Formação de ZCAS, tempestades e quase 200 mm deixam em alerta o fim de semana; veja as áreas em risco

O final de semana irá contar com a formação de um novo evento de ZCAS. Há previsão de tempestades e acumulado de chuva ficam próximos a 200 mm o que deixa regiões em alerta.
- Veja também: Chuvas intensas e tempestades voltam a deixar alertas nas 5 regiões nesta sexta, 12; confira
Uma área de baixa pressão, situada próxima ao Paraguai, se alongou e irá se desprender ao longo das próximas horas. O sistema irá atuar sobre os estados paranaense e catarinense nesta sexta-feira (12) e provocar chuvas intensas e tempestades em áreas da Região Sul ao longo do dia.
Com as características de persistência, um corredor de umidade associado a uma baixa pressão e volumes significativos teremos a classificação de um novo evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Final de semana com chuvas intensas e tempestades
Nas primeiras horas deste sábado (13), as chuvas estarão intensas sobre o estado do Paraná e também em parte de Santa Catarina. O sistema de baixa pressão segue avançando em direção ao Atlântico, mas antes trará chuvas intensas aos estados da Região Sul.

Há riscos de transtornos, uma vez que nesta sexta-feira (12) as chuvas previstas são fortes em boa parte dos dois estados. Neste sábado (13), as chuvas virão acompanhadas de trovoadas, descargas elétricas e chances de tempestades na região.
Até o final da manhã, as chances de tempestades aumentam e formam uma faixa entre o norte de Santa Catarina e o sul do Mato Grosso do Sul, com chuvas intensas, riscos de descargas elétricas e possíveis transtornos.

Além do Paraná, o estado de São Paulo e extremo sul de Minas Gerais sentem os efeitos da presença da frente fria, com aumento das chuvas sobre todo o território paulista e na porção mineira. As chuvas intensas ocorrem com maior intensidade na Região Metropolitana de São Paulo e região de Campinas.
No decorrer da tarde, as chuvas se espalham por todo o Brasil Central, deixando vários municípios em alerta devido à possibilidade de tempestades e volumes elevados. Ao longo da noite, as chuvas diminuem, mas o céu permanece encoberto.

A primeira metade do domingo (14) será com tempo totalmente fechado e com chuvas moderadas a fortes em grande parte do Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais. No Centro-Oeste, o corredor úmido provoca chuvas sobre o Mato Grosso e pontos isolados de Goiás.
Os alertas de chuvas intensas e tempestades devido à formação da ZCAS se alastram pelo domingo (14). Durante a tarde e à noite, os riscos de transtornos e tempestades são elevados.

No mapa é possível observar a extensão da ZCAS, que proporciona chuvas intensas até o Mato Grosso, deixando vários municípios sob o risco de tempestades severas. Ao longo da noite, as chuvas contínuas permanecem atuando sobre o Triângulo Mineiro, regiões centro e leste de Minas Gerais.
Precipitação acumulada se aproxima de 200 mm
As chuvas deste final de semana serão muito volumosas sobre áreas do Paraná, Santa Catarina, sul do Mato Grosso do Sul e sudoeste de São Paulo. Com as chuvas ocorrendo de forma persistente ao longo de alguns dias, a previsão mostra pontos onde os acumulados podem se aproximar de 200 mm até este domingo (14). Veja a lista com algumas cidades:
- Terra Roxa/PR - 183 mm
- Taquarussu/MS - 140 mm
- Sandovalina/SP - 111 mm
- Campo Alegre/SC - 100 mm
Na porção central do Mato Grosso do Sul, as chuvas também terão volumes expressivos, superando os 90 mm na região de Aquidauana/MS e de Dourados/MS.

Em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, as chuvas serão intensas, mas os volumes previstos são menores. No estado paulista, por exemplo, os volumes variam entre 25 mm em São Paulo/SP e 85 mm em Itu/SP.
Na faixa que se estende entre o Rio de Janeiro e o leste do Mato Grosso, o acumulado pode chegar aos 50 mm, como nos casos de Nova Xavantina/MT, Cristalina/GO e Juiz de Fora/MG.