Fevereiro de 2019: calor e chuvas mais frequentes

No próximo mês as chuvas se tornam mais frequentes no Centro-Oeste e no Sudeste, mas o calor continua em todo o país, porém com temperaturas mais amenas que as observadas em Janeiro.

Em Fevereiro as chuvas ficam mais frequentes na porção Central do país, mas ainda faz bastante calor.

No mês de Fevereiro, o El Niño passa influenciar o clima no Brasil. No entanto, como se trará de um fenômeno de fraca intensidade, outros fatores também influenciam nas condições do tempo ao longo do mês, como as oscilações de Madden-Julian e Antártica, bem como a temperatura da superfície das águas do Oceano Atlântico.

O mês de Fevereiro

Antes de descrever o clima de Fevereiro é necessário falar de todos os fatores influentes. Começando com El Niño, mesmo ainda não havendo a persistência dos 7 meses de aquecimento da região do Pacífico Equatorial para determinação do fenômeno, as águas da superfície da região estão com aquecimento acima de 0,5°C desde meados de Outubro, configurando pouco mais de 3 meses. Tempo este em que se passa a observar os efeitos desse aquecimento. Assim, se podem esperar chuvas frequentes para o Sul do Brasil.

Para a Oscilação Antártica, que está relacionada com a frequência de frentes frias e ciclones, indica um aumento da atuação desses sistemas já para o início do mês, o que resulta e chuvas mais abrangentes para porção mais central do país. Portanto, para a primeira metade do mês as chuvas retornam para as boa parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, porém, como as água do Oceano Atlântico estão mais aquecidas, se pode esperar chuvas mais intensas desde o leste do Paraná até o sul do Espírito Santo. No entanto, para a segunda quinzena a tendência é de diminuição da atuação e, consequentemente, as chuvas se tornam mais irregulares e as temperaturas ficam mais elevadas.

Anomalia do acumulado de chuva e da temperatura média para o mês de Fevreriro, segundo o modelo CFSv2. Fonte: Tropical Tidbits

Em relação à Madden-Julian, oscilação esta que está relacionada com o Centro-Norte do país, o que se observa é uma condição desfavorável às chuvas na primeira quinzena do mês, com muita irregularidade e temperaturas elevadas. Já para a segunda metade do mês, a tendência é de aumento das chuvas nas regiões Norte e Nordeste. Para todo Fevereiro, na faixa norte do país, que vai da Paraíba até o Amapá, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará atuante, provocando chuva frequente e volumosa. Essa condição corrobora com a intensidade fraca do El Niño, uma vez o fenômeno tende a inibir a atuação da ZCIT.