ZCAS trará chuvas intensas para as 5 regiões do Brasil e mais de 200 mm até a próxima semana

Grande parte do Brasil registrará chuvas intensas e frequentes ao longo dos próximos dias, com possibilidade de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em estados de todas as cinco regiões do país.

Fotografia de uma pancada de chuva sobre área florestal.
Vários estados do Brasil registrarão chuvas intensas e frequentes ao longo dos próximos dias, com possibilidade de alagamento, enchente e deslizamento de terra.

Esta tem sido uma semana bastante agitada no Brasil. No início da semana, um ciclone extratropical se formou sobre a região Sul, causando chuvas fortes e rajadas severas de vento no Sul e no Sudeste do Brasil.

Sobre a região onde atuava a frente fria associada a este ciclone, está se formando um rio atmosférico, carregando umidade da Amazônia em direção ao centro-sul do Brasil e impulsionando a formação de chuvas intensas no país.

Agora, esse rio atmosférico - uma região de transporte e convergência de umidade - se transformará, gradualmente, num novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) - um sistema conhecido por causar chuvas intensas e frequentes sobre o país.

Ao longo dos próximos dias, a ZCAS será capaz de ocasionar chuvas intensas em uma porção gigantesca do país, que compreende todas as cinco regiões do país - chuvas essas que já se iniciaram nessa sexta-feira (12) e vão continuar ao longo deste fim de semana.

Previsão de probabilidade de chuva no Sábado durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva no Sábado durante a tarde mostra que o rio atmosférico trará condições para formação de chuvas fortes sobre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Confira abaixo a previsão para os próximos dias, quando chuvas vão se formar em praticamente todos as regiões do país - exceto parte do Nordeste.

ZCAS formará tempestades intensas e frequentes

Ao longo deste final de semana, pancadas de chuva vão se formar, durante a tarde e a noite, numa grande porção do país que compreende os seguintes estados:

  • Região Sul: Paraná (tempestades severas) e parte de Santa Catarina;
  • Região Sudeste: São Paulo (tempestades severas), Minas Gerais, Rio de Janeiro e parte do Espírito Santo;
  • Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Goiás, DF e Mato Grosso do Sul (pancadas localizadas);
  • Região Norte: Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Amapá (chuvas intensas), Tocantins e Roraima (pontos localizados);
  • Região Nordeste: Maranhão, oeste do Piauí e oeste da Bahia (pontos localizados).
Previsão de acumulados totais de chuva até a próxima quarta-feira.
Previsão de acumulados totais de chuva até a próxima quarta-feira mostra que os estados mais afetados serão o PR, SP e MS - onde os volumes de chuva chegam perto dos 250 mm.

Como é possível observar no mapa acima, os acumulados de chuva mais intensos serão registrados entre o extremo norte de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo - Onde há risco alto de alagamentos, enchentes em rios, deslizamentos de terra e queda de árvores e objetos altos (como placas, letreiros e torres de transmissão de energia).

Enquanto, nos demais estados, os acumulados chegam a no máximo 100 mm de chuva até a quarta-feira (17), em SP, PR, norte de SC e MS, os acumulados podem chegar a valores altíssimos, próximos dos 250 mm totais de chuva.

Conforme a ZCAS se solidifica ao longo da semana, as pancadas de chuva vão continuar atingindo estes estados mesmo após a quarta-feira, fazendo com que a semana seja muito chuvosa numa porção gigantesca do país.

Previsão de anomalias de chuva entre os dias 15 e 22 de Dezembro (modelo ECMWF).
Previsão de anomalias de chuva entre os dias 15 e 22 de Dezembro (modelo ECMWF) mostra as áreas onde a ZCAS manterá a semana altamente chuvosa e os acumulados acima da média.

Ao longo da semana que vem, a ZCAS pode ainda se deslocar para norte, passando a causar as pancadas de chuva mais intensas em outros estados do Sudeste e do Centro-Oeste. Os acumulados totais podem atingir volumes ainda maiores, que podem chegar perto dos 300 mm de chuva em estados como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.

A única exceção são os estados restantes do Nordeste (leste da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, norte do Piauí) e também o Rio Grande do Sul, onde a chance de chuvas é baixa e o tempo permanecerá predominantemente firme, aberto e seco ao longo da próxima semana.