Temporais voltam a ocorrer no Sul do Brasil

Instabilidades que se formam no Paraguai, trazem risco para temporais na Região Sul. Para o restante do país a previsão de chuva se mantém nos próximos dias.

O risco de temporais retorna para a Região Sul. Chuvas se mantêm para boa parte do país nos próximos dias.

Nesta quarta-feira (17) um sistema de baixa pressão volta se forma sobre o Paraguai e avança em direção ao Sul do Brasil, provocando temporais já pela manhã no sul do Mato Grosso do Sul, oeste e noroeste do Paraná. Previsão de chuva forte, mais para o fim do período, oeste de Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul. A partir da tarde as instabilidades se espalham por toda a Região Sul e provocam pancadas de chuva isoladas que podem ocorrer com forte intensidade.

No restante do país as chuvas que ocorrem pela manhã no Centro-Oeste e Sudeste, diminuem de intensidade até o fim do período e, a partir do meio da tarde, passam a ocorre de forma mais isolada. No interior do Nordeste e na Região Norte também chove, porém, em forma de pancadas isoladas, sendo as áreas mais beneficiadas os estados do Tocantins, Maranhão e Piauí.

Na madrugada de quinta-feira (18), uma frente fria que forma no oceano na altura do Rio Grande do Sul, favorece a intensificação de instabilidades no Paraguai, no noroeste gaúcho e no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Há alerta de temporais para essas localidades. No período da manhã, a chuva forte se espalha para todo o meio-oeste catarinense e para o oeste, norte, sul e centro do Paraná. Em São Paulo e o sul do Mato Grosso do Sul, as pancadas de chuva forte são previstas mais para o fim da manhã.

A partir da tarde, pancadas de chuva isoladas ocorrem em todo o Centro-Oeste e boa parte do Sudeste, onde há risco para temporais no norte de São Paulo, metade sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro.

Na sexta-feira (19) o sistema frontal se encontra mais ao norte na altura do Sudeste, e deixa o dia instável em boa parte do país. Previsão de chuva pela manhã em praticamente toda a Região Sudeste, com exceção para o norte de Minas Gerais, e em todo o Centro-Oeste, onde as chuvas mais intensas e abrangentes ocorrem no norte do Mato Grosso e em Goiás. Na parte da tarde, as instabilidades ganham intensidade e há risco para temporais em São Paulo, metade sul de Minas Gerais, Espírito Santo e estados e nos estados do Centro-Oeste.

Tendência para o fim de semana

No fim de semana a frente fria se encontra mais afastada no oceano e mais deslocada para norte, o que favorece a ocorrência de chuvas nas regiões Norte e Nordeste, e nos estado de Minas Gerais, do Mato Grosso e de Goiás. No Centro-Sul do país, predomínio de tempo firme e ensolarado, com temperaturas amenas para o Rio Grande do Sul. Tempo nublado e com chuva fraca somente para toda a faixa leste que vai do sul gaúcho até o Rio de Janeiro.