Múltiplos tornados se formam no sudeste dos EUA

As planícies dos EUA estão em alerta para o desenvolvimento de uma situação particularmente perigosa, na qual ocorrem vários tornados muito fortes e com longa trajetória. Veja aqui os vídeos!

O Serviço Meteorológico dos EUA está em alerta máximo devido ao tempo severo no sudeste do país. Segundo as informações oficiais, existe um risco elevado de ocorrerem vários tornados fortes e alguns com longa duração, potencialmente perigosos ao decorrer do dia.

Os Estados com maiores chances de serem atingidos são o Alabama, nordeste da Louisiana e Mississippi. Cerca de 3 milhões de americanos vivem nestas áreas.

O Centro de Previsão de Tempestades (Storm Prediction Center) emitiu a classificação de alto risco, nível de ameaça mais alto em uma escala de 1 a 5 para Mississippi e Alabama. Este nível raramente é emitido, apenas 2 ou 3 vezes por ano, já que significa que são possíveis condições climáticas extremamente perigosas e mortais.

Os primeiros registros de tornados começaram a chegar por volta do meio-dia (hora local) no Estado do Alabama. As equipes de alerta próximo à cidade de Selma observaram imagens inesperadas na tarde desta quarta-feira (17): um barco preso ao redor de uma árvore. O pequeno barco de alumínio foi arremessado na árvore com uma força suficiente para dobrá-lo e ficar suspenso no ar.

Até o momento não há registros de mortes, mas há danos significativos e centenas de pessoas evacuadas e que perderam suas casas.

Para quinta-feira, se espera novamente condições de mau tempo, porém afetando mais a leste daquelas regiões. De acordo com o Serviço Meteorológico, serão possíveis tornados desde o centro-leste da Geórgia até ao nordeste, passando por Carolina do Sul e Carolina do Norte. Há chances de grandes tornados, danos causados pelo vento e granizo, desde a manhã até à tarde. Também podem ocorrer tempestades severas desde a costa leste do Golfo até os Apalaches Sul e Central.