Umidade do ar atinge níveis críticos em 15 estados e pode ser comparado com desertos do mundo; confira
Previsão de baixa umidade do ar deixa 15 estados brasileiros em alerta. Teor fica abaixo de 20% e é comparado com níveis registrados nos desertos espalhados pelo mundo.
- Veja também: Raro Aquecimento Estratosférico sobre a Antártica afeta as chuvas no Brasil nas próximas semanas; entenda

Há algumas semanas o Brasil vem registrando baixos valores de umidade relativa do ar e, neste domingo (14) não foi diferente. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) algumas estações registraram o índice abaixo de 15%, veja a lista a seguir:
- Paraúna/GO - 11%
- Iporá/GO - 12%
- Distrito de Delfino (Umburanas/BA) - 10%
A previsão para hoje (15) e amanhã (16) é que a umidade relativa do ar permaneça muito baixa e alcance valores próximos ao que é registrado nos desertos espalhados pelo mundo. Confira os estados atingidos pela baixa umidade do ar:
- Paraná - Norte e noroeste do estado
- São Paulo - porção oeste
- Minas Gerais - oeste e noroeste mineiro
- Mato Grosso do Sul - área leste
- Mato Grosso - leste do estado
- Goiás
- Bahia - oeste baiano
- Pernambuco - oeste do estado
- Paraíba - porção oeste
- Rio Grande do Norte - centro-oeste do estado
- Ceará - regiões centro e oeste
- Piauí
- Maranhão
- Pará - sudoeste do estado
- Tocantins
A seguir, veja a previsão do índice de umidade do ar com maiores informações para esta terça-feira (16) na sua região.
Centro-Oeste: GO, MT e MS em alerta de baixa umidade
A presença de uma circulação anticiclônica nas camadas mais elevadas da atmosfera promove a ausência de nuvens sobre o Centro-oeste do Brasil, parte do Sudeste, Norte e Nordeste, além de alimentar as altas temperaturas e a pouca presença de umidade relativa do ar.

Esta configuração ainda se encontra em atuação em boa parte do país e, nesta segunda (15) e terça-feira (16), a condição é de que o movimento anticiclônico permaneça. Desta maneira, o modelo de previsão do tempo indica que a umidade relativa do ar vá alcançar valores preocupantes em Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Por volta das 15h, horário aproximado em que é alcançado o nível mais baixo de umidade do ar, em Goiás, o teor varia entre 13% (sul do estado) e 23% (norte do estado).
Nos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso a situação é um pouco melhor, mas ainda preocupante, com índices que variam entre 15% e 42% no Mato Grosso do Sul e de 15% a 78% no Mato Grosso.

Sobre o estado mato-grossense, os ventos de norte levam umidade da região amazônica para o oeste do território, o que traz um pouco de alívio na qualidade do ar. Mas, não trazem tanto alívio para as temperaturas. Nas capitais Campo Grande/MS e Cuiabá/MT, as máximas superam os 36°C.
Em áreas pontuais dos três estados a temperatura fica próxima de 40°C, caso de Rondonópolis/MT (38°C), Jussara/GO (38°C) e Cassilândia/MS (39°C).
Sudeste e Sul: PR, SP e MG em atenção
Um grande contraste na umidade do ar pode ser observado entre o extremo sul do Brasil e o norte do Paraná. Enquanto que mais ao sul a previsão indica umidade superior a 60%, municípios do norte paranaense sofrem com a baixa umidade e qualidade do ar. Em Maringá/PR, por exemplo, o índice chega aos 29% e aos 26% em Colorado/PR.

A situação segue complexa sobre o oeste e noroeste paulista e mineiro. Na última semana, algumas estações registraram índices abaixo de 10%, o que deixa em alerta crítico, devido a baixa qualidade do ar e o ar extremamente seco.
O início da semana, segunda (15) e terça (16), contará com teor abaixo de 20% em muitas cidades de São Paulo e Minas Gerais. Em Araçatuba/SP, umidade próxima a 19%, no entanto, a situação é mais crítica na divisa entre os dois estados. Nessa região, a umidade varia entre 15% e 19%.

Além da baixa umidade e da qualidade do ar em níveis alarmantes, o calor também se faz presente nessas áreas. Nesta segunda (15) e terça-feira (16), a máxima alcança os 38°C no oeste de São Paulo e Minas Gerais. No norte paranaense, as temperaturas chegam aos 34°C.
Nordeste e Norte: baixa umidade e altas temperaturas
A região norte também terá umidade baixa, os estados mais afetados são Pará (sudoeste do estado) e o Tocantins (em sua totalidade). A umidade relativa do ar no estado paraense fica próxima de 23%, enquanto que no Tocantins a situação é mais crítica. Em diversos pontos do estado o índice será inferior a 15%.

Não muito longe dessa região, os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia também irão se preocupar com os baixos níveis de umidade desta segunda (15) e terça-feira (16). Os maiores valores da região se concentram no litoral com o transporte de umidade vindo do oceano.
As temperaturas ficam acima dos 34°C na região. Em Barreiras/BA, máxima prevista de 35°C para hoje (15) e amanhã (16). As maiores temperaturas previstas ocorrem no Tocantins, onde os termômetros superam os 37°C no decorrer das tardes.