A tempestade de Netuno muda de direção e intriga cientistas!

Astrônomos observavam com o telescópio espacial Hubble como uma tempestade em Netuno se dirigia ao enfraquecimento, porém, no último instante ela mudou de direção, surpreendendo os pesquisadores da NASA.

neptuno, nasa, tormentas, mancha, vortice
Duas manchas foram observadas na atmosfera de Netuno.

A tempestade, que tem tamanho maior que o Oceano Atlântico, se formou no hemisfério norte do planeta Netuno e foi descoberta pelo Hubble em 2018. As observações mostram que há um ano ela começou a se mover para o sul, em direção à linha do equador daquele planeta, onde se espera que tais tempestades comecem a enfraquecer e desaparecer. Mas, para surpresa dos observadores, o vórtice mudou de direção novamente para o norte, afastando-se de seu término, segundo o comunicado da NASA e, embora o Hubble tenha rastreado essas tempestades por 30 anos, esse comportamento atmosférico imprevisível é algo novo.

Os vórtices escuros de Netuno são sistemas de alta pressão que podem se formar em latitudes médias e então migrar em direção ao equador. No entanto, à medida em que uma tempestade se desloca até o equador, o efeito Coriolis enfraquece e a tempestade se desintegra. Em simulações realizadas por várias equipes, as tempestades de Netuno sempre seguem um caminho mais ou menos reto em direção ao equador, até que não haja o efeito Coriolis para mantê-las organizadas e elas então desaparecem. Ao contrário do que mostram as simulações, a última grande tempestade não se deslocou até a zona equatorial.

"Foi realmente emocionante ver a mancha escura agir como deveria e, de repente, ela simplesmente para e dá um passo para trás", disse Wong." Isso foi surpreendente.".

Um fato tão impressionante era que a tempestade não estava sozinha. O Hubble viu outra mancha escura mais pequena em janeiro deste ano, que apareceu temporariamente próximo do vórtice maior. "Estamos entusiasmados com essas observações, porque este fragmento escuro menor é potencialmente parte do processo de interrupção da mancha escura", disse Michael H. Wong, da Universidade da Califórnia em Berkeley.

youtube video id=Oq56EJq6cSE

"Foi também em janeiro que o vórtice escuro parou de se mover e começou a caminhar para o norte novamente. Talvez, ao se desfazer deste fragmento, isso tenha sido suficiente para evitar que se movesse até o equador", acrescentou Wong, se referindo ao vórtice menor, que os cientistas chamaram informalmente de “Junior”.

A tempestade maior tem 7.500 km de diâmetro e é a quarta mancha escura que o Hubble observou em Netuno desde 1993; enquanto "Junior" chega a 6000 km de extensão. Outras duas tempestades escuras foram descobertas pela espaçonave Voyager 2 em 1989, mas desapareceram antes que o Hubble pudesse observá-las; desde aí, apenas o Hubble tinha a nitidez e a sensibilidade na luz visível para rastreá-las. Em média, as tempestades tem duração de, aproximadamente, dois anos cada e o telescópio Hubble descobriu esta última tempestade em setembro de 2018.

A pesquisa

Como estas tempestades se formam ainda é um mistério, mas este último vórtice escuro gigante é o mais bem estudado até agora. A aparência escura da tempestade pode ser devido a uma alta camada de nuvens escuras, que pode informar os astrônomos sobre a estrutura vertical da tempestade.

Você pode se interessar: Marte continua perdendo água!

Outra característica incomum da mancha escura é a ausência de nuvens brilhantes ao seu redor, que estavam presentes nas imagens tiradas pelo Hubble em 2018, quando se descobriu o vórtice. Aparentemente, as nuvens desapareceram quando ela interrompeu sua viagem para o sul. As nuvens brilhantes se formam quando o fluxo de ar é perturbado e desviado para cima sobre o vórtice, provavelmente fazendo com que os gases congelem em cristais de gelo de metano. A ausência de nuvens pode estar revelando informações sobre como as manchas evoluem, dizem os pesquisadores.