Pela divisão convencional dos continentes, o mais comum é reconhecer seis: Ásia, Antártica, Europa, África, Oceania e América. Mas um novo mapeamento do fundo do mar garante que Zelândia seja outro candidato para essa lista. Onde está?
Pela divisão convencional dos continentes, o mais comum é reconhecer seis: Ásia, Antártica, Europa, África, Oceania e América. Mas um novo mapeamento do fundo do mar garante que Zelândia seja outro candidato para essa lista. Onde está?
Um novo estudo identificou mudanças na ionosfera, uma das camadas mais altas da atmosfera, logo após a explosão no porto de Beirute, em agosto do ano passado. Esta é considerada uma das explosões não-nucleares mais poderosas da história humana.
As planícies dos EUA estão em alerta para o desenvolvimento de uma situação particularmente perigosa, na qual ocorrem vários tornados muito fortes e com longa trajetória. Veja aqui os vídeos!
Uma câmera captura o momento em que 4 pessoas que se refugiam sob uma árvore são atingidas por um raio. Um deles morreu devido aos ferimentos. O incidente ocorreu na tarde de sexta-feira na cidade de Gurugram, na Índia.
Chubut e Río Negro ardendo em chamas! Pessoas desaparecidas, famílias inteiras evacuadas, cidades devastadas pelo fogo, outras sem energia elétrica e água, enormes perdas materiais e ambientais. As imagens mostram o desespero dos moradores da Região Andina.
Os astrônomos confirmaram que este planeta anão na borda do Sistema Solar é o objeto mais distante conhecido. Tem 400 km de largura, leva 1000 anos para completar uma órbita completa e está localizada a 132 unidades astronômicas do sol.
Astrônomos observavam com o telescópio espacial Hubble como uma tempestade em Netuno se dirigia ao enfraquecimento, porém, no último instante ela mudou de direção, surpreendendo os pesquisadores da NASA.
As temperaturas continuam a aumentar de forma constante e o ano de 2020 está a caminho de estar entre os 3 anos mais quentes já registrados, junto com 2016 e 2019. Nem a pandemia, nem o efeito de resfriamento do La Niña foram suficientes para conter o calor deste ano.
As autoridades de Los Angeles decidiram cobrir seu principal reservatório de água potável com mais de 90 milhões de esferas pretas. E embora muitos acreditem que seja para reduzir a evaporação, esta não é sua função principal.
Dados gravimétricos de satélite fornecidos pela NASA indicam que a seca atual é a segunda mais intensa no continente desde 2002.
Existem tremores que não são causados pelo movimento de placas ou pela atividade vulcânica. Os terremotos de gelo são fenômenos comuns nas zonas polares, porém, há poucos registros deles e seus mecanismos de formação eram pouco conhecidos até então.
Criaram uma tinta que pode refletir mais de 95,5% da luz solar e resfriar a superfície abaixo da temperatura ambiente. Esta invenção pode ajudar a reduzir o uso de ar condicionados em muitas cidades e diminuir o consumo de energia.
A NASA confirmou que o telescópio SOFIA encontrou água na superfície iluminada da lua. Esta descoberta indica que a água pode ser distribuída pela superfície lunar e que não se limita apenas a locais frios e sombreados.
Daisugi, um antigo sistema de poda usado para produzir madeira sem cortar as árvores, é praticado no Japão desde o século XIV. Essa técnica, semelhante ao bonsai, é uma ótima maneira de evitar o desmatamento e produzir madeira de alta qualidade.
No deserto da Namíbia e da Austrália, círculos estranhos sem vegetação são desenhados no chão, geralmente cercados por um anel de gramíneas mais altas. A origem desses círculos está relacionada a uma teoria do matemático Alan Turing.
Os mais de 90 tremores que ocorreram em Yellowstone podem se tornar o "enxame sísmico" mais bem registrado dentro do Parque Nacional. Uma coincidência que estimula a ciência.
Uma cratera gigante apareceu no solo da Rússia Ártica. Este é o 17º buraco que apareceu nos últimos 6 anos nesta região. Acredita-se que sua origem esteja relacionada às mudanças climáticas.
Venha fazer um tour pelo mundo e conheça as árvores mais famosas de todos os tempos. Das mais altas e estranhas até as mais belas e coloridas, que parecem de outro planeta.
Este comportamento anti-intuitivo da água tem sido um grande mistério por centenas de anos. Mas agora, um novo experimento pode ser a chave para explicar por que a água quente congela mais rápido do que a fria.
Playas blancas, océanos coralinos y un interior selvático forman esta isla paradisíaca. Pero el turquesa de sus playas está a punto de cambiar, y los habitantes corren contra el reloj para frenar el derrame de 3.800 toneladas de petróleo.