Tempo seco predomina em boa parte do país e frio chega ao Nordeste

Nos próximos dias uma massa de ar seco e frio irá predominar sobre praticamente todo o país, provocando manhãs frias e temperaturas amenas ao longo do dia. No Nordeste uma frente fria influencia parte da Região.

Manhãs de frio, sol ao longo do dia e sensação agradável nas tardes. Essas serão as características do próximos dias para boa parte do Brasil.

Massa de ar seco e frio passa a predominar sobre o Brasil e nos próximos dias o sol ao longo do dia em praticamente todo o país. Manhãs frias e temperaturas amenas ao longo do dia serão as características dos próximos dias. No Nordeste a presença de uma frente fria provoca a chegada do frio e o aumento da nebulosidade, bem como a ocorrência de chuvas de fraca a moderada intensidade. Os detalhes, contamos a seguir.

Previsão do tempo

Nesta quarta-feira (05) o deslocamento de uma massa de ar frio (alta pressão) para o oceano, contribuiu para a atuação de ventos que sopram do oceano em direção a costa das regiões Sul e Sudeste. Assim o dia fica nublado e frio desde o norte de Santa Catarina até o Espírito Santo, com ocorrência de chuva fraca no litoral paulista e no Rio de Janeiro. No Centro-Oeste e demais áreas do Sul e do Sudeste, o tempo fica firme e ensolarado, com sensação de frio pela manhã e temperaturas mais amenas na parte da tarde. Já no Nordeste, o destaque fica para a presença de uma frente fria deixa o tempo nublado, frio e com chuva ao longo do dia na região de Salvador até Maceió.

Na quinta-feira (06) ainda há bastante nebulosidade pela manhã nas áreas mais ao leste das regiões Sul e Sudeste. No entanto, no decorrer do dia o sol aparece e contribui para um dia mais agradável. Nas demais áreas dessas regiões o tempo fica firme e ensolarado. Temperaturas baixas e sensação de frio pela manhã, com o restante do dia mais agradável. No Centro-Oeste mais um dia de sol e amplitude térmica elevada, que traz frio nas primeiras horas do dia e sensação de calor na parte da tarde. Atenção para a umidade relativa baixa. No Nordeste a frente fria continua a influenciar o leste da Região e mantém o tempo nublado, frio e com chuva na faixa que vai ao sul de Salvador até Aracaju.

Na sexta-feira (07) o tempo seco predomina em todo o Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O deslocamento da massa de ar frio e seco mais para o oceano diminui o transporte de umidade para as regiões litorâneas. A presença de uma frente fria no Uruguai contribui para a atuação de ventos de norte no Centro-Sul, promovendo aumento das temperaturas na parte da tarde e para uma sensação mais agradável ao longo do dia. No entanto, a sensação de frio continua pela manhã. A partir do meio da tarde, a frente fria passa a atuar no Rio Grande do Sul, provocando aumento de nebulosidade e, posteriormente, bastante frio durante a noite. No Leste do Nordeste, a nebulosidade e o frio continuam mesmo com o afastamento da frente fria, passando a chover entre o norte da Bahia e Pernambuco.

Tendência para o fim de semana

Previsão de aumento da nebulosidade no sábado (08) no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, com previsão de chuva fraca somente no noroeste gaúcho e na região da Serra. A nebulosidade também aumenta em todo o leste do Nordeste, porém não há previsão de chuva significativa. No domingo (09), o tempo fica mais firme em todo o Centro-Sul, mas o sol aparece entre nuvens. Já para o leste do Nordeste, os ventos continuam a transportar umidade do oceano para o leste da Região, deixando o tempo nublado e com ocorrência de chuva moderada entre Salvador e Aracaju.