Carolina Barnez

Redação / 58 artigos

Sou oceanógrafa pelo IO-USP, onde também fiz mestrado em Oceanografia Física. Sempre quis saber mais sobre o impacto do oceanos no tempo e clima da Terra, o que me motivou a entrar no doutorado em Meteorologia no IAG-USP. Meus maiores interesses estão relacionados à física dos oceanos e atmosfera e seus impactos em outros processos ambientais e nas atividades humanas. Acredito que um entendimento integrado dos fenômenos meteológicos e oceanográficos é fundamental para a compreensão do sistema climático e previsão do tempo e estado do mar.

Publicidade

Artigos de Carolina Barnez

Aquecimento global aumenta a ocorrência de eventos extremos?

Estudo recente mostra que o aumento das emissões de gases do efeito estufa está relacionado com a maior ocorrência de eventos extremos. Esses eventos são ligados ao comportamento do jatos de altos níveis, que está mudando impulsionado, principalmente, pelo rápido derretimento do Ártico.

A ciência por trás da incrível imagem do buraco negro

Ontem foi divulgada em primeira mão a imagem inédita de um buraco negro. Na verdade trata-se da detecção do horizonte de eventos de um buraco negro, um feito tecnológico extraordinário. A detecção confirma a Teoria da Relatividade de Einstein e é a primeira prova concreta da existência de buracos negros.

Outro ciclone bomba nos EUA em menos de um mês

Se um ciclone bomba sob o continente é raro, imagine dois em menos de um mês. É exatamente o que está acontecendo nos EUA nessa semana. Outro ciclone bomba assola o país, causando grandes nevascas, ventos fortes, chuvas e alagamentos.

Mais um recorde de "Acqua Alta" em Veneza

Veneza teve o segundo maior nível de água registrado em Abril da história, o que deixou metade da cidade submersa. O fim da semana passada e início dessa semana foram cheio de alertas de tempo severo pela Europa, especialmente nos setores sul e oeste.

Mas afinal, o que são ciclones subtropicais?

Apesar do termo ainda ser pouco usado no Brasil, os ciclones subtropicais são sistemas que exigem atenção devido ao seu potencial dano à região costeira. Entenda um pouco mais sobre as características desse tipo de ciclone no Atlântico Sul.

O Atlântico Sul e as mudanças climáticas

Novos equipamentos oceanográficos foram instalados para o monitoramento das variações na circulação do Atlântico Sul. Essas variações podem trazer consequências que vão desde mudanças no regime de precipitação no Brasil até impactos em todo sistema climático da Terra.

Como a poluição afeta a Floresta Amazônica?

A poluição produzida em Manaus afeta o funcionamento do ecossistema Amazônico, comprometendo a fotossíntese das plantas, o balanço de energia da atmosfera e até o regime de chuvas da região.

Ciclone Tropical Idai atinge Moçambique

O ciclone tropical Idai deve chegar às províncias da costa central de Moçambique entre hoje e amanhã. Os ventos e precipitação intensos causados pela aproximação do furacão categoria 3 já deixam vítimas fatais e muitos desabrigados no país.

Ciclone bomba histórico atinge os EUA

A última tempestade do inverno atingiu os EUA nessa semana e promete entrar para a história. O desenvolvimento de um ciclone bomba no meio do continente é um evento raro e já promoveu ventos equiparáveis aos de um furacão categoria 1.

Vazamento de óleo danifica patrimônio da humanidade

Já dura um mês o vazamento de óleo que está colocando em risco as Ilhas Rennells, patrimônio natural da humanidade. O potencial dano socioambiental é grande e a Austrália foi acionada para enviar reforços nas ações de contenção.

CO2​ pode inibir formação de nuvens

O aumento da concentração de CO2 na atmosfera até um nível crítico pode inibir a formação de nuvens stratus. Estas nuvens são responsáveis por refletir parte da radiação solar que chega na Terra e sua diminuição ou ausência poderia gerar um pico de aquecimento no planeta.

A pesquisa de Mudanças Climáticas no Brasil

Com mais de uma década de existência o Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais da FAPESP tráz novos desafios para os pesquisadores. Dentro das prioridades listadas para os próximos anos estão a divulgação e a alfabetização científica da sociedade.

Duas grandes perdas na Ciências do Mar

A comunidade de cientistas do mar ficou desfalcada nesse segundo mês de 2019, com a morte de Walter Munk, o "Einstein dos Oceanos" e Wallace Broecker, o "pai" do aquecimento global. Os dois são responsáveis por grandes achados na oceanografia e áreas afins.

O legado da missão Opportunity em Marte

Após 15 anos de exploração a missão Opportunity chega ao fim. Essa missão se tornou um ícone no campo da exploração planetária, e nos mostrou Marte úmido e potencialmente habitável no passado.

O efeito da brisa marítima na Grande São Paulo

Mesmo sendo gerada a 50 quilômetros de distância e 700 m serra abaixo, no litoral paulista, a brisa marítima se propaga até São Paulo. Os efeitos da brisa marítima na região metropolitana estão principalmente associados a chuvas e dispersão de poluentes.

Buraco sob a Antártica pode acelerar seu derretimento

Cientista descobriram a existência de uma cavidade com 2/3 do tamanho de Manhattan (EUA) embaixo do Glacial Thwaites. O crescimento deste "buraco" pode contribuir de forma decisiva para o colapso de Thwaites, trazendo grande impacto no nível médio do mar no futuro.

O aquecimento dos oceanos está deixando as ondas mais fortes

Um estudo inédito mostra evidências dos efeitos do aquecimento global nas ondas de superfície do oceano. A energia das ondas está aumentando e isso precisa ser levado em conta nas análises de impacto das mudanças climáticas nas zonas costeiras.

O paradoxo da água

A água é essencial para a vida, mas a relação do homem com esse recurso é complexa. Se mantivermos as políticas de gestão atuais, a água que temos será sempre insuficiente e continuaremos vivendo a crise da água no mundo.

Bons ventos para o Brasil

O Brasil tem um potencial de geração de energia eólica de cerca de 500 GW, o que representa o triplo da potência da produção de energia nacional considerando todas as outras fontes disponíveis no país.

Engolidos pelo aumento do nível do mar

O aumento do nível do mar já ameaça a sobrevivência e cultura de diversos povos, principalmente no Pacífico. Algumas ilhas já sumiram e o efeito combinado da elevação do mar com outros fenômenos atmosféricos coloca em alerta áreas costeiras ao redor do globo.

Seguinte