O mês de maio de 2018 foi mais seco que o normal em grande parte do Brasil, assim como em outras regiões do mundo. Além disso, alguns eventos meteorológicos extremos ocorreram nesse mês em diferentes partes do globo.
O mês de maio de 2018 foi mais seco que o normal em grande parte do Brasil, assim como em outras regiões do mundo. Além disso, alguns eventos meteorológicos extremos ocorreram nesse mês em diferentes partes do globo.
Nos meses mais frios do ano é comum observarmos o horizonte cinza por vários dias nas grandes cidades do Brasil. Essa camada de poluição é fruto da combinação da intensa queima de combustíveis fósseis e das condições meteorológicas.
Desde o início do mês de maio temos observado a intensa atividade do vulcão Kilauea no Havaí, jogando grandes quantidades de detritos e cinzas na atmosfera. Dessa forma, será que essa atividade vulcânica poderia impactar o clima terrestre?
O mês de abril de 2018 entra para a história como o terceiro mais quente do planeta! Muitas regiões do globo experimentaram temperaturas muito acima do normal no último mês, inclusive no Brasil, batendo recordes de temperaturas máximas.
Por vezes, durante o inverno, sofremos com dias que são extremamente frios, registrando temperaturas bem abaixo do normal, causando grandes prejuízos para a população e a produção agrícola do país. Esses episódios caracterizam as ondas de frio no Brasil.
Com o aumento da entrada de massas de ar frio nessa transição para o inverno, lembramos de um fenômeno meteorológico que gera grandes preocupações aos agricultores do Brasil, a geada. O que é esse fenômeno? Sob que circunstâncias ele ocorre?
Alguns cientistas estudam métodos para manipular o clima da Terra, com a intenção de diminuir ou até reverter os efeitos do aquecimento global. Esse ambicioso e controverso tema é o foco da geoengenharia climática.
Atenção aos viajantes: alguns lugares do mundo estão na mira das mudanças climáticas! Portanto, apressem–se, pois, daqui alguns anos alguns locais estarão fora dos roteiros de viagem.
O ano de 2017 surpreendeu a todos com os intensos furacões que causaram grandes estragos no Caribe e Estados Unidos. O que esperar para a temporada de furacões de 2018? Será que teremos mais um ano como o de 2017?
Algumas doenças e mal-estares comuns são mais frequentes em determinadas estações do ano do que em outras. Isso ocorre, pois, as variações do tempo exercem uma influência muito grande no corpo humano.
O Brasil possui a maior reserva de água doce do mundo, mais do que toda a Europa ou o continente africano. Em contrapartida, é o país em que a população constantemente é afetada pela falta de água.
Estudos mostram que, apesar da distância de mais de 5 mil km que separam o deserto do Saara da floresta amazônica, o deserto do Saara ajuda no crescimento da vegetação da floresta e na formação de chuva na região.