StoreWindows10

Temporais e retorno do frio nos próximos dias

Uma nova frente fria se forma sobre o Sul do Brasil provocando temporais. A partir da quarta-feira (13) uma massa de ar polar provoca a queda das temperaturas e o retorno do frio.

Tiago Robles Tiago Robles 11 Jun. 2018 - 10:51 UTC
Previsão de temporais para o Centro-Sul do Brasil.

Uma área de baixa pressão atmosférica que está se formando entre o Uruguai e o sul do RS, vem provocando temporais nessas localidades nesta madrugada (11). Nas áreas mais ao norte, a atuação dos ventos de quadrante norte, vem contribuindo para o aumento das temperaturas e, principalmente, por fortes rajadas que provocaram destelhamentos e estragos em várias cidades gaúchas.

Previsão do tempo

No decorrer desta segunda-feira (11), as instabilidades que vem provocando chuva forte no sul do RS, se espalham por todo o estado a partir da tarde provocando temporais. Somente nas localidades do extremo oeste que não há previsão de chuva forte. Mais para o fim da tarde passa a chover no meio oeste de SC e do PR, trazendo risco de temporais. Essa condição instável se mantém no decorrer da noite e madrugada entre a metade norte do RS e o norte paranaense.

Na terça-feira (12) a frente fria já começa a se formar sobre a Região Sul e o dia começa com bastante chuva em todo o PR, SC e boa parte do RS, onde não previsão de chuva na fronteira com o Uruguai e no extremo oeste. Alerta de temporal para o oeste e metade sul do PR, meio oeste de SC e metade norte do RS no período da manhã. A partir da tarde a frente fria se desloca mais para norte, diminuindo as chuvas em todo o RS e provocando a queda brusca das temperaturas e marcando o retorno do frio.

Previsão para o acumulado de chuva entre a segunda-feira (11) e a quarta-feira (13), segundo o modelo ECMWF.

Em SC a chuva se espalha por todo o estado e há alerta de chuva forte nas áreas mais ao leste, principalmente, em Florianópolis e Blumenau. No PR, a chuva de moderada a forte intensidade continua em todas as regiões, se espalhando para SP e o MS, onde há também risco para temporais na metade sul desses estados. Em São Paulo e Campo Grande, a chuva chega mais para o final da tarde e noite.

Na quarta-feira (13), a massa de ar polar já atua em praticamente toda a Região Sul. Mínimas abaixo dos 5°C nas áreas mais elevadas, no oeste na fronteira com o Uruguai. Nas primeiras horas da manhã ainda chove no norte do PR e na faixa paulista que segue Presidente Prudente, Bauru e região metropolitana de São Paulo. No decorrer do dia, o tempo fica firme no PR e passa a chover nas demais localidades do estado de SP, com exceção para as localizadas mais ao norte.

Publicidade