O tempo no Brasil na semana: frente fria, massas de ar frio e ciclone extratropical afetam o tempo em parte do país

Uma frente fria já atua no Sul do Brasil e vai continuar influenciando parte do país nos próximos dias, juntamente com a atuação de massa de ar frio e a formação de uma baixa pressão.

A tão esperada mudança de padrão está em curso, com a atuação de uma frente fria na Região Sul neste fim de semana. O sistema vai continuar o seu avanço e atuar de forma costeira no Sudeste neste início da semana. Além disso, uma massa de ar frio vai influenciar parte do centro-sul do Brasil, trazendo de volta a sensação de frio, mas de forma mais amena.

No entanto, a mudança de padrão não consiste apenas na frente fria e na massa de ar frio, mas também na formação de uma baixa pressão, que evolui para um ciclone extratropical mais afastado no oceano, cuja a frente fria associada vai contribuir para a formação de um canal de umidade sobre o centro-leste do Brasil.

A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo e da tendência na segunda semana de março.

Semana começa com frente fria e ar frio afetando o Sul e o Sudeste do Brasil

Nesta segunda-feira (10), no período da manhã, a frente fria atua de forma costeira e mantém o tempo instável sobre o nordeste do Rio Grande do Sul, o centro-leste de Santa Catarina, o leste do Paraná e o sul de São Paulo. Há previsão de chuvas de fraca intensidade apenas.

As temperaturas na primeira parte do dia trazem uma ligeira sensação de frio no estado do Rio Grande do Sul até o sul e leste do Paraná. No entanto, no início da manhã, as temperaturas mínimas ficam entre 12 e 16°C em boa parte do território gaúcho, com valores em torno dos 20°C no litoral e na região de Porto Alegre, marcando um evento de frio mais intenso desde o início do verão.

previsão do tempo
Chuvas aumentam a partir da tarde da segunda-feira e há risco de eventos intensos no Sul e no Sudeste do Brasil.

Já nas demais regiões do Paraná e em todo o Sudeste, o calor intenso continua e as temperaturas já podem ficar acima dos 30°C pela manhã, principalmente no fim do período e no interior de São Paulo.

A partir da tarde, a frente fria passa a atuar no leste de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro, o que favorece a formação de instabilidades e deixa em alerta para o risco de chuvas intensas e de tempestades o centro-sul e leste de São Paulo, o sul e sudeste de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. No Paraná, também há alertas para o oeste, sul, norte, centro e leste do estado.

alerta de tempestades
Previsão de densidade de raios traz as regiões com maior risco de tempestades a partir da tarde da segunda-feira.

No Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina e, em Santa Catarina, o tempo fica mais nublado, com possibilidade de chuva fraca e muito pontual.

As temperaturas ficam mais amenas em boa parte da Região Sul, mas o calor persiste no norte, oeste e noroeste do Paraná, bem como no interior do Sudeste. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a mudança do tempo traz um grande alívio ao calorão.

Terça-feira: chuvas aumentam no sul e sensação de abafamento continua no Sudeste

Na terça-feira (11), a frente fria a afasta para o oceano, mas uma região de cavado, mais instável, forma-se sobre a Região Sul, aumentando o potencial de chuvas sobre Santa Catarina e o Paraná e em parte do estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

O aumento das chuvas junto com a influência de uma massa de ar mais frio enfraquecida, contribui para a manutenção das temperaturas mais amenas em parte do Sul. Já no norte do Paraná, em boa parte do Sudeste, a sensação de abafamento continua.

Chuvas nesta terça-feira aumentam, juntamente com o risco de tempestades, que podem ocorrer de forma severa, principalmente no Paraná, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo.

No período da manhã, há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade no meio-oeste de Santa Catarina e na metade oeste do Paraná, incluindo a porção norte do estado. Nas demais regiões desses estados, o tempo fica nublado com possibilidade de chuva fraca ou chuvisco.

previsão do tempo
Chuvas aumentam na Região Sul, no Mato Grosso do Sul e em parte de São Paulo na terça-feira.

A partir do fim da manhã e do início da tarde, as chuvas aumentam na Região Sul e alerta para eventos intensos em todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná. Alerta de pancadas isoladas de até forte intensidade e para o risco de tempestades pontuais no norte do Rio Grande do Sul, no sul, oeste e leste de São Paulo e no Rio de Janeiro.

Chuvas passam a ocorrer mais no Brasil Central e sobre o Sudeste

Na quarta-feira (12) se inicia o processo de formação de uma nova frente fria sobre a Região Sul, que vai receber reforço e atua sobre o Sudeste do Brasil no restante da semana.

Assim, o tempo fica instável no estado de Santa Catarina e no Paraná, com previsão de chuvas pontuais pela manhã e mais abrangentes a partir da tarde, que acontecem com fraca a moderada intensidade no território catarinense e com até forte intensidade no Paraná. No estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, pancadas isoladas e chuva de fraca intensidade no período da noite.

previsão do tempo
Chuvas na semana ocorrem mais em Santa Catarina, no Paraná e em parte do leste do Sudeste.

No Rio de Grande do Sul, uma segunda massa de ar frio favorece o tempo mais firme e as temperaturas amenas.

Na quinta-feira (13) e na sexta-feira (14), a frente fria recebe o reforço de uma baixa pressão, que vai evoluir para um ciclone extratropical no oceano na altura do Sudeste.

Assim, o potencial de chuvas aumenta sobre a Região Sudeste e sobre o Centro-Oeste, reduzindo na Região Sul. O tempo fica mais firme em boa parte da Região Sul, com chuvas de fraca intensidade ocorrendo no norte e leste do Paraná e no extremo norte de Santa Catarina. Já no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais, há potencial de chuvas intensas e tempestades. No Centro-Oeste, as chuvas continuam irregulares, mas acontecem de forma intensa e também na forma de tempestades nos três estados da Região.