Uma aplicação inédita de inteligência artificial pode nos ajudar a resolver um mistério sobre a atmosfera solar. A questão sobre aquecimento de uma parte da atmosfera tem sido um grande mistério para os astrônomos.
Uma aplicação inédita de inteligência artificial pode nos ajudar a resolver um mistério sobre a atmosfera solar. A questão sobre aquecimento de uma parte da atmosfera tem sido um grande mistério para os astrônomos.
O mês de julho será marcado por chuva de meteoros, cometas e alinhamento de planetas. Além disso, irá acontecer uma Super Lua esse mês. Diversos lançamentos também marcarão datas de julho na exploração espacial.
Grupo de astronômos encontraram um aglomerado globular na Via Láctea que é estimado ter idade próxima ao do Universo. Caso confirmado, esse é um dos objetos mais antigos já encontrados do Universo e está pertinho de nós.
Em uma nova pesquisa, pesquisadores descobriram que moléculas orgânicas essenciais à vida podem sobreviver a um ambiente hostil semelhante ao de Vênus. As moléculas podem servir como uma direção de onde procurar vida no Universo.
A colaboração NanoGrav divulgou hoje que captaram o eco do Universo em ondas gravitacionais. Essa é uma descoberta que os astrônomos estão atrás por décadas e finalmente captaram essas ondas que são conhecida como ondas gravitacionais de fundo.
Recentemente, notícias vieram à tona de um submersível que foi implodido devido à pressão causada pelo oceano. Um dos maiores desafios de visitar o fundo do mar é justamente causado pela pressão hidrostática. A Física explica esse fenômeno.
Uma anã branca foi observada se tornando um diamante cósmico gigante. É algo que é esperado acontecer no núcleo de remanescentes mas ainda falta mais observações para entender melhor o processo.
Essa semana, o telescópio James Webb pode ter encontrado evidências das primeiras estrelas do Universo. Se isso for comprovado, é a solução para uma mistérioa que persiste por décadas dentro da Astronomia.
O telescópio James Webb fez uma das maiores descobertas desde o seu lançamento: encontrou moléculas orgânicas no Universo quando ele tinha apenas 10% da idade atual. Essa é uma descoberta importante para compreender como essas moléculas são formadas.
Pesquisadores propuseram um artigo afirmando que encontraram evidencias de uma estrela de bósons. A estrela seria feita de um material raro que nunca foi observado antes, alguns afirmam que essa seria a resposta do que é feita a matéria escura.
Essa é a pergunta que muita gente já se fez quando leu que o Universo se expande e que tudo está se afastando de nós. É uma pergunta interessante de ser feita porém a resposta pode não ser tão satisfatória e é necessário um pouco de Física para compreender.
Dados obtidos pelo telescópio Hubble podem ter evidencias de uma classe de buracos negros que nunca foi vista antes. Caso confirmado, essa é primeira observação de um buraco negro intermedio, um mistério de décadas da Astronomia.
Junho é o mês do solstício de inverno no hemisfério Sul. Além disso, alguns encontros astronômicos acontecerão no céu de junho. Teremos conjunções e poderemos ver Marte passando em frente a um aglomerado de estrelas.
Físicos usando a Teoria das Cordas propuseram que buracos negros seriam defeitos que ocorrem no espaço-tempo. Na Teoria das Cordas é possível que buracos negros sejam defeitos que acontecem no espaço-tempo.
Utilizando dados de dois telescópios espaciais, astrônomos encontraram um planeta semelhante à Terra em um sistema planetário próximo a nós. A surpresa foi que o planeta parece ser um mundo vulcânico e pode nos ajudar a entender como a Terra se formou.
Grupo de pesquisadores australianos utilizaram dados de telescópio localizado no Chile para observar um sistema planetário que está em formação. Essa é uma das primeiras evidências de planetas em formação e pode contribuir a entendermos o Sistema Solar.
Utilizando dados combinados de diferentes anos, astronômos observaram a maior explosão cósmica até agora. Agora o mistério é entender o que pode ter originado uma explosão tão grande comparada a tudo que já observamos até hoje.
Com uma combinação de telescópios, pesquisadores chineses capturaram imagem de um buraco negro supermassivo formando um jato. É a primeira vez que uma observação dessa é feita e nos aproxima um pouco mais de compreender o ambiente desses objetos.
Pesquisadores encontraram algo impressionante enquanto observava um sistema, uma estrela engoliu um planeta gigante. Essa observação é impressionante e pode nos dar mais informação do futuro de sistemas planetários.
Será que se pudessêmos viver no pico do Everest por alguns anos, nós estaríamos prolongando ou diminuindo nosso tempo de vida? Essa é uma pergunta que a Física tem a resposta e inclusive conseguimos calcular essa diferença.