Patagônia em chamas: desaparecidos e cidades arrasadas pelo fogo

Chubut e Río Negro ardendo em chamas! Pessoas desaparecidas, famílias inteiras evacuadas, cidades devastadas pelo fogo, outras sem energia elétrica e água, enormes perdas materiais e ambientais. As imagens mostram o desespero dos moradores da Região Andina.

incendios, el bolson, patagonia
O fogo atinge, desde o último domingo, as localidades de El Hoyo, Epuyén, Lago Puelo, Cholila e El Maitén

A Patagônia Argentina está em chamas! Dezenas de incêndios estão acontecendo descontroladamente há dias e centenas de casas foram destruídas pelas chamas. As imagens são devastadoras! O incêndio atinge desde domingo as localidades de El Hoyo, Epuyén, Lago Puelo, Cholila, El Maitén e a área de Las Golondrinas, localizada na Rodovia Nacional 40, que estava bloqueada até hoje.

Apesar das chuvas registradas nesta terça-feira (9), o vento intenso reportado não dá trégua aos bombeiros e brigadistas que lutam para apagar as chamas. Até a tarde desta quarta-feira, havia pelo menos 250 casas destruídas e, em meio ao caos, vários moradores estavam desaparecidos. O governo da província solicitou aos evacuados que notificassem as autoridades sobre sua situação. Duas pessoas foram internadas com queimaduras graves, uma mulher de 40 anos foi transferida de El Hoyo para Bariloche, e um homem de 50 anos internado no hospital de El Maitén. Outras 20 pessoas, de localidades diferentes (incluindo El Bolsón), também ficaram feridas com queimaduras e problemas respiratórios devido à inalação de fumaça.

O Servicio Nacional de Manejo del Fuego (SNMF) indicou que há, no total, seis focos em El Boquete, Solis, Cerro Radal, El Blanco, Cholila e em Las Golondrinas. Em Chubut, estão trabalhando 28 brigadistas, dois caminhões de bombeiros, uma pick-up e um helicóptero; enquanto que em Río Negro operaram 28 brigadistas, três caminhões de bombeiros, uma camioneta Trafic, três aviões hidrantes (com bases em El Bolsón e Bariloche), um helicóptero com base em Bariloche e um avião observador pertencente ao SNMF.

Os seis focos em menos de duas horas chamaram a atenção do Governo. O ministro do Meio Ambiente afirmou que houve uma intenção “evidente” na produção dos incêndios. Juan Cabandié, ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do país, afirmou hoje em uma entrevista coletiva que os incêndios são “intencionais” e que a Justiça deverá investigar quem são os responsáveis e quais foram seus interesses. “É impressionante que em três horas tenham sete localidades atingidas pelos incêndios, não sei qual é a intenção, e é para isto que serve a Justiça”, disse o governante que frisou anteriormente: “Estamos falando de intenções manifestadas para fins econômicos”.

Na rede social Twitter, o presidente Alberto Fernández informou que o Governo Nacional está acompanhando de perto o que aconteceu com os incêndios em Río Negro e em Chubut, e que enviou 2 helicópteros, 3 aviões hidrantes, 12 caminhões de bombeiros, veículos de apoio e 62 brigadistas, convocados pelo SNMF.

Facilitem os microfones!

Com a hashtag #cedanlosmicrófonos, o influencer Santi Maratea iniciou uma campanha nas redes sociais para dar maior visibilidade à pouca difusão que os incêndios patagônicos vinham tendo na mídia nacional e para exigir uma maior presença de especialistas no assunto.

Com a ajuda de seus seguidores, Maratea contatou diversos produtores de TV argentina para pedir-lhes um espaço de divulgação. Outros famosos também aderiram a este pedido, que aos poucos foi ganhando notoriedade. O influencer é conhecido por usar sua popularidade em prol de causas sociais que são ignoradas pela sociedade ou pelo próprio Estado.