Formação de um ciclone extratropical intenso no litoral Sul do Brasil

Entre hoje e amanhã teremos a formação de um ciclone extratropical próximo ao litoral sul do país. Essa será a primeira tempestade da temporada outono-inverno no Atlântico Sul e trará chuvas, ventos fortes, agitação marítima e ocorrência de ressacas para às regiões Sul e Sudeste.

Tempestade e mar agitado
O ciclone extratropical trará chuva, ventos fortes, agitação marítima e ressacas ao litoral sul e sudeste do país.

Entre a noite de hoje e a manhã de quinta-feita (2/4) teremos a formação de um ciclone extratropical nas proximidades do litoral do Uruguai e Sul do Brasil. Esse sistema de baixa pressão é a primeira tempestade da temporada outono-inverno no Atlântico Sul e trará ventos forte e chuva ao sul e sudeste do país. Além disso, são esperadas agitação marítima e ressacas moderadas a fortes no litoral.

Área de formação

A ciclogênese desse sistema ocorrerá em uma região já conhecida por seu potencial de formação de ciclones extratropicais. Lembrando que o termo ciclogênese se refere ao processo de formação e intensificação de um ciclone. A região entre 30ºS e 40ºS, que inclui Uruguai, Sul do Brasil e o oceano adjacente é famosa por ter as condições atmosféricas que favorecem o desenvolvimento de um sistema de baixa pressão (ciclone).

Esta região de geração de ciclones é principalmente ativa durante o inverno, quando os gradientes horizontais de temperatura são intensificados no Hemisfério Sul e contribuem para o aumento da instabilidade baroclínica, que é considerada o principal mecanismo de formação de ondas frontais que são origem aos ciclones extratropicais.

Além do aumento do gradiente de temperatura hemisférico, outros fatores contribuem para o formação de ciclones extratropicais nessa região. A presença da Cordilheira dos Andes, com sua elevada altitude, ajuda a "perturbar" as correntes de jato, gerando ondas no fluxo, ou amplificando ondas pré-existentes. Também, a proximidade do oceano, como fonte de calor e umidade, contribue para a alimentar esses sistemas, os tornando mais intensos.

Ciclogênese bomba

Alguns modelos prevem para este ciclone uma queda de pressão central de mais de 24 hPa em 24 horas, o que configura uma ciclogênese bomba. A rápida intensificação do ciclone acontece sobre o oceano. A frente fria associada ao ciclone favorecerá precipitações generalizadas na quinta (2) nos três estados do sul do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na sexta (4) a frente-fria deve atingir o sudeste trazendo chuvas fortes para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A Marinha do Brasil emitiu avisos de mau tempo para todo setor que abrange o litoral sul e sudeste. Os alertas, emitidos entre ontem e hoje, estão vigentes de quinta (2) a domingo (5). Os ventos na região costeira podem variar de 50 a 74 km/h com rajadas. Também, segundo o boletim da Marinha, as ondas podem variar de 3 a 5 m de altura, com possibilidade de ocorrencia de ressacas. Acompanhe as atualizações doa avisos da Marinha do Brasil aqui.