentais. Veja mais informações aqui.
Pesquisadores descobriram que uma molécula presente no veneno da aranha caranguejeira Vitalius wacketi, que habita o litoral de São Paulo, tem potencial para tratar o câncer.
Parece ficção, mas essas plantas são reais, graças a uma empresa americana. Elas começaram a ser desenvolvidas há pouco tempo, e agora os Estados Unidos aprovou sua comercialização.