Tendência para o fim da semana: ciclone, ventos e tempestades no Sul

Uma forte mudança do tempo está prevista para o fim desta semana. Um ciclone extratropical traz a expectativa de tempestades, principalmente na Região Sul, além de ventos intensos. Falamos mais sobre essa tendência aqui.

ciclone
Mudança para o fim da semana envolve a formação de um ciclone extratropical no Sul. Confira qual é a tendência que também outras regiões do país.

Esta semana de fato será com redução do potencial de precipitação em boa parte do país, com chuvas mais concentradas e ocorrendo de forma mais irregular na porção centro-norte. Na porção centro-sul, tempo firme, calor e previsão de pancadas isoladas na terça-feira (23) em parte da Região Sul, sem expectativas de volumes expressivos.

No entanto, mais para o fim da semana, a tendência é de que um ciclone extratropical se forme próximo à Região Sul, provocando uma forte mudança com potencial para tempestades e intensas rajadas de vento. Esse sistema, juntamente com sua frente fria associada, ajuda na organização de umidade no Centro-Oeste e na Região Sudeste.

Tempestades e chuvas intensas já para a quinta-feira

O processo de formação do ciclone extratropical se dá na madrugada de quinta-feira (25), com a atuação de uma baixa pressão nordeste da Argentina, que se desloca em direção ao estado do Rio Grande do Sul já pela manhã. Ao longo do dia, o sistema contribui para tempestades e chuvas intensas em todo o território gaúcho, favorecendo a ocorrência de precipitação na forma de pancadas no sul e leste de Santa Catarina.

ciclone extratropical
Modelo ECMWF prevê a fomração de um ciclone extratopical por volta da próxima sexta-feira (26).

Durante a noite e a madrugada de sexta-feira (26), a baixa pressão se aprofunda e dá origem ao ciclone extratropical e sua frente fria associada. Neste período, são esperadas as chuvas mais intensas no norte, leste e sul do Rio Grande do Sul, com probabilidade para intensos temporais no meio-oeste de Santa Catarina e no oeste do Paraná.

Ao longo do dia, a tendência é de que o ciclone se desloque para o oceano e sua frente fria avance pela Região Sul, mudando o tempo em parte do Sudeste e do Centro-Oeste já por volta de meados da tarde. Nesse processo, chuvas na forma de tempestades ocorrem nas demais regiões de Santa Catarina e do Paraná, no estado de São Paulo e em boa parte do Centro-Oeste.

Modelo ECMWF prevê rajadas de vento acima de 100 km/h

No processo de formação de um ciclone sobre regiões continentais a ocorrência de tempo severo é bastante comum, ainda mais durante a primavera, quando há maior contraste térmico. Assim, as chuvas podem vir a acontecer na forma de tempestade, que são caracterizadas pelo volume elevado e pela intensas rajadas de vento.

ciclone extratropical
Segundo o modelo ECMWF as rajada de vento podem superar os 100 km/h no leste do Rio Grande do Sul. Lembrando que se trata de uma tendência e a intensidade do eventos pode mudar consideravelmente nos próximos dias.

No entanto, além da formação das instabilidades, a própria circulação do ciclone pode provocar rajadas de vento intensas. Como pode ser o caso deste próximo evento, que, entre o meio da tarde e o início da noite, rajadas acima dos 100 km/h estão sendo previstas para o leste do Rio Grande do Sul pelo modelo ECMWF.

É importante ressaltar, que ainda não se configura um alerta e uma certeza da ocorrência deste evento, uma vez que se trata de uma tendência e a intensidade, bem como o locacional dos fenômenos mais intensos podem sofrer mudanças nos próximos dias.

Vai fazer frio?

Sempre na retaguarda de uma frente fria há a atuação de massa de ar frio, e esta primavera está sendo bem caracterizada por eventos tardios de frio, como o que ocorreu na última semana.

massa de ar frio
Massa de ar frio não deve proporcionar grande redução das temperaturas, com calor retornando a partir do fim da manhã no fim de semana.

Para este próximo evento, há sim uma massa de ar frio que irá proporcionar uma redução das temperaturas, porém não possui grande amplitude a ponto de avançar mais para norte, se situando mais ao sul do Rio Grande do Sul. Trata-se de um evento menos intenso e mais passageiro, que proporciona temperaturas amenas no início da manhã no leste da Região Sul até o estado de São Paulo, mas o calor volta a predominar a partir do fim da manhã.