Temporais e chuvas volumosas no Centro-Sul e no Nordeste

Neste fim de semana as chuvas continuam intensas e volumosas nas regiões Sul e Nordeste. No Sudeste a chegada de uma frente fria traz mudanças nas condições do tempo e risco para temporais. O frio também será destaque no fim de semana das mães.

Frente fria provoca chuvas intensas no Centro-Sul do país. No Nordeste também há previsão de chuvas volumosas.

A partir desta sexta-feira (10) uma frente fria passa a atuar sobre a Região Sul, levando riscos para temporais e queda de granizo. No domingo (12) o sistema já influencia nas condições meteorológicas do Sudeste e no Centro-Oeste. Já no Nordeste, boa parte do litoral estará com tempo instável e ocorrência de chuvas volumosas. A seguir mais detalhes!

Detalhes para a sexta-feira

Nesta sexta-feira (10) a frente fria se forma sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante a madrugada. O dia começa com bastante chuva e risco de temporais que podem vir acompanhados de granizo em todo o estado território gaúcho e meio-oeste catarinense. No decorrer da manhã o sistema avança um pouco e provoca chuva no oeste do Paraná. Na metade sul do Rio Grande do Sul, as chuvas diminuem e a sensação passa a ser de frio. Já nas demais áreas de Santa Catarina e do Paraná, a sensação é de abafamento.

Na parte da tarde e noite, a frente fria não consegue avançar e se mantém sobre a metade norte do Rio Grande do Sul, sul e meio-oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná, provocando chuvas de moderada a forte intensidade. Atenção para o risco de alagamentos, inundações e enxurradas.

No Centro-Oeste e no Sudeste, o tempo fica mais firme e abafado, com previsão de pancadas isoladas a partir do meio da tarde no norte de São Paulo, porção central de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, metade sul de Goiás e no Mato Grosso do Sul. Já no Nordeste, a previsão é de chuva ao longo do dia em toda a faixa norte, no leste de Pernambuco e, principalmente, no leste baiano de Porto Seguro até Salvador.

Detalhes para o fim de semana

No sábado (11) as chuvas continuam a ocorrer de forma volumosa na Região Sul. Pela manhã previsão de chuvas torrenciais no norte do Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina e no oeste do Paraná. A partir da tarde, a frente fria começa a avançar e as chuvas volumosas passam a ocorrer em todo o território catarinense e se espalham para o sul do Paraná. Nas demais regiões paranaenses as chuvas mais intensas ocorrem a partir do fim da tarde. Alerta de temporais com potencial para granizo e risco para alagamentos e inundações.

No Centro-Oeste e Sudeste, calor e pancadas a parti do meio da tarde no sul de Goiás, Triângulo Mineiro e norte de São Paulo. Mais para a noite, o sistema frontal chega ao sul do estado paulista e chove com intensidade na região, no oeste e nas áreas mais ao norte.

No domingo (12), a frente fria se encontra entre o Paraná e São Paulo, mas o tempo fica nublado ao longo do dia desde o noroeste do Rio Grande do Sul até o estado de Rondônia, passando pelo Mato Grosso do Sul e o oeste do Mato Grosso. A previsão é de chuva de moderada a forte intensidade a partir do meio da tarde no estado de São Paulo, sul e oeste de Minas Gerais, sul de Goiás, noroeste do Mato Grosso do Sul e no estado Mato Grosso.

No Nordeste, o dia das mães será de tempo instável em praticamente todo o litoral, com chuvas de moderada intensidade de Porto Seguro até Recife entre o meio da manhã e o meio da tarde. Já para toda a faixa norte, as chuvas ocorrem de forma mais volumosa e se estendem até o fim da tarde.