Temporais e chuvas volumosas se espalham pelo Sul e Centro-Oeste

A passagem de uma frente fria nos próximos dias leva risco de temporais e granizo para toda a Região Sul nos próximos dias. Esse mesmo sistema, também ajuda a provocar chuvas intensas em parte do Centro-Oeste.

Frente fria provoca chuvas volumosas e temporais na Região Sul e favorece pancadas no Centro-Oeste. O calor também é destaque em boa parte do país.

Uma frente fria vem atuando no Uruguai e no sul do Rio Grande do Sul desde a terça-feira (01), com acumulados de em torno de 60 mm no Oeste e na Campanha. O sistema também trouxe uma condição pré-frontal de tempo seco e muito quente no Centro-Sul, onde as máximas atingiram valores próximos de 40°C desde a porção central do território gaúcho até o Mato Grosso do Sul.

Previsão para a quarta-feira

A previsão é de que nesta quarta-feira (02) o sistema avance pelo Rio Grande do Sul e na parte da tarde há risco de temporais e chuvas volumosas no nordeste, centro, sul e leste do estado, com chuva iniciando durante a manhã na região metropolitana de Porto alegre. Mais para o fim do dia o alerta de temporais se estende para o norte gaúcho, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. No restante da Região Sul, previsão de chuva isolada somente para o oeste paranaense. As temperaturas continuam bastante elevadas, com máximas acima dos 35°C em praticamente todo o Centro-Sul e porção central do país.

A presença do sistema frontal no Sul do Brasil contribui para a formação de instabilidades no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, o que favorece a ocorrência de pancadas de chuva a partir do fim da tarde e durante a noite. No Pará, Tocantins e no Sertão Nordestino, há chance de pancadas isoladas que podem provocar bons volumes de chuva a partir o meio da tarde. Essa condição está sendo favorecida pela presença de um cavado em níveis mais elevados na atmosfera e pela Oscilação de Madden-Julian, que também potencializa as chuvas na Região Norte.

Previsão para a quinta-feira e a sexta-feira

Na quinta-feira (03), a frente fria se mantém sobre o Sul deixando tempo instável em toda a Região, com chuvas de fraca a modera intensidade pela manhã na metade norte gaúcha, em toda Santa Catarina e no sul e oeste do Paraná. Na parte da tarde passa a chover na forma de pancadas em toda a Região e há risco de chuvas intensas no norte gaúcho, sul e oeste catarinenses e, de forma mais isolada, no estado do Paraná, com exceção para a porção mais ao leste, onde o tempo fica nublado e com chuva de fraca a moderada intensidade.

No Centro-Oeste e no Sudeste, o tempo firme predomina e a sensação é de bastante calor, com máximas entre 35 e 40°C. Previsão de pancadas isoladas com potencial de ocorrerem com forte intensidade no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, oeste de Goiás e do estado de São Paulo. No leste da Bahia, mais especificamente em Salvador e proximidades, o dia fica chuvoso devido à presença de um cavado em altos níveis na atmosfera.

Na sexta-feira (04), o sistema frontal recua um pouco se localizando novamente sobre o estado do Rio Grande do Sul e sendo reforçado pela formação de um cavado em níveis mais baixos. Previsão de tempo nublado e com chuvas de fraca a moderada intensidade ao longo do dia em todo o estado gaúcho, sul e oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná. A partir do meio da tarde, há risco de temporais e chuvas volumosas no norte gaúcho, oeste e noroeste do Paraná e em boa parte de Santa Catarina, com exceção para o norte do estado.

No Centro-Oeste, mais um dia extremamente quente com previsão de pancadas na parte da tarde no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, sendo neste último, alerta de temporais a partir do fim da tarde na metade sul do estado. Na faixa leste que vai do Espírito Santo até o norte da Bahia, a previsão é de chuva ao longo do dia, devido a circulação dos ventos que transportam umidade do oceano.