ZCAS trará chuvas intensas para as 5 regiões do Brasil e mais de 200 mm até a próxima semana
Grande parte do Brasil registrará chuvas intensas e frequentes ao longo dos próximos dias, com possibilidade de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em estados de todas as cinco regiões do país.

Esta tem sido uma semana bastante agitada no Brasil. No início da semana, um ciclone extratropical se formou sobre a região Sul, causando chuvas fortes e rajadas severas de vento no Sul e no Sudeste do Brasil.
Sobre a região onde atuava a frente fria associada a este ciclone, está se formando um rio atmosférico, carregando umidade da Amazônia em direção ao centro-sul do Brasil e impulsionando a formação de chuvas intensas no país.
Ao longo dos próximos dias, a ZCAS será capaz de ocasionar chuvas intensas em uma porção gigantesca do país, que compreende todas as cinco regiões do país - chuvas essas que já se iniciaram nessa sexta-feira (12) e vão continuar ao longo deste fim de semana.

Confira abaixo a previsão para os próximos dias, quando chuvas vão se formar em praticamente todos as regiões do país - exceto parte do Nordeste.
ZCAS formará tempestades intensas e frequentes
Ao longo deste final de semana, pancadas de chuva vão se formar, durante a tarde e a noite, numa grande porção do país que compreende os seguintes estados:
- Região Sul: Paraná (tempestades severas) e parte de Santa Catarina;
- Região Sudeste: São Paulo (tempestades severas), Minas Gerais, Rio de Janeiro e parte do Espírito Santo;
- Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Goiás, DF e Mato Grosso do Sul (pancadas localizadas);
- Região Norte: Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Amapá (chuvas intensas), Tocantins e Roraima (pontos localizados);
- Região Nordeste: Maranhão, oeste do Piauí e oeste da Bahia (pontos localizados).

Como é possível observar no mapa acima, os acumulados de chuva mais intensos serão registrados entre o extremo norte de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo - Onde há risco alto de alagamentos, enchentes em rios, deslizamentos de terra e queda de árvores e objetos altos (como placas, letreiros e torres de transmissão de energia).
Conforme a ZCAS se solidifica ao longo da semana, as pancadas de chuva vão continuar atingindo estes estados mesmo após a quarta-feira, fazendo com que a semana seja muito chuvosa numa porção gigantesca do país.

Ao longo da semana que vem, a ZCAS pode ainda se deslocar para norte, passando a causar as pancadas de chuva mais intensas em outros estados do Sudeste e do Centro-Oeste. Os acumulados totais podem atingir volumes ainda maiores, que podem chegar perto dos 300 mm de chuva em estados como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.
A única exceção são os estados restantes do Nordeste (leste da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, norte do Piauí) e também o Rio Grande do Sul, onde a chance de chuvas é baixa e o tempo permanecerá predominantemente firme, aberto e seco ao longo da próxima semana.