Criado no Recife em 1929, o cobogó alia estética, funcionalidade e sustentabilidade. Arquitetos resgatam a peça como alternativa ao ar-condicionado diante das mudanças climáticas e do calor intenso.
Criado no Recife em 1929, o cobogó alia estética, funcionalidade e sustentabilidade. Arquitetos resgatam a peça como alternativa ao ar-condicionado diante das mudanças climáticas e do calor intenso.
Estudo da UFMG alerta para a presença de micro e nanoplásticos em aquíferos, apontando o uso agrícola de plásticos e biossólidos como fontes significativas da poluição subterrânea.
Pesquisa que analisou nove países ao longo de 20 anos mostra que os benefícios à saúde pública dependem da integridade florestal nas áreas protegidas por povos indígenas.
Descoberta feita por pesquisador brasileiro reúne duas metades de um fóssil separadas entre museus da Alemanha e do Reino Unido e revela um rincocéfalo arborícola desconhecido até então.
Descoberta amplia significativamente o conhecimento sobre o gênero Pseudisobrachium no Brasil e destaca a importância das coleções científicas e da conservação da biodiversidade amazônica.
MapBiomas aponta que pastagens, agricultura e mineração avançaram de forma acelerada desde 1985. Governo federal tenta frear destruição com políticas e monitoramento, mirando desmatamento zero até 2030.
Sistema desenvolvido pela PUC-Rio prevê risco de desmatamento com até 15 dias de antecedência e já está em uso por Ibama e municípios da região amazônica.
Mais de 15 mil deslizamentos atingiram 150 cidades gaúchas entre abril e maio de 2024, afetando milhões de pessoas e revelando vulnerabilidades críticas no uso do solo e na infraestrutura regional.
Competição latino-americana reuniu jovens de 14 países; brasileiros conquistaram nove medalhas de ouro e uma de prata com destaque em provas teóricas, observacionais e de foguetes
A Circulação Meridional do Atlântico é um dos principais motores do clima terrestre. Seu enfraquecimento pode provocar chuvas irregulares e afetar drasticamente ecossistemas como a Floresta Amazônica.
Pesquisa sugere que a destreza manual e o cérebro evoluíram juntos em primatas. Humanos não são exceção, mas parte de um padrão mais amplo na evolução.
Pesquisa internacional revela que a derrubada da floresta tem impacto maior que o aquecimento global na redução das chuvas e elevação de temperaturas na região amazônica.
Com impressionante armadura e espinhos desproporcionais, o fóssil de Spicomellus afer desafia as teorias atuais sobre a evolução dos anquilossauros, um grupo de dinossauros herbívoros blindados.
Projeto inovador no Pará transforma resíduos do açaí em produtos sustentáveis, como utensílios, carvão, asfalto e combustíveis verdes, promovendo economia circular e inclusão social na Amazônia.
Estudo da USP e do Inpe alerta para queda significativa na renovação dos aquíferos subterrâneos brasileiros até o fim do século, agravando o risco de escassez hídrica no país.
Com ação antioxidante e anti-inflamatória, a sálvia traz benefícios que vão muito além da cozinha, ajudando na memória, controle da glicemia e nos sintomas do climatério e menopausa.
Novo estudo revela que árvores usam água rasa na seca para manter o ciclo da chuva, reforçando a importância da floresta para o clima e a agricultura nacional.
Fragmento coletado em 1972 durante a missão Apollo 17 revela indícios de deslizamentos de terra na Lua, oferecendo pistas importantes para futuras missões e estudos geológicos no espaço.
Agência Nacional reconhece escassez hídrica nos rios Juruá, Purus, Acre e Iaco até 31 de outubro e propõe ações para mitigar efeitos em comunidades, transporte, saneamento e ecossistemas amazônicos
Pesquisa internacional mostra que territórios de afrodescendentes preservam mais florestas, abrigam grande biodiversidade e armazenam carbono crucial para o clima, mesmo quando não são oficialmente titulados.