Dia Mundial dos Oceanos: Inovação em prol da sustentabilidade

Hoje celebramos o Dia Mundial dos Oceanos e o Dia do Oceanógrafo no Brasil! As atividades desse ano seguem o tema "Inovação para um Oceano sustentável", chamando a atenção para o investimento em novos projetos e tecnologias para uma relação mais sustentável com os recursos e ambientes marinhos.

Oceano azul
Dia 8 de Junho é o Dia Mundial dos Oceanos e Dia Nacional do Oceanógrafo.

Hoje celebramos o Dia dos Oceanos em todo o mundo. O tema desse ano é "Inovação para um Oceano sustentável", chamando a atenção para a criação de novas tecnologias, métodos, ideias e projetos em prol de uma relação mais sustentável com os recursos e ambientes marinhos. No Brasil, a data ainda ganha um significado maior: hoje também comemoramos o dia do Oceanógrafo, profissional que estuda o oceano em suas multi-disciplinaridades.

Você pode se interessar por: Todos juntos pelos oceanos

A data foi criada na reunião das Nações Unidas que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992, conhecida como RIO92. A ideia era ter um dia para a conscientização e mobilização das pessoas em prol da conservação dos oceanos. Esse imenso corpo de água está diretamente ligado ao funcionamento dos ciclos biogeoquímicos e climático do planeta. Talvez você não sinta sua presença no dia-a-dia, mas a água da chuva, água potável, tempo, clima, parte da nossa comida e até o oxigênio que respiramos é fornecido e regulado ativamente pelo oceano.

Os oceanos cobrem 70% da superfície da Terra, e mesmo assim ainda falta muito incentivo para sua exploração científica. A ciência marinha é responsável por apenas 0,04% - 4% do total de gastos com pesquisa e desenvolvimento no mundo. Estima-se que 95% dos oceanos permaneçam desconhecidos, o que faz com que milhares de espécies, processos físicos, químicos e geológicos continuem sem o nosso conhecimento. São peças ainda perdidas do quebra-cabeça do sistema Terra, que poderiam nos ajudar a entender melhor mecanismos biológicos, produzir medicamentos e tratamentos médicos, prever melhor o tempo e o clima e compreender a história do planeta.

Oceanografia e Ciências do Mar

O oceanógrafo estuda os oceanos e suas relações com outros componentes do sistema Terra, como atmosfera, criosfera e biosfera. A abordagem da oceanografia é multi-disciplinar, o que significa que este profissional é capacitado para enter o oceano de forma integral, levando em conta os processos químicos, físicos, geológicos e biológicos que um fenômeno ou ação desencadeia. Uma parte importante da oceanografia também envolve as atividades humanas e suas relações com o mar, abordando disciplinas como história, ciências sociais e economia. Existem cursos de graduação e pós-graduação em oceanografia ou oceanologia em diversos estados do Brasil e a profissão foi reconhecida oficialmente em Junho de 2008.

Cientistas do mar representam um grupo de profissionais mais abrangentes, que atua em pesquisas oceanográficas e marinhas. Além do cientista oceanógrafo, meteorologistas, geógrafos, engenheiros, veterinários, biólogos, químicos, geólogos, físicos, entre outros, contribuem massivamente com a construção do conhecimento sobre os oceanos. A ciência do mar é tão abrangente e imensa quanto seu objeto de estudo, o oceano, e é cada vez mais beneficiada pela interdisciplinaridade.

Fique atento às novas descobertas, e apoie os cientístas e a construção de um mundo mais conectado com o oceano. Durante todo mês está acontecendo o desafio "30 Dias pelos Oceanos" no instagram da Rede Colaborativa Nós Pelos Oceanos (@nospelosoceanos), criada por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos (PGSISCO) da Universidade Federal do Paraná. Participe, aprenda e se divirta!