Temporais e chuvas volumosas no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste

Nos próximos dias as chuvas aumentam no Centro-Leste do país, com previsão para temporais para o Sudeste e parte das regiões Centro-Oeste e Nordeste. Na região de Brumadinho, as chuvas podem atrapalhar os trabalhos dos bombeiros.

Período chuvoso se iniciou nesta semana. Apesar de as chuvas e o alívio do calor serem bem vindos, a chuva volumosa pode trazer transtornos.

As presenças de um sistema frontal no oceano, na altura dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, juntamente com a atuação de uma área de baixa pressão sobre a porção mais central do país, contribuem para o tempo instável e chuvoso nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e boa parte do Norte e Nordeste nos próximos dias. Há risco para temporais e chuvas volumosas. Na região de Brumadinho, em Minas Gerais, as condições do tempo podem atrapalhar os trabalhos de resgate.

Previsão do tempo

Nesta quarta-feira (06) o tempo já se encontra instável desde o início da manhã, com chuvas ocorrendo de forma fraca a isolada em toda a metade sul de Minas Gerais. Chuva um pouco mais intensa atingiu o Rio de Janeiro e o extremo leste de São Paulo. Em Goiás e sudeste do Mato Grosso, as chuvas ocorreram com moderada intensidade. Para o restante da manhã, a previsão é de que o tempo instável continue, mas com redução das chuvas.

Tempo instável pela manhã também para boa parte do Nordeste e da Região Norte, com tempo firme somente no leste da Bahia. Já no Sul do Brasil, o predomínio é de tempo firme e temperaturas agradáveis, com nebulosidade concentrada no centro-leste do Paraná e de Santa Catarina, com chuva fraca e isolada ocorrendo em alguns pontos.

Na parte da tarde, as instabilidades ganham intensidade trazendo riscos para temporais no centro-norte e leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, sudeste do Mato Grosso e no nordeste do Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas do Centro-Oeste e no estado de Santa Catarina e do Paraná, as chuvas ocorrem na forma de pancadas isoladas.

Acumulado de chuva até a sexta-feira, segundo o modelos ECMWF.

Na quinta-feira (07) sem grandes mudanças. Uma área de baixa pressão se forma próximo a costa de São Paulo, mantendo o tempo instável no Sudeste e o corredor de umidade sobre parte do Centro-Oeste e da Região Nordeste. Pela manhã há previsão de chuva desde o norte e leste de São Paulo até o sul do Pará e o Sertão Nordestino, com tempo firme no sul do Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul e em boa parte da Região Sul, onde há previsão de chuva fraca a moderada somente no leste do Paraná e norte de Santa Catarina.

Na parte da tarde as chuvas se intensificam e há risco para temporais e chuva volumosa no leste de São Paulo e, principalmente no Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, onde há risco para alagamentos e deslizamento de encostas.

Na sexta-feira (08), a área de baixa pressão se desloca para o oceano e da origem a uma frente fria que mantém o tempo instável e o corredor de umidade sobre as mesmas áreas, porém, um pouco mais deslocado para norte. Essa condição intensifica as chuvas sobre Minas Gerais e principalmente sobre o estado do Espírito Santo. No oeste da Bahia, Goiás, Tocantins e metade sul do Maranhão e do Piauí, chuvas intensas e volumosas também podem trazer transtornos.

Brumadinho para os próximos dias

A região metropolitana de Belo Horizonte vem recebendo chuvas moderadas, que acumularam nas últimas 24h volumes de 10 a 23 mm, sendo a região de Brumadinho com o registro dos maiores valores. Essa mudança de padrão comemorada por muito, pelo fato de marcar o retorno das chuvas e o alívio do calorão, no entanto, não é muito bem vinda para a região de Brumadinho.

Os trabalhos de busca ainda estão ocorrendo e as chuvas dificultam o andamento das atividades. Para os próximos dias há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade pela manhã e, na parte da tarde, há risco para temporais e chuvas volumosas, que podem acumular entre 100 e 150 mm até o fim de semana.