Última semana de Outubro será marcada por chuvas em todo o Brasil

Na metade norte do país, as chuvas continuam a ocorrer em forma de pancadas isoladas. Já na outra metade, a chegada de uma frente fria a partir do meio da semana provoca chuvas mais volumosas em todo o Centro Sul.

Semana com pancadas de chuva em boa parte do Brasil e chegada de uma nova frente fria na Região Sul.

No início dessa semana o ciclone extratropical já se encontra bastante afastado no oceano. No entanto, a frente fria associada a este sistema provoca pancadas de chuva isoladas de moderada à forte intensidade na metade norte do país, mais concentradas nesta segunda (29) e terça-feira (30). As áreas mais atingidas pelas chuvas são a metade norte do Mato Grosso, norte de Goiás e de Minas Gerais, o estado da Bahia, Tocantins, Pará e Rondônia. No leste baiano e no norte Mineiro, o tempo fica bastante nublado com chuva ocorrendo ao longo do dia, alternando com períodos de melhoria.

Na quarta-feira (31) as chuvas se tornam mais isoladas no Centro-Norte, diminuindo de intensidade no leste da Bahia. Isso devido à formação de uma frente fria no sul do Brasil, que provoca chuva ao longo do dia no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul, leste e oeste do Paraná. Há risco para temporais entre a manhã e a tarde no noroeste gaúcho e no oeste dos demais estados.

Previsão do acumulado de chuva referente à toda a semana, segundo o modelo ECMWF.

Na quinta-feira (01) a frente fria avança para norte, mas ainda se mantém sobre a Região Sul. O tempo fica firme em boa parte do Rio Grande do Sul, com chuva fraca no nordeste do estado. Em Santa Catarina e Paraná, a previsão é de chuva ao longo do dia, com redução a partir do fim da tarde. Já no Centro-Oeste e Sudeste o dia começa com predomínio de tempo firme. A partir da tarde, devido ao deslocamento do sistema frontal, o tempo muda em São Paulo, no Rio de Janeiro, na metade sul de Minas Gerais e em todo o Centro-Oeste, com a ocorrência de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade.

A partir de sexta-feira (02) a frente fria avança mais para norte e se afasta para o oceano, mas mesmo assim, contribui para chuvas mais abrangentes no norte no norte do país. No fim de semana a tendência é de retorno das chuvas em toda a Região Sul.