Predadores naturais podem substituir pesticidas químicos e aumentar a produtividade de cultivos

Animais predadores, como pássaros, aranhas e besouros, podem reduzir pragas e aumentar a produtividade agrícola ao redor do mundo, principalmente em áreas chuvosas.

besouro
O controle biológico com predadores naturais em cultivos, como besouros e joaninhas, é uma alternativa ao uso de agrotóxicos. Crédito: Divulgação.

O uso de pesticidas químicos na agricultura pode causar danos ao meio ambiente, redução da biodiversidade, prejudicar a saúde dos consumidores finais, e também afetar negativamente o controle das pragas agrícolas.

Com isso, surgem algumas práticas atuais de agricultura como alternativa aos pesticidas ou para amenizar esses efeitos negativos dos defensivos químicos. Um exemplo é o uso de predadores naturais em cultivos, como pássaros, aranhas, besouros e outros insetos, o que pode aumentar a produtividade de colheita em vários lugares do mundo, mas principalmente em áreas chuvosas, que tendem a aumentar com a mudança climática.

Pesticidas químicos podem ser substituídos por predadores naturais em cultivos, como pássaros e besouros, trazendo vários impactos positivos, como o aumento da produtividade agrícola e controle de pragas.

Um estudo recente publicado na revista Proceedings of the Royal Society B, o qual analisou o efeito dos predadores naturais no cultivo em vários locais do planeta, revelou que eles reduziram as populações de pragas em 73%, e aumentaram o rendimento das culturas em 25%. Além disso, os autores notaram que o impacto dos animais não dependeu da existência de muitas ou de uma única espécie de predador, já que o controle de pragas usando uma única espécie foi semelhante ao realizado por várias espécies.

Além disso, a presença dos predadores naturais reduziu a quantidade de pragas em diversos tipos de cultivos, como: cereais, frutas, óleos, proteínas e vegetais.

O clima tem um papel importante

Sabe-se que as mudanças climáticas já estão afetando a produção agrícola no mundo, então entender o efeito do clima no controle de pragas se faz muito importante se quisermos garantir a conservação das espécies de predadores e a segurança alimentar da população global.

IMAGEM2: Distribuição dos locais de estudo com os diferentes predadores naturais. Fonte: Boldorini et al. (2024).

Dessa forma, o estudo indicou que a sazonalidade anual da precipitação é um fator chave no controle das pragas: à medida que as chuvas aumentaram, o impacto dos predadores naturais nas populações de pragas aumentou.

E segundo os autores, a baixa disponibilidade de água pode favorecer o aumento da pressão de predação a curto prazo. Porém, a longo prazo poderia prejudicar tanto as populações de pragas quanto a de predadores.

Contudo, há alguns pontos negativos

Porém, a ciência aponta que nem sempre os predadores naturais conseguem controlar as pragas e indiretamente beneficiar a produtividade de plantações. Existem alguns fatores que podem influenciar a eficiência dos animais no controle das pragas.

Atualmente, as pragas são responsáveis pela perda de 10% da produtividade mundial anual, o que representa 21 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados.

Um exemplo: a ocorrência de diferentes espécies de predadores pode facilitar o controle, pois pode aumentar a predação sobre uma praga, se alimentar em diferentes estruturas da planta, ou se alimentar de diferentes espécies de pragas. Contudo, predadores diferentes também podem competir entre si, e até mesmo se alimentarem uns dos outros, o que prejudicaria o controle das pragas.

Segundo os autores, “apesar dos grandes desafios que envolvem o aumento da produção agrícola global, esse trabalho mostra que é preciso considerar os predadores naturais como atores chave para atingir esse objetivo”.

Essa forma de biocontrole tem o potencial de ser uma parte importante do manejo de pragas e aumentar o abastecimento de alimentos à medida que os padrões de precipitação do planeta se tornam cada vez mais variáveis”, afirma o estudo.

Boldorini, G. X. et al. Predators control pests and increase yield across crop types and climates: a meta-analysis. Proceedings of the Royal Society B, v. 291, n. 2018, 2024.