Terça-feira com aumento das chuvas e do risco de tempestades: INMET emite alertas de perigo potencial

INMET emite alertas chuvas intensas para as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do país devido ao avanço da frente fria. O sistema vai provocar chuvas e aumento nos riscos de chuvas intensas.

    No decorrer do final de semana a frente fria avançou sobre os estados do Sul do Brasil onde provocou chuvas na região e causou a queda nas temperaturas. Finalmente, a onda de calor que estava sobre a área terminou o que trouxe alívio aos moradores. Em São Borja/RS, por exemplo, a máxima registrada na tarde deste domingo (09) foi de 26,3°C.

    Frente fria segue avançando pelo Brasil e provoca aumento das chuvas e riscos de tempestades. Os estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Paraná estão sob alerta laranja, de acordo com o INMET.

    Além das quedas nas temperaturas, a frente fria promoveu chuvas de maneira mais uniforme sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. De acordo com as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) algumas cidades registraram volumes maiores que 50 mm nas últimas 72 horas :

    • Guabiruba/SC - 72,6 mm
    • Canela/RS - 56,8 mm
    • Itajaí/SC - 52 mm
    • Canoas/RS - 51,6 mm

    Para esta terça-feira (11) o INMET emitiu alerta amarelo de potencial para chuvas intensas para todo o estado do Mato Grosso do Sul, boa parte do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro além do sul de Minas Gerais.

    Mapa do INMET destaca as regiões em alerta para chuvas intensas nesta terça-feira (11).
    Mapa do INMET destaca as regiões em alerta para chuvas intensas nesta terça-feira (11).

    A seguir a previsão do tempo com mais detalhes para estas áreas que estão sob alerta.

    Terça-feira com riscos de tempestades para Sul e Sudeste

    De acordo com o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com entre a madrugada e a manhã de terça-feira (11) as chuvas poderão ocorrer com intensidades que variam de moderadas a fortes em diversos pontos do Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná e Santa Catarina. Entre as cidades que podem registrar chuvas logo pela manhã estão Cascavel/PR, Chapecó/SC e Bonito/MS.

    O estado de São Paulo também possui chances de chuvas no início do dia, contudo, as chuvas serão com fraca intensidade e de maneira bem rápida, a exemplo disso temos previsão de chuva para a cidade de Presidente Prudente/SP.

    Mapa de probabilidade de chuva para a tarde de terça-feira (11), de acordo com o modelo de confiança da Meteored.
    Mapa de probabilidade de chuva para a tarde de terça-feira (11), de acordo com o modelo de confiança da Meteored.

    Durante a tarde as chuvas se espalham pelo Sul e Sudeste do Brasil. Ainda no período vespertino, com o aumento das temperaturas e a alta presença de umidade na atmosfera, a propagação de instabilidade ganha força e traz consigo as chances de chuvas intensas e de tempestades.

    Áreas do norte do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e do Paraná, oeste e sul do Mato Grosso do Sul, leste de São Paulo e algumas regiões do Sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, tem previsão de chuvas mais fortes para a tarde de terça-feira (11). A capital São Paulo pode registrar transtornos, bem como outras cidades do interior paulista e paranaense como: São José dos Campos/SP, Ponta Grossa/PR e Cascavel/PR.

    Por isso a maioria dessas regiões encontram-se sob perigo potencial de chuvas intensas, onde há possibilidade de chuva de até 50 mm/dia com ventos intensos que podem chegar a 60 km/h que poderão vir acompanhadas de descargas elétricas.

    Previsão do acumulado de chuva entre a segunda-feira (10) e terça-feira (11).
    Previsão do acumulado de chuva entre a segunda-feira (10) e terça-feira (11).

    Até as 23 horas de terça-feira (11) os maiores acumulados poderão ser registrados no estado do Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e na capital paulista. A expectativa é de que os volumes fiquem entre 20 e 30 mm. Além do oeste do Mato Grosso do Sul onde os acumulados poderão superar os 40 mm.