Não é o que você pensa! Qual é o maior buraco negro encontrado no Universo?

Buracos negros supermassivos são encontrados nos centros de quase todas galáxias. São objetos que podem ir de milhões até bilhões de vezes a massa do Sol. Mas qual é o maior de todos encontrado até hoje?

Qual buraco negro é o maior já encontrado?
Qual buraco negro é o maior já encontrado? A resposta não é o que você espera!

Em 2019, a colaboração EHT divulgou a primeira foto de um buraco negro. No caso, eles fotografaram o buraco negro supermassivo M87* que está localizado na galáxia M87. Um ano depois, Andrea Ghez levou o Nobel pela descoberta do Sgr A* - o buraco negro supermassivo da Via Láctea - que foi fotografado pelo EHT e divulgado em 2022.

Esses dois objetos são buracos negros supermassivos e habitam o centro de galáxias. O Sgr A* é um pouco menor que a órbita de Mercúrio enquanto o M87* é maior do que a órbita de Plutão. Buracos negros maiores do que esses podem ser encontrado que tem centenas de vezes o tamanho do Sistema Solar.

Qual é o maior buraco negro? A resposta comum que se encontra é o famoso TON 618. O buraco negro de 66 bilhões de massas solares. TON 618 é um quasar, ou seja, um estado de buraco negro que se alimenta de forma rápida. Porém, há outro que pode ter tomado o lugar dele como maior buraco negro.

Buracos negros

Buracos negros são regiões do espaço-tempo onde a curvatura é tão intensa que nem mesmo a luz consegue escapar. Nós conhecemos a curvatura do espaço-tempo como o campo gravitacional de um objeto.

O fenômeno de curvatura do espaço-tempo foi popularizado pela teoria da relatividade geral de Einstein onde diz que massa ou energia distorce o espaço-tempo causando o efeito de campo gravitacional.

Karl Schwarzschild foi o físico responsável por perceber que para uma dada massa e um dado raio, a curvatura seria tão intensa que nem mesmo a luz consegue escapar. O nome do raio ficou conhecido como raio de Schwarzschild.

Tipos de buracos negros

Existe um teorema chamado buracos negros não tem cabelos. O teorema justifica que buracos negros só se diferem um dos outros por três parâmetros: massa, spin e carga. Em relação à massa, há dois tipos de buracos negros: os estelares e supermassivos.

Comparação de buracos negros
Comparação de tamanhos de buracos negros, sendo o Messier 87 o buraco negro da primeira foto. Crédito: Kurzgesagt

Os estelares são buracos negros que nascem do colapso de estrelas e tem massas entre 8 até cerca de 100 massas solares. Já os supermassivos são buracos negros com mais do que 10 mil massas solares e são os que estão no centro de galáxias.

Buracos negros supermassivos

Os supermassivos habitam o centro de galáxias e há indícios que são responsáveis pela evolução de uma galáxia. Também há evidências que eles controlam a taxa de formação de estrelas numa dada galáxia.

A sua atividade é relacionada com sua taxa de acreção, ou seja, quanto que ele se alimenta. Buracos negros que possuem uma taxa alta podem ser considerados quasares enquanto os que possuem uma taxa próxima de zero são inativos.

youtube video id=0FH9cgRhQ-k

A taxa de acreção serve como uma forma do buraco negro aumentar sua massa e aumentar o seu tamanho. Astrônomos utilizam o valor da taxa para estimar quanto tempo demorou para o buraco negro chegar naquele tamanho.

TON 618

O TON 618 é um buraco negro em estado de quasar que está localizado a cerca de 10 bilhões de anos-luz de distância. Ele é um objeto extremamente brilhante, considerado como um dos objetos mais brilhantes do Universo, e que possui uma taxa de acreção bastante alta.

Comparação do Phoenix A* e TON 618
Comparação do Phoenix A* e TON 618 com a órbita de Netuno no centro. Crédito: Wikipedia

Analisando a velocidade que o gás orbita esse buraco negro, quase 7 mil km/s, é possível calcular quanto o campo gravitacional influencia no gás. Usando essa estimativa, os astrofísicos estimam que TON 618 tenha tenha cerca de 40 bilhões de massas solares e foi considerado por muito tempo o mais massivo já encontrado.

Maior buraco negro encontrado

Em 2016, um artigo foi publicado na revista Astronomy & Astrophysics investigando um aglomerado de galáxias massivo. No artigo, eles reportaram que encontraram um objeto no centro do aglomerado de 100 bilhões de massas solares.

O objeto ficou conhecido como Phoenix A* e é considerado o maior buraco negro já encontrado até hoje com tamanho de 100 vezes a distância de Sol até Plutão.

A massa do Phoenix A* não foi calculada de forma direta por isso é importante considerar que a barra de erros é alta para esse caso. Porém, até hoje poucas estimativas foram feitas e a maioria concorda com o artigo de 2016.

Problema do Phoenix A*

Muitas vezes, o TON 618 é colocado como maior buraco negro já encontrado e o motivo é que o Phoenix A* está além do limite do tamanho de um buraco negro. O limite para um buraco negro chegar dada a idade do Universo é cerca de 50 bilhões de massas solares.

O TON 618, com sua massa de 40 bilhões de massas solares, está dentro do limite, já o Phoenix A* é o dobro do valor do limite. Alguns sugerem que o Phoenix A* pode ter nascido de buracos negros primordiais que são buracos negros que surgiram logo após o Big Bang.