Umidade aumenta no Brasil Central e massa de ar polar consegue avançar

Devido a atuação de frente fria, chuvas intensa ainda podem ocorrer no Centro-Sul. Destaque também para o avanço de uma massa de ar polar que volta a derrubar as temperaturas em boa parte do país.

Previsão de chuva e frio
Ainda há previsão de chuvas volumosas no Centro-Sul. Massa de ar polar consegue avançar e derrubas as temperaturas em boa parte do país.

Nesta quarta-feira (13), o processo de formação de uma frente fria mantém o tempo instável no Centro-Sul, com chuvas de moderada à forte intensidade ocorrendo pela manhã sobre o norte do Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina, norte do Paraná, oeste de São Paulo, norte e leste do Mato Grosso do Sul.

Durante a tarde a tendência é que as chuvas continuem de forma intensa e se espalhem pelas demais regiões catarinenses, sul e oeste do Paraná. Alerta para chuvas volumosas e potencial para transtornos no norte gaúcho, sul e oeste catarinense, norte e noroeste paulista e no Mato Grosso do Sul.

Devido ao desenvolvimento do sistema frontal e ao seu deslocamento para o oceano e para norte, uma massa de ar polar, na sua retaguarda, passa a atuar no Sul do Brasil provocando queda das temperaturas a partir do fim do dia e sensação de frio durante à noite e madrugada no Rio Grande do Sul, meio-oeste de Santa Catarina e Centro-Oeste do Paraná.

Destaques e alertas para a quinta e sexta-feira

Na quinta-feira (14), a frente fria atua sobre a Região Sudeste, provocando mais nebulosidade do que chuva sobre o Brasil Central. Tempo nublado e frio desde o leste catarinense até a porção central de Minas Gerais e oeste do Mato Grosso. As chuvas mais intensas ocorrem pela manhã no norte do Mato Grosso do Sul e no sul mato-grossense. No leste de São Paulo, chove com fraca intensidade ao longo do dia.

Já no Rio Grande do Sul, meio-oeste de Santa Catarina, centro-sul e oeste do Paraná, o tempo firme predomina com sensação de frio ao longo do dia e formação de geada fraca somente na região da Campanha Gaúcha.

Na sexta-feira (15), a frente fria apesar de se deslocar mais para norte se mantém atuante sobre o Sudeste. Tempo nublado e frio em boa parte da Região, com chuva volumosa no início da manhã no norte do Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais e sul do Espírito Santo. Ao longo do dia, sem previsão de chuva significativa, somente, no período da noite e na madrugada, quando há alerta para elevados volumes de chuva no nordeste mineiro e no território capixaba.

A massa de ar polar também consegue se deslocar mais para noite e atuar em boa parte do Centro-Sul, com tempo firme predominando em toda a Região Sul, centro e oeste de São Paulo, no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso. Sensação de frio ao longo do dia e formação de geada fraca no norte e nordeste gaúchos e na Serra Catarinense.