Tempo seco em boa parte do país e temperaturas elevadas no N e CO

O tempo continua seco e quente em boa parte do país, o que mantém as condições favoráveis para incêndios. No leste das regiões Sul, Sudeste e Nordeste o tempo se mantém instável com sensação de frio. No domingo, há previsão de mudanças no Sul.

Tempo seco e quente se mantém em boa parte do país, o que mantém o risco para queimadas.

Uma massa de ar seco de mantém sobre boa parte do país, contribuindo para a amplitude térmica elevada, mantendo as condições favoráveis para a ocorrência de queimadas. Já na faixa leste do Brasil, bastante nebulosidade, chuva e temperaturas mais baixas, devido aos efeitos de circulação que transportam umidade do oceano para o continente. A seguir os detalhes para o fim de semana.

Previsão para o fim de semana

No sábado (24), o tempo firme predomina em boa parte da Região Sul, com exceção o leste de Santa Catarina e do Paraná, onde o dia começa nublado com ocorrência de chuva fraca isolada. A partir da tarde o sol aparece, porém no litoral norte catarinense e no litoral no Paraná, o tempo segue nublado. Sensação de frio pela manhã em praticamente todo o Sul, sendo mais amena no oeste e norte paranaenses.

Em toda a faixa leste do Sudeste até o Rio Grande do Norte, a atuação dos ventos de leste e a presença de uma baixa pressão no oceano, na altura do estado de São Paulo, favorecem o tempo instável e com chuva. Chuvas de fraca a moderada intensidade são previstas ao longo do dia desde o sul do estado de São Paulo até o Rio Grande do Norte, porém os acumulados não serão elevados e não há risco para transtornos. As temperaturas ficam baixas e a sensação é de frio, principalmente, em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul de Minas Gerais.

No Centro-Oeste e na Região Norte, a nebulosidade aumenta, mas mesmo assim o sol predomina e as temperaturas ficam elevadas, com máximas próximas dos 40°C no Mato Grosso, Rondônia, Acre, oeste e sul do Amazônia, sul do Pará e no Tocantins. Na parte da tarde há possibilidade de pancadas isoladas do estado do Amazonas e no norte de Rondônia, mas não será suficiente para diminuir o risco de queimadas.

No domingo (25), poucas mudanças. O tempo seco e quente se mantém no Norte e Centro-Oeste, com possibilidade de pancadas bastante isoladas no Amazonas e no norte do estado de Rondônia e do Mato Grosso. Na faixa leste que vai do norte de Santa Catarina até Recife, as circulação dos ventos deixa o tempo nublado e há previsão de chuva fraca alternando com períodos de melhoria. No restante da Região Sul e do Sudeste, o tempo firme predomina e as temperaturas ficam mais amenas, mas pela manhã e no fim do dia a sensação é de frio.

No Rio Grande do Sul, a partir do fim da tarde, uma região mais instável de cavado provoca mudanças na metade sul do estado. Os ventos aumentam de intensidade e há previsão de pancadas de chuva forte com risco para temporais nas regiões Oeste, Campanha e Sul durante a noite.