Dois eventos de ZCAS atingem o Brasil nos próximos 15 dias; saiba o que esperar

O fenômeno causará chuvas de até 400 mm, ocasionando grandes transtornos como enchentes, alagamentos e deslizamentos de encostas em diversos estados do Brasil.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final da próxima segunda-feira.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final da próxima segunda-feira mostra chuvas muito intensas se formando numa faixa que compreende parte do Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ou ZCAS) é um fenômeno caracterizado por uma faixa persistente de nebulosidade e precipitação com orientação noroeste-sudeste, que se estende do sul e leste da Amazônia até o sudoeste do Oceano Atlântico.

Este sistema é climaticamente importante por ser o principal responsável pelo regime de chuvas sobre grande parte do Brasil durante a primavera e o verão.

Num geral, a presença do fenômeno é indicada pela persistência por pelo menos quatro dias e pela possível ausência de gradientes de temperatura típicos de um sistema frontal, embora possua contrastes intensos de umidade.

Previsão de ventos na segunda-feira que vem às 18h.
Previsão de ventos em 300 hPa na segunda-feira que vem 18h mostra a presença da Alta da Bolívia a oeste e um cavado posicionado próximo à costa do nordeste.

Existem ainda algumas características atmosféricas específicas que caracterizam um episódio de ZCAS:

  • Na baixa troposfera, o sistema é caracterizado pela convergência de umidade favorecida pelos Jatos de Baixos Níveis, além da presença da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) - cujo movimento anticiclônico transporta vapor d’água em direção à costa sudeste do Brasil, intensificando a convergência de umidade.
  • Em médios níveis da atmosfera, observa-se um cavado (região de baixa pressão) ao leste da Cordilheira dos Andes, provendo suporte para a formação de atividade convectiva e para a persistência da nebulosidade e da chuva.
  • Em altos níveis atmosféricos, duas circulações típicas do verão serão observadas: a Alta da Bolívia ao oeste do continente, e um cavado ou vórtice ciclônico sobre a região Nordeste. Essas circulações podem ser observadas na imagem acima.

Com isso, é possível observar que haverá a formação de um episódio de ZCAS muito bem definido ao longo dos próximos dias, ocasionando acumulados de chuva severos numa faixa que compreende parte do Sudeste, do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte do país.

Duas ZCAS causam chuvas intensas em Dezembro

Com isso, previsões indicam a possibilidade de acumulados totais que podem chegar a até 300 mm de chuva ao longo desta semana - atingindo especialmente os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Rondônia.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final da segunda-feira.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final da segunda-feira mostra que as chuvas podem chegar até valores extremos, próximos dos 400 mm, em alguns municípios de Rondônia.

Entre Rondônia e Mato Grosso, previsões indicam acumulados que podem até mesmo ultrapassar os 300 mm totais em alguns municípios, chegando perto dos 400 mm de chuva até a próxima segunda feira. Acumulados extremos também serão registrados em Minas Gerais e no Espírito Santo.

As chuvas podem ultrapassar volumes de 100 mm por dia, trazendo grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, além de cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores.

Mas não é só essa semana que será afetada por episódios de ZCAS - Previsões indicam um segundo episódio se formando logo na sequência, posicionado mais ao sul. Isso significa que essa segunda ZCAS será capaz de afetar outros estados do país, como é possível observar na imagem abaixo.

Previsão de anomalias de chuva entre os dias 8 e 15 de Dezembro.
Previsão de anomalias de chuva entre os dias 8 e 15 de Dezembro mostra a formação de outro episódio de ZCAS mais ao sul - afetando estados como MS, SP e PR e até mesmo SC.

Previsões indicam que, por volta do dia 12 de dezembro, um segundo episódio de ZCAS pode se formar mais ao sul do país - causando chuvas fortes em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, como é possível observar acima.

Estes estados também correm o risco de registrar chuvas extremas entre a segunda e a terceira semana de Dezembro, com possibilidade de grandes transtornos como enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra.