Abril 2018: o terceiro mais quente da história global

O mês de abril de 2018 entra para a história como o terceiro mais quente do planeta! Muitas regiões do globo experimentaram temperaturas muito acima do normal no último mês, inclusive no Brasil, batendo recordes de temperaturas máximas.

Abril de 2018 foi o terceiro abril mais quente da série histórica global.

Após o registro do quinto março mais quente da história global, o mês de abril de 2018 foi o terceiro abril mais quente dos últimos 139 anos, de acordo com a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration). Perdendo somente de abril de 2016 e 2017, que foram o primeiro e segundo mais quentes, respectivamente.

Em muitas regiões do mundo esse foi o abril mais quente da história. De acordo com a análise da NOAA a América do Sul e Europa tiveram seu abril mais quente já registrado, a Oceania o seu segundo e a África o seu quinto. A América do Norte foi a exceção, nesse mês os Estados Unidos e Canadá tiveram temperaturas bem abaixo da média, registrando o 15° abril mais frio desde 1910, isso fez com que, na média global, esse não fosse o abril mais quente da história.

A Europa experimentou o abril mais quente desde 1979, registrando temperaturas perto de 30°C que mais lembram as temperaturas do verão europeu do que as de primavera. Na Alemanha esse abril foi o mais quente e seco desde o início dos registros em 1881, e na Áustria foi o abril mais quente desde 1800. Na América do Sul, a Argentina teve seu abril mais quente desde 1961, quando se iniciaram os registros.

Diversos países registraram recordes de temperaturas acima da média. Fonte: NOAA.

Diversos países da Ásia também registraram temperaturas recordes nesse mês. Uma cidade do Paquistão teve a temperatura mais quente já registrada no mês de abril, de 50.2°C. Essa temperatura foi observada no dia 30 de abril em uma estação meteorológica em Nawabshah, cidade que possui uma população de 1.1 milhão de habitantes. Uma análise de modelo climático mostrou que nesse dia as temperaturas sobre o sul do Paquistão foram até 25 graus mais quentes que o normal.

Esse mês de abril de 2018 marca o 42° mês consecutivo de abril e o 400° mês consecutivo – o que equivale a mais de 33 anos - com temperaturas acima da média. Isso faz com que cientistas acreditem ainda mais nas mudanças climáticas e na influência das atividades humanas na constante elevação de temperatura da Terra.

Condições observadas no Brasil

Aqui no Brasil algumas regiões também experimentaram um abril mais quente do que o normal. O Rio Grande do Sul teve o abril com as temperaturas mais quentes desse século, alguns municípios gaúchos chegaram a ficar quase 6°C acima da média. Além do tempo quente, a precipitação também foi abaixo da média para quase toda a região Sul do país.

A região Sul do Brasil teve um mês de abril mais quente e seco que o normal. Fonte: INMET.

Em outras regiões do Brasil a precipitação também foi abaixo da média nesse mês, como no estado de São Paulo. A cidade de São Paulo teve o terceiro abril mais seco em 40 anos, e o oitavo mais seco da série histórica de 1943 a 2018. Essa situação preocupa a capital paulista, pois o Sistema Cantareira, principal sistema que abastece a capital, está em 48.1% de sua capacidade, valor que é ainda mais baixo que o registrado antes da crise hídrica enfrentada em 2014.

Essas anomalias quentes e secas observadas na região Sul do Brasil e estado de São Paulo ocorreram devido a presença de um bloqueio atmosférico, gerado um sistema de alta pressão, que impediu o avanço das frentes frias nessas regiões.