Temporais retornam ao Sul do Brasil

Uma frente fria chega ao Sul do Brasil e traz risco de temporais entre o fim de semana e início da próxima nos três estado da Região. O frio também será um destaque.

Frente fria provoca temporais na Região Sul a partir deste fim de semana.

Neste sábado (18) o predomínio é de sol em boa parte no Centro-Oeste, Sudeste e Região Sul. No leste de Santa Catarina e do Paraná o tempo fica nublado, com ocorrência de chuva fraca que alterna com períodos de melhoria ao longo do dia. A mesma condição é observada para a faixa litorânea de São Paulo, com maior concentração de nuvens no litoral sul e menor no litoral norte.

No entanto, o destaque do dia fica para o Centro-Oeste e demais áreas do Sudeste. A partir da tarde, instabilidades começam a se formar na metade norte do Mato Grosso, de Goiás e no estado de Minas Gerais, provocando pancadas de chuva isoladas que vêm acompanhadas de trovoadas. As chuvas mais abrangentes ocorrem no Triângulo Mineiro, centro e leste de Minas Gerais. Temperaturas em elevação e sensação agradável no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já no oeste e norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a sensação é de calor.

Na madrugada de domingo (19) uma frente fria chega ao Uruguai provocando temporais em todo o país. Essa aproximação aumenta a intensidade dos ventos de norte no Rio Grande do Sul, os quais podem causar transtornos na porção central do estado. O dia amanhece nublado e ao som de trovoadas nas áreas de fronteira com o Uruguai e no oeste do estado gaúcho. Entre o fim da manhã e o início da tarde o sistema atinge o a porção central e o noroeste do Rio Grande do Sul e, a partir do fim da tarde, chega ao restante do estado. Previsão de chuva forte na região de Santa Maria, na Serra e na região metropolitana de Porto Alegre. Os maiores acumulados do dia ocorrem na metade sul do estado.

Em Santa Catarina a nebulosidade aumenta no início da tarde no oeste, com previsão de pancadas de chuva a partir do meio do período. No Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, o tempo fica firme e ensolarado, com temperaturas em elevação e sensação agradável. No restante do Centro-Oeste, apesar do aumenta da nebulosidade no fim do dia, a previsão é de diminuição das chuvas, que ocorre de forma bastante pontual na metade norte do Mato Grosso.

Início da próxima semana

Na segunda-feira (20) a frente fria se encontra sobre Santa Catarina, deixando o tempo nublado e chuvoso no oeste e metade sul do estado. Previsão de chuva forte e trovoadas já pela manhã. A partir da tarde as instabilidades ganham intensidade e há risco de temporais em todas as regiões de Santa Catarina, no norte do Rio Grande do Sul e no sul do Paraná. Com o deslocamento do sistema, uma massa de ar polar passa a atuar no estado gaúcho e as temperaturas diminuem, trazendo sensação de bastante frio. Frio este que ganha intensidade na terça-feira (21) no Rio Grande do Sul. Vale ressaltar que o sistema frontal se mantém sobre os estados de Santa Catarina e do Paraná.