A Superlua começa hoje!

Aproveite a quarentena e aprecie a Superlua que enfeitará o céu nos próximos dias. Reunimos aqui algumas explicações e dicas para você aproveitar melhor a Superlua mais brilhante de 2020.

Superlua
Entre hoje e quinta-feira será possível vislumbrar a Superlua a partir do pôr do Sol.

Entre hoje, terça-feira (8), e a noite de quinta-feira (9) o nosso céu estará com um enfeite mais que especial. A chamada Superlua Rosa iluminará o céu durante as próximas noites, com seu ápice na quarta-feira (8). Fiquem atentos nas dicas dos astrônomos para desfrutar desse lindo presente nessa quarentena.

A Superlua ocorre pela combinação de dois fatores astronômicos: quando nosso satélite natural atinge a posição em sua órbita mais próxima à Terra, chamado perigeu; e quando a Lua está na fase cheia. Nesse período o tamanho e brilho da Lua parecem maiores e por isso chamamos de Superlua. Isso acontece porque a órbita da Lua ao redor da Terra não é uma circunferência perfeita, e sim uma elipse. Dessa forma, em alguns momentos ela pode estar mais próxima ou mais distante da Terra.

Já tivemos duas Superluas esse ano, nos dias 9/2 e 9/3, e teremos mais uma além dessa, no dia 7/5.No entanto, a Superlua dos próximos dias será a mais brilhante de 2020, porque a distância será menor entre e a Terra será menor. Os especialistas recomendam olhar para o Leste após o pôr do Sol para ver o fenômeno. Lembrando que o Leste fica na direção justamente oposta ao pôr do Sol.

No twitter, a astrônoma e comunicadora científica Geisa Pontedivulgou que essa Superlua será visível no Brasil e deu dicas para aproveitar esse belo evento respeitando a quarentena. Segundo a especialista, se a vista da sua casa não dá para Leste, você poderá ver a Superlua no começo da madrugada. Com certeza vale a pena ficar acordado(a) pra ver esse espetáculo a olho nú!

Por que Superlua Rosa?

O termo que está sendo usado em alguns meios de comunicação para esse evento de Superlua não tem nenhuma relação com sua cor. Pois é, a Superlua das próximas noites não será rosa! Trata-se de uma tradução que fizeram do nome que está sendo usado nos Estados Unidos, "Superpink Moon". O termo faz referência à cor de uma flor silvestre que floresce nesse época do ano, marcando o início da primavera no Hemisfério Norte.