Variação de até 16°C vai marcar o centro-sul nesta quarta 18; confira as regiões com maior amplitude

Duas estações no mesmo dia: manhãs de inverno e tardes de verão. A grande amplitude térmica é uma característica marcante da primavera.

O predomínio de céu claro, sem nuvens, favorece o aumento da amplitude térmica.
O predomínio de céu claro, sem nuvens, favorece o aumento da amplitude térmica.

A amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima durante um dia. Esta semana uma massa de ar frio está atuando no centro-sul do Brasil e há previsão de temperaturas mínimas marcantes, com “cara de inverno”.

De acordo com as estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), na manhã de hoje (18) já foram registradas temperaturas abaixo de 10°C no sul do Rio Grande do Sul:

  • Aceguá: 9,6°C
  • Herval: 9,9°C

Outras seis cidades na região registraram valores mínimos entre 10°C e 11°C. Porém, enquanto as temperaturas mínimas devem se manter frias no centro-sul do país ao longo da semana, as máximas irão subir, podendo alcançar os 30°C na quarta-feira (19). A amplitude térmica pode ser maior do que 15°C em algumas localidades. Confira os detalhes.

Manhãs de inverno e tardes de verão: amplitude térmica de primavera

Ainda na tarde de hoje (18), os termômetros podem alcançar 27°C em Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do Rio Grande do Sul. A cidade, que amanheceu com apenas 11,2°C às 6h, pode experimentar uma amplitude de quase 16°C no decorrer do dia.

Na quarta-feira (19), as temperaturas mínimas serão essencialmente abaixo dos 15°C em todo o centro-sul do Brasil, abrangendo os estados:

  • Rio Grande do Sul (exceto pela faixa central)
  • Santa Catarina (áreas abaixo de 10°C)
  • Paraná (áreas abaixo de 10°C)
  • Mato Grosso do Sul (exceto pela porção noroeste)
  • São Paulo (áreas abaixo de 10°C)
  • Minas Gerais (áreas abaixo de 10°C)
  • Rio de Janeiro (apenas na serra, divisa com Minas Gerais, abaixo de 10°C)

As menores mínimas estão previstas para a Serra Catarinense e na Serra da Mantiqueira (entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), onde as terras mais elevadas podem registrar 7°C durante o amanhecer.

Previsão de temperatura mínima nesta quarta-feira (19), de acordo com o ECMWF.
Previsão de temperatura mínima nesta quarta-feira (19), de acordo com o ECMWF.

Durante a tarde, porém, as temperaturas mais amenas ficam restritas às terras mais elevadas:

  • Serra Gaúcha e Catarinense
  • Serra da Mantiqueira, Serra do Mar e Serra do Rio de Janeiro (todas no Sudeste)

As regiões litorâneas imediatamente a leste dessas áreas citadas também terão temperaturas amenas, com máximas entre 15°C e 22°C.

Nas demais áreas, porém, os termômetros sobem substancialmente, podendo alcançar 30°C em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Previsão de temperatura máxima nesta quarta-feira (19), de acordo com o ECMWF.
Previsão de temperatura máxima nesta quarta-feira (19), de acordo com o ECMWF.

Na região de Três Passos, no Noroeste do Rio Grande do Sul, a amplitude térmica será de 15°C nesta quarta-feira (19), com mínima de 14°C e máxima de 29°C. O mesmo deve ocorrer em outras regiões, como por exemplo entre Rodeio e Blumenau, leste de Santa Catarina, onde as máximas se aproximam dos 30°C após um amanhecer entre 15°C e 16°C.

Em Ribas do Rio Pardo, na Região Metropolitana de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a amplitude térmica alcançará 16°C: previsão de temperatura mínima de 14°C e máxima de 30°C nesta quarta-feira (19).

Ou seja, enquanto pela manhã a sensação será de frio, à tarde o calor vai predominar. A tendência é que este padrão se mantenha no decorrer da semana.

Essas variações de temperatura podem causar grande desconforto térmico, além de aumentar o estresse no organismo enquanto o corpo regula a temperatura. As consequências variam desde o desconforto até o aumento de doenças respiratórias e risco cardiovascular.