Carolina Barnez

Redação / 44 artigos

Sou oceanógrafa pelo IO-USP, onde também fiz mestrado em Oceanografia Física. Sempre quis saber mais sobre o impacto do oceanos no tempo e clima da Terra, o que me motivou a entrar no doutorado em Meteorologia no IAG-USP. Meus maiores interesses estão relacionados à física dos oceanos e atmosfera e seus impactos em outros processos ambientais e nas atividades humanas. Acredito que um entendimento integrado dos fenômenos meteológicos e oceanográficos é fundamental para a compreensão do sistema climático e previsão do tempo e estado do mar.

Publicidade

Artigos de Carolina Barnez

O efeito da brisa marítima na Grande São Paulo

Mesmo sendo gerada a 50 quilômetros de distância e 700 m serra abaixo, no litoral paulista, a brisa marítima se propaga até São Paulo. Os efeitos da brisa marítima na região metropolitana estão principalmente associados a chuvas e dispersão de poluentes.

Buraco sob a Antártica pode acelerar seu derretimento

Cientista descobriram a existência de uma cavidade com 2/3 do tamanho de Manhattan (EUA) embaixo do Glacial Thwaites. O crescimento deste "buraco" pode contribuir de forma decisiva para o colapso de Thwaites, trazendo grande impacto no nível médio do mar no futuro.

O aquecimento dos oceanos está deixando as ondas mais fortes

Um estudo inédito mostra evidências dos efeitos do aquecimento global nas ondas de superfície do oceano. A energia das ondas está aumentando e isso precisa ser levado em conta nas análises de impacto das mudanças climáticas nas zonas costeiras.

O paradoxo da água

A água é essencial para a vida, mas a relação do homem com esse recurso é complexa. Se mantivermos as políticas de gestão atuais, a água que temos será sempre insuficiente e continuaremos vivendo a crise da água no mundo.

Bons ventos para o Brasil

O Brasil tem um potencial de geração de energia eólica de cerca de 500 GW, o que representa o triplo da potência da produção de energia nacional considerando todas as outras fontes disponíveis no país.

Engolidos pelo aumento do nível do mar

O aumento do nível do mar já ameaça a sobrevivência e cultura de diversos povos, principalmente no Pacífico. Algumas ilhas já sumiram e o efeito combinado da elevação do mar com outros fenômenos atmosféricos coloca em alerta áreas costeiras ao redor do globo.

Tempestade Tropical Pabuk faz estrago na Tailândia

O ano começou com grande tensão na Tailândia. A Tempestade Tropical Pabuk, primeira a receber nome em 2019, gerou muita chuva, ventos intensos, grandes ondas e alagamentos para as províncias costeiras do país.

Evite praias inadequadas à saúde

No verão nada melhor que pegar uma praia para se refrescar. Mas para evitar alguns problemas de saúde, é importate ficar atento se a praia que você frequenta está mesmo adequada para banho.

Missão Juno: o que estamos aprendendo sobre Júpiter?

Após mais de dois anos de sua chegada à Júpiter, Juno chega à metade de sua missão e completa a sua primeira cobertura global do planeta. Os dados coletados apenas na primeira metade da missão já são suficientes para reescrever todo o conhecimento que tínhamos sobre Júpiter.

Vazamento de óleo no Rio traz graves danos ambientais e socioeconômicos

O vazamento de óleo no Rio Estrela e Baía de Guanabara no último sábado, no Rio de Janeiro, coloca em risco todo ecossistema da região, especialmente espécies em período de reprodução, como os caranguejos. O principal impacto foi em manguezais e os prejuízos ambientais e socioeconômicos são grandes.

2018 já é considerado o quarto ano mais quente dos registros

Este ano mal acabou e já promete ser o quarto mais quente já registrado. Aumento do nível médio do mar, acidificação dos oceanos, redução da extensão de gelo nos polos... esse é o panorama climático de 2018 feito pela a OMM especialmente para a COP24.

2018 já é considerado o quarto ano mais quente dos registros

Este ano mal acabou e já promete ser o quarto mais quente já registrado. Aumento do nível médio do mar, acidificação dos oceanos, redução da extensão de gelo nos polos... esse é o panorama climático de 2018 feito pela a OMM especialmente para a COP24.

Concentração dos gases estufa na atmosfera atingem novo recorde

A concentração de gases do efeito estufa bateram um novo record em 2017 segundo relatório da Organização Mundial de Meteorologia. O maior alerta é que que se continuarmos aumentando as concentrações nessa velocidade será difícil manter a temperatura da Terra abaixo de 2°C.

Chuvas geram caos no ABC Paulista

No final da tarde de sexta (23) o ABC Paulista experimentou momentos de caos devido a uma chuva muita intensa. Interdição de vias, interrupção de serviços públicos, duas mortes e o desaparecimento de uma criança foram o resultado deste evento.

Tempestade de poeira causa alerta de saúde no leste da Austrália

Nos últimos dias, Sydney e toda parte leste do estado de Nova Gales do Sul foram atingidos por uma enorme tempestade de poeira que chegou a 500 km de comprimento. Apesar da tempestade ter passado, os alertas de perigo a saúde devido a má qualidade do ar permanecem e as consequências da inalação dessas partículas podem durar vários dias.

Por que devemos nos preocupar com o metano?

O metano é um gás do efeito estufa e o aumento de sua emissão agrava o aquecimento global. Porém as consequência de maiores emissões podem ser muito mais graves e irreversíveis para nosso planeta. Entenda quais são os maiores desafios da comunidade científica quando o assunto é metano.

Amazônia Azul: nossa riqueza no mar

Dia 16 de novembro é celebrado no Brasil o Dia da Amazônia Azul. Essa área é muito mais que apenas um território marinho: faz parte do nosso capital natural, com uma grande biodiversidade e recursos minerais importantes para o nosso desenvolvimento.

Correntes Oceânicas: Como o oceano se movimenta?

O oceano está em movimento constante, afetando diretamente nosso clima e ecossistemas marinhos. As correntes oceânicas podem ocorrer tanto em superfície quanto em profundidade e são essencialmente geradas pelo vento e diferenças na densidade da água do mar.

Seguinte