Se estiver em dúvida sobre o que observar no céu de maio, trazemos aqui uma lista completa dos melhores fenômenos que você pode observar durante esse mês. O mês está composto por eclipse, conjunção e outra chuva de meteoros.
Se estiver em dúvida sobre o que observar no céu de maio, trazemos aqui uma lista completa dos melhores fenômenos que você pode observar durante esse mês. O mês está composto por eclipse, conjunção e outra chuva de meteoros.
Astrônomos detectaram um sinal de rádio vindo de um exoplaneta que estava se repetindo. O sinal de rádio está associado a um exoplaneta relativamente próximo a nós e do tamanho da Terra.
A colaboração EHT publicou hoje, dia 13 de abril, uma imagem nova do buraco negro supermassivo M87*. É a segunda foto que sai desse mesmo buraco mas dessa vez teve a ajuda da inteligência artificial para aumentar a qualidade.
Um grupo de pesquisadores encontrarm um buraco negro considerado raro. Ele se encaixa na classificação de buracos negros ultramassivos e se enquadra em um dos maiores buracos negros já descoberto. Sua origem permanece um mistério.
A Nasa anunciou essa semana os quatro astronautas que estarão a bordo da missão Artemis II. O conjunto de missões Artemis tem como objetivo levar humanos até a Lua novamente e com isso se preparar a ir até Marte.
Em abril é comemorado o mês internacional da Astronomia e astrônomos do mundo inteiro ficam de olho no céu para comemorar. Um resumo do que você pode esperar no céu nesse mês de abril e as datas para comemorar.
A Páscoa está diretamente relacionada com a Astronomia e a data é definida por causa de calendários astronômicos. Se você quer entender como é feito o cálculo para encontrar a data da Páscoa de cada ano, leia a matéria!
Com novo estudo, pesquisadores utilizaram canudinhos de beber para entender melhor sobre um fenômeno da Física que permanecia um mistério. As novas leis foram descobertas após diversas experiências com canudinhos.
Em um estudo realizado utilizando o telescópio ALMA, um grupo de astrônomos encontraram evidências da origem da água ao observar uma estrela recém-formada a alguns anos-luz da Terra.
Um grupo de pesquisadores de Nova York utilizou técnicas de inteligência artificial para encontrar uma equação que calcula a massa de aglomerados de galáxias. A técnica utiliza uma série de interações para encontrar uma equação que calcule a propriedade.
O telescópio James Webb Space Telescope capturou foto de uma estrela do tipo Wolf-Rayet, uma estrela que está entrando no processo final de sua vida. É o primeiro registro desse processo com tanto detalhe.
Com todas as aparições de OVNIs recentes, a pergunta de como seria se eles tivessem em contato com a Terra e como conseguiríamos captar esses sinais surge. Alguns especialistas no assunto levantaram os argumentos como seria esse contato.
Pesquisadores da Universidade do Texas publicaram um estudo que propõem que o Universo possuiu um segundo Big Bang chamado de “Big Bang Escuro”. O Big Bang Escuro poderia explicar como que a matéria escura surgiu no Universo e porquê é tão difícil observá-la.
Um ramo da inteligência artificial está ganhando forças com as aplicações dos últimos anos. A inteligência artificial generativa é um área da inteligência artificial que tende a criar coisas que não existiam antes apenas observando padrões, desde rostos até obras de arte.
Uma nuvem de gás está espiralando para o buraco negro supermassivo, Sgr A*, no centro da Via Láctea. Essa nuvem pode fazer com que o buraco negro fique ativo pela primeira vez em muito tempo, já que atualmente ele permanece praticamente inativo.
Um resumo de todos eventos astronômicos que você pode observar no céu de março. Março é marcado pelo equinócio de Outono que marca a entrada do outono no hemisfério Sul. Além disso, os planetas Vênus e Júpiter podem ser observados.
Utilizando dados do James Webb Space Telescope, pesquisadores encontraram galáxias que seriam mais velhas do que o Universo. As galáxias seria muito maiores e mais massivas do que esperaria quando o Universo ainda era extremamente jovem.
Pesquisadores observam uma galáxia anã que possui um buraco negro de 20 milhões de massas solares que está fugindo de seu centro. Isso pode nos ajudar explicar como buracos negros podem ser retirados de galáxias.
Estudo publicado essa semana argumenta que a origem da energia escura pode estar conectada com os buracos negros. Se o estudo for comprovado, é o primeiro passo para compreender como o Universo se expande e a natureza da energia escura.
Quando duas estrelas de nêutrons se encontram, a colisão delas libera uma grande quantidade de energia e o produto final é um buraco negro. Pesquisadores encontraram uma explosão que parece muito perfeita para o que é esperado.