Carolina Barnez

Redação / 105 artigos

Sou oceanógrafa pelo IO-USP, onde também fiz mestrado em Oceanografia Física. Sempre quis saber mais sobre o impacto do oceanos no tempo e clima da Terra, o que me motivou a entrar no doutorado em Meteorologia no IAG-USP. Meus maiores interesses estão relacionados à física dos oceanos e atmosfera e seus impactos em outros processos ambientais e nas atividades humanas. Acredito que um entendimento integrado dos fenômenos meteológicos e oceanográficos é fundamental para a compreensão do sistema climático e previsão do tempo e estado do mar.

Publicidade

Artigos de Carolina Barnez

Atualidade 16 Jan. 2020

Fumaça das queimadas na Austrália devem dar a volta ao mundo

A fumaça e aerossois produzidos na Austrália tomaram proporções globais. A formação de tempestades de fogo fizeram com que a fumaça e partículas alcançassem a estratosfera e se espalhassem ao redor do Hemisfério Sul, podendo completar uma volta no globo.

Atualidade 14 Jan. 2020

Tempestade Brendan atinge Irlanda e Reino Unido

Brendan é a segunda tempestade nomeada da temporada de ciclones extratropicais do Reino Unido e Irlanda. O ciclone que apresentou uma intensificação "bomba", está atuando principalmente para o oeste da Irlanda e Escócia. Era previsto reajadas de vento de até 110 km/h ao longo da costa irlandesa.

Atualidade 07 Jan. 2020

Blake: o primeiro ciclone tropical da temporada australiana

O Ciclone tropical Blake deve dar um pequeno alívio às regiões oeste e costa sudeste da Austrália, que se beneficiarão das chuvas e transporte de umidade do sistema. Apesar disso, vale lembrar que os efeitos destrutivos desse tipo de fenômeno podem agravar a frágil situação do país.

Atualidade 02 Jan. 2020

Ciclone Tropical Calvinia: virada de ano agitada no Índico Sul

A virada de ano foi agitada no Oeste do Oceano Índico Sul. O ciclone tropical Calvinia trouxe alerta classe III às Ilhas Maurício, à leste de Madagascar. Após se intensificar e chegar à intesidade de furacão categoria 1, Calvinia segue para sudeste já com características de ciclone extratropical.

Ciência 26 Dez. 2019

Acelerador Sirius: potencial científico e tecnológico brasileiro

As primeiras imagens obtidas na etapa de testes do Sirius, o novo acelerador de partículas brasileiro, já impressionam por sua alta qualidade. A fonte de luz síncrotron Sirius foi inaugurada em 2018 e o sucesso do Projeto é certamente um marco para a ciência e tecnologia do país.

Atualidade 20 Dez. 2019

Depressões Elsa e Fabien: caos sobre Península Ibérica

A depressão Elsa deixou um rastro de destruição na Península Ibérica ontem, especialmente no setor Noroeste. Ainda sem tempo recuperar o fôlego, a depressão Fabien avança, prometendo efeitos semelhantes ao seu antecessor.

Atualidade 12 Dez. 2019

A cidade alemã com energia 100% renovável

Wolfhagen, na Alemanha, desponta como exemplo de modelo energético e de economia democrática. A solução adotada é um modelo híbrido, onde município e cidadãos gerem em conjunto a empresa de energia da cidade.

Atualidade 11 Dez. 2019

Ciclone Tropical Belna atinge Madagascar

Ciclone Belna atingiu a costa de Madagascar, com intensidade equivalente a um furacão categoria 1. Belna é um dos três ciclones tropicais que atuavam ao mesmo tempo no Oceano Índico e podem ser indicativos de uma temporada ativa entre 2019 e 2020.

Atualidade 05 Dez. 2019

COP25: "A humanidade está em guerra com o planeta"

A declaração do secretário-geral das Nações Unidas pode incomodar muita gente, mas o relatório provisório da Organização Mundial de Meteorologia mostra que 2019 já será o segundo ou terceiro ano mais quente dos registros. O novo relatório serve de base técnica para a 25ª Conferência Climática.

Atualidade 28 Nov. 2019

Novembro marcado por tempestades extremas na Europa

As últimas duas semanas foram marcadas por tempestades extremas na Europa Ocidental. Muita chuva, ventos fortes, alagamentos e inundações causados pela passagem sequencial de tempestades severas afetaram diferentes regiões do continente.

Atualidade 26 Nov. 2019

Falta infraestrutura para lidar com tantos incêndios no mundo

As temporadas de incêndio ao redor do mundo estão ficando mais longas e intensas e novas estratégias de combate ao fogo precisam ser discutidas. Fica cada vez mais evidente que o mundo não tem infraestrutura suficiente para lidar com tantos incêndios ao mesmo tempo.

Atualidade 15 Nov. 2019

É seguro comer pescado do Nordeste?

As localidades atingidas pelo óleo continuam aumentando e já temos pontos de poluição no Espirito Santo. Diante dessa emergência ambiental, especialista alertam sobre os riscos no consumo de peixes e frutos do mar das áreas atingidas pelo petróleo e seus derivados.

Atualidade 14 Nov. 2019

Acqua Alta: Veneza em situação de emergência

A noite de terça-feira (12) foi marcada pela segunda maior "acqua alta" da história de Veneza. Três das cinco grandes inundações registradas na cidade ocorreram nos últimos 10 anos o que chama a atenção das autoridades sobre o efeito das mudanças climáticas no futuro de Veneza.

Ciência 07 Nov. 2019

Melhorando o planejamento contra tsunamis

Na terça, dia 5/11, foi o dia mundial de alerta de tsunami. O evento é realizado para conscientizar as autoridades e população e discutir soluções para reduzir os danos e mortes causados por esses desastres naturais.

Ciência 31 Out. 2019

O que as correntes marinhas nos contam sobre o óleo no litoral?

As machas de óleo continuam chegando em nossa costa e as investigações continuam. Entenda como a circulação oceânica ao longo de nossa costa pode ajudar a explicar o transporte de óleo e dar pista sobre a resposta de uma pergunta recorrente: as manchas chegarão no Sudeste?

Atualidade 24 Out. 2019

Investigações sobre a origem do óleo no Nordeste continuam

A situação causada pelas manchas de óleo que não param de chegar ao litoral do Nordeste se mostra cada vez mais grave e complexa. A maior suspeita envolve um acidente com um navio clandestino que estava transportando petróleo em uma operação ilegal.

Atualidade 17 Out. 2019

Óleo no Nordeste: Ameaça à fauna marinha

O óleo que atinge o Nordeste já afeta 9 estados brasileiros. Os impactos dos derivados do petróleo nos animais marinhos são enormes e existe risco de danos à reprodução de espécies ao longo da costa brasileira, como a baleira jubarte e a tartaruga oliva.

Atualidade 10 Out. 2019

Cabo Frio, RJ: parece neve, mas é espuma do mar!

Desde as espuminhas que embelezam as cristas das ondas do mar, até as espessas camadas que invadem a paisagem, a formação de espuma na água do mar é um processo natural e não está diretamente associado com poluição ou sujeira.

Seguinte