Umidade se organiza melhor e chuvas volumosas atingem o CO e o SE

Mesmo com um padrão ainda isolado a persistência da ocorrência das chuvas podem proporcionar volumes próximos de 100 mm no Brasil Central até meados desta semana. Na Sul, a chance de chuva é baixa e as temperaturas se mantêm elevadas em boa parte da Região.

período úmido, tempo severo
Chuvas se tornam mais abrangentes e levam potencial para temporais e chuvas volumosas para o Brasil Central.

Mesmo com a diminuição das abrangência das chuvas ao longo do fim de semana, foram registrados volumes expressivos de 61,8 mm em Patrocínio, no Triângulo Mineiro, e próximos de 30 mm no norte de Minas Gerais, no sudeste de Goiás, nordeste do Mato Grosso e na região do Pantanal.

Para esta semana, as chuvas melhoram a sua abrangência levando potencial de acumulados próximos de 80 mm em 72 horas no Brasil Central.

Destaque e alertas até meados da semana

Nesta segunda-feira (19), a massa de ar mais frio, que está no oceano, continua a atuar e a transportar uma ar mais frio, mas, principalmente, umidade no leste das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, favorecendo para um tempo nublado e chuva fraca e isolada ao longo do dia desde a faixa leste de Santa Catarina até o oeste da Bahia, sendo na região de Salvador, com potencial para chuvas de moderada a forte intensidade pela manhã.

No interior do Sudeste, no Centro-Oeste, no sul de Tocantins e no oeste da Bahia, pela manhã o sol aparece entre nuvens e há possibilidade de chuvas isoladas de fraca intensidade em Goiás, no Triângulo Mineiro e no norte de São Paulo.

Já no período da tarde, uma região de cavado no Brasil Central ganha intensidade e uma banda de nebulosidade e de instabilidades se forma desde o oeste do Amazonas até o estado de São Paulo. As chuvas intensas ocorrem de forma isolada, mas com maior abrangência em relação ao que foi observado na semana anterior. Potencial para temporais no norte paulista, Triângulo Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, centro-sul de Goiás, norte do Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso.

Na terça-feira (20), as condições são bastante semelhantes, porém as chuvas isoladas da manhã podem ocorrer com moderada intensidade entre o norte paulista, sul goiano e o centro-oeste de Minas Gerais. No período da tarde, as chuvas perdem abrangência e o núcleo com potencial maior de tempestades se desloca um pouco, abrangendo agora o norte de São Paulo, o norte do Mato Grosso do Sul, sudoeste do Mato Grosso e Centro-Sul de Goiás. No Triângulo Mineiro, as chuvas ainda podem ocorrer com moderada intensidade e no leste paulista, principalmente na região metropolitana de São Paulo, há alerta de temporais à partir do meio da tarde.

Na Região Sul, devido à atuação de frente fria no Uruguai, o escoamento passa a ser de quadrante norte, favorecendo o aumento das temperaturas e para à sensação de abafamento ao longo do dia, principalmente no Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira (21), as chuva se tornam mais isoladas e se restringem mais ao estado de Minas Gerais. Previsão de chuvas isoladas de fraca intensidade pela manhã em todo o território mineiro, norte paulista e centro-sul goiano. A partir do meio da tarde, as pancadas na forma temporais atingem essas mesmas regiões, se estendendo para o Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e, como sempre, para o norte do Mato Grosso do Sul, oeste e sul do Mato Grosso.

Já no Sul, aumento da nebulosidade no Centro-Sul e leste do Rio Grande do Sul e diminuição no restante da região, com temperaturas elevadas e sensação de calor. Baixo potencial de chuva, que se ocorrer será de forma fraca no leste gaúcho.