Nova teoria da gravidade? Físicos afirmam ter encontrado evidências para a Dinâmica Newtoniana Modificada, a MOND!

Em novo estudo, físicos utilizaram dados de binárias para afirmar que encontraram evidências da teoria modificada da gravidade. Será que a MOND pode ser uma teoria para explicar a gravidade?

Uma teoria da gravidade modificada pode ter novas evidências
Uma teoria da gravidade modificada pode ter novas evidências e excluir a necessidade da matéria escura. Crédito: DALL-E3/Bing

A MOND é a sigla em inglês para Modified Newtonian Dynamics que em português é conhecia como dinâmica newtoniana modificada ou teoria da gravidade modificada. É uma hipótese que surgiu como uma possível explicação para observações da dinâmica de galáxias que as estrelas estão mais rápidas do que o esperado.

Atualmente, a ideia mais aceita é a da matéria escura. As observações batem com a ideia de que há uma matéria que interage apenas gravitacionalmente e não é observável no espectro eletromagnético. Isso explicaria as velocidades e a dinâmica de galáxias e aglomerados.

Porém, diversos físicos colocam suas apostas na MOND e buscam ativamente por evidências de que a teoria da gravidade de Newton deve ser modificada. Isso excluiria a necessidade da matéria escura. Recentemente, um artigo foi publicado na Astrophysical Journal afirmando que encontraram evidências da MOND.

O problema das velocidades das galáxias

Usando a teoria da gravitação universal de Newton junto com as leis de Kepler, é esperado que a curva de velocidades das estrelas caia com o raio da galáxia. Isso é algo semelhante ao que acontece no Sistema Solar e leva o nome de órbitas keplerianas.

A lei de Kepler explica porque os planetas mais próximos ao Sol orbitam de forma mais rápida enquanto os que estão mais afastados orbitam mais lentamente.

Segundo essas leis, era esperado que o mesmo acontecesse com as estrelas na borda da galáxias, elas orbitassem mais lentamente. Com observações perceberam que as estrelas possuem a mesma velocidade que estrelas que estão mais próximas do centro.

Nasce a ideia da matéria escura

Explicar essa discrepância do que era esperado na teoria com o observável foi a base para a introdução do conceito de matéria escura. Se houvesse mais matéria, a curva de velocidades bateria com a esperada pela teoria. Essa matéria, no entanto, seria invisível e interagiria apenas gravitacionalmente.

Comparação da velocidade esperada pela teoria da gravidade e da observada
Comparação das velocidades esperadas pela teoria da gravidade e das observada. Crédito: Mario de Leo

O conceito da matéria escura tem sido levado a diferentes testes desde estrelas até aglomerados de galáxias. Até hoje, o conceito da matéria escura concorda com as leis de gravitação tanto de Newton quanto de Einstein.

O grande problema é: o que é a matéria escura? Até hoje, as únicas evidências são indiretas e de origem gravitacional. Por isso, alguns físicos preferem a alternativa que na verdade a teoria de Newton precisa ser modificada e que a matéria escura não existira.

O que é a MOND?

A MOND é uma das teorias modificadas da gravidade. Ela nasceu na década de 80 com o físico Mordehai Milgrom para explicar também a discrepância entre a velocidade esperada das estrelas e a velocidade observada das estrelas numa galáxia.

Para Milgrom, a força gravitacional não cai com o raio ao quadrado como Newton previa. Nesse caso, a força gravitacional cairia apenas com o raio, sem a necessidade de elevar ao quadrado. Isso seria mais perceptível para acelerações baixas.

Evidências da MOND

Em um trabalho publicado na Astrophysical Journal e liderado por um time coreano, eles estudaram a interação gravitacional de 26500 estrelas binárias. Estrelas que uma está orbitando a outra por uma dada separação. O grupo estudou a aceleração gravitacional de uma estrela interagindo com a outra.

O grupo encontrou que para acelerações extremamente baixas, elas são diferentes da esperada pelas teorias de Newton e de Einstein. A aceleração observada é cerca de 30% a 40% maior do que a esperada pelas teorias tradicionais. E nesse caso, o grupo argumenta que matéria escura não é uma possível explicação.

Revolução na Física a caminho?

Uma evidência forte da MOND indicaria que talvez não precisamos tanto da ideia de matéria escura e a própria cosmologia teria que ser repensada. Isso traria uma revolução tanto na Física, na Astronomia e na Cosmologia.

youtube video id=HlNSvrYygRc

Mas como o próprio Carl Sagan uma vez disse, afirmações extraordinárias necessitam de evidências extraordinárias. Ainda terá um caminho grande a ser trilhado para que essa seja considerada uma evidência, além de novos estudos mais detalhados.

A MOND não é o fim da Física como conhecemos

Físicos afirmam que a MOND não precisa anular o trabalho de Newton e Einstein. Da mesma que forma que a relatividade geral de Einstein explica onde a Física Newtoniana começa a falhar, a MOND pode funcionar da mesma forma para caso de baixas acelerações.

Seria um agrupamento de três teorias da gravidade, caso a MOND se tornasse uma teoria como a de Newton e a de Einstein. E as três passariam a ser válidas cada qual em seu intervalo de atuação.

Carl Sagan estava certo

Tanto a Física de Newton quando a de Einstein passaram por diferentes testes desde que foram introduzidas. Até hoje, as evidências em relações as suas são mais fortes e mais sensíveis do que outras possibilidade para a explicar a gravidade.

Será necessário uma evidência muito forte e com testes sendo repetidos por anos para que a MOND chegue no mesmo patamar. Então até lá, teremos que aguardar.