Carolina Barnez

Redação / 68 artigos

Sou oceanógrafa pelo IO-USP, onde também fiz mestrado em Oceanografia Física. Sempre quis saber mais sobre o impacto do oceanos no tempo e clima da Terra, o que me motivou a entrar no doutorado em Meteorologia no IAG-USP. Meus maiores interesses estão relacionados à física dos oceanos e atmosfera e seus impactos em outros processos ambientais e nas atividades humanas. Acredito que um entendimento integrado dos fenômenos meteológicos e oceanográficos é fundamental para a compreensão do sistema climático e previsão do tempo e estado do mar.

Publicidade

Artigos de Carolina Barnez

Todos juntos pelos oceanos

Hoje é Dia Mundial dos Oceanos e Dia Nacional do Oceanógrafo! O lema é a conscientizar e mobilizar as pessoas em prol de um oceano mais limpo, um uso mais sustentável de seus recursos e a igualdade de gênero no setor. As mudanças começam no dia-a-dia de cada um!

Um chamado pela Saúde e pelo Meio Ambiente

Já chamada de o "novo tabaco", a poluição do ar é um problema crítico não só para o meio ambiente, mas também para a saúde humana. Este foi tema desse ano para o Dia Mundial do Meio Ambiente, que está promovendo diversas iniciativas para conscientizar e atrair soluções para este problema.

Cem anos do Eclipse de Sobral

Hoje faz 100 anos do Eclipse de Sobral, evento que representa uma das grandes conquistas científicas do século XX. O experimento realizado em Sobral, Ceará, proporcionou a primeira comprovação da Teoria da Relatividade Geral formulada por Albert Einstein.

O aumento do nível do mar será pior do que prevíamos

Segundo um novo trabalho científico, o aumento do nível médio do mar poderá ser maior do que o estimado até agora. Dentro de 100 anos, esse aumento resultará em um fluxo migratório de quase 200 milhões de pessoas no mundo e poderá trazer sérios problemas geopolíticos.

Manguezal: nosso aliado contra o Aquecimento Global

Os manguezais e marismas são capazes de estocar mais que o dobro de carbono do que florestas tropicais como a Amazônia. Esses ecossistemas são importante reguladores do clima e, consequentemente, nossos aliados no controle do aquecimento global.

O enigma da expansão do Universo

Na semana de seu aniversário, o telescópio espacial Hubble trouxe novas informações sobre o processo de expansão do nosso Universo. Novos dados mostram que a taxa de expansão do Universo mudou desde o Big Bang e ainda falta uma nova teoria física para explicar esse processo.

A sexta extinção em massa já começou

O planeta tem sofrido nos últimos séculos uma grande redução de biodiversidade e há evidências de que já estamos vivendo um evento de extinção em massa. Mudanças climáticas, poluição e mau uso dos recursos naturais são os responsáveis.

Aquecimento global aumenta a ocorrência de eventos extremos?

Estudo recente mostra que o aumento das emissões de gases do efeito estufa está relacionado com a maior ocorrência de eventos extremos. Esses eventos são ligados ao comportamento do jatos de altos níveis, que está mudando impulsionado, principalmente, pelo rápido derretimento do Ártico.

A ciência por trás da incrível imagem do buraco negro

Ontem foi divulgada em primeira mão a imagem inédita de um buraco negro. Na verdade trata-se da detecção do horizonte de eventos de um buraco negro, um feito tecnológico extraordinário. A detecção confirma a Teoria da Relatividade de Einstein e é a primeira prova concreta da existência de buracos negros.

Outro ciclone bomba nos EUA em menos de um mês

Se um ciclone bomba sob o continente é raro, imagine dois em menos de um mês. É exatamente o que está acontecendo nos EUA nessa semana. Outro ciclone bomba assola o país, causando grandes nevascas, ventos fortes, chuvas e alagamentos.

Mais um recorde de "Acqua Alta" em Veneza

Veneza teve o segundo maior nível de água registrado em Abril da história, o que deixou metade da cidade submersa. O fim da semana passada e início dessa semana foram cheio de alertas de tempo severo pela Europa, especialmente nos setores sul e oeste.

Mas afinal, o que são ciclones subtropicais?

Apesar do termo ainda ser pouco usado no Brasil, os ciclones subtropicais são sistemas que exigem atenção devido ao seu potencial dano à região costeira. Entenda um pouco mais sobre as características desse tipo de ciclone no Atlântico Sul.

O Atlântico Sul e as mudanças climáticas

Novos equipamentos oceanográficos foram instalados para o monitoramento das variações na circulação do Atlântico Sul. Essas variações podem trazer consequências que vão desde mudanças no regime de precipitação no Brasil até impactos em todo sistema climático da Terra.

Como a poluição afeta a Floresta Amazônica?

A poluição produzida em Manaus afeta o funcionamento do ecossistema Amazônico, comprometendo a fotossíntese das plantas, o balanço de energia da atmosfera e até o regime de chuvas da região.

Ciclone Tropical Idai atinge Moçambique

O ciclone tropical Idai deve chegar às províncias da costa central de Moçambique entre hoje e amanhã. Os ventos e precipitação intensos causados pela aproximação do furacão categoria 3 já deixam vítimas fatais e muitos desabrigados no país.

Ciclone bomba histórico atinge os EUA

A última tempestade do inverno atingiu os EUA nessa semana e promete entrar para a história. O desenvolvimento de um ciclone bomba no meio do continente é um evento raro e já promoveu ventos equiparáveis aos de um furacão categoria 1.

Vazamento de óleo danifica patrimônio da humanidade

Já dura um mês o vazamento de óleo que está colocando em risco as Ilhas Rennells, patrimônio natural da humanidade. O potencial dano socioambiental é grande e a Austrália foi acionada para enviar reforços nas ações de contenção.

Seguinte