Tempo seco e quente em boa parte do Brasil

Nos próximos dias as temperaturas se elevam em todo o Centro-Oeste, Sudeste e parte da Região Sul e favorece a diminuição da umidade relativa do ar.

Massa de ar seco mantém o tempo ensolarado e quente em praticamente todo o país.

No decorrer do último domingo (16) uma frente fria se formou sobre o sul do Rio Grande do Sul e Uruguai, contribuindo para o aumento da nebulosidade e para a ocorrência de chuva isolada no sul e leste gaúchos. Esse mesmo sistema também favoreceu a atuação dos ventos de norte e, consequentemente, para a elevação das temperaturas e sensação de calor no Centro-Sul do país, com máximas de 28,9°C em Porto Alegre-RS, de 28,3°C em Itajaí-SC, de 25,8°C em Curitiba, de 28,2°C em São Paulo-SP e 32,7°C em Campo Grande-MS. Em algumas localidades do Centro-Oeste as máximas superaram os 35,0°C.

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (16) a frente fria que se encontra sobre o Rio Grande do Sul avança um pouco em direção a Santa Catarina, provocando chuva já pela manhã no sul do estado. A partir da tarde passa a chover no leste do território catarinense. No estado gaúcho o tempo segue nublado, com chuva fraca a moderada ocorrendo de forma isolada na metade norte e sensação de frio.

No restante do país o predomínio é de tempo firme e ensolarado, com temperaturas elevadas ao longo do dia, o que favorece a diminuição da umidade relativa do ar. No leste do Paraná e sul de São Paulo, os ventos de sul contribuem para temperaturas mais amenas e chuva fraca na parte da noite. No leste do Nordeste, o sol aparece entre muitas nuvens e há previsão de chuva fraca ao longo do dia, alternando com períodos de melhoria.

Na terça-feira (17) o sistema frontal passa a se deslocar para sul, formando um setor quente sobre o Rio Grande do Sul. O dia amanhece nublado e com chuva em todo o estado e, no decorrer do dia, o céu na porção norte passa a ficar mais limpo, juntamente com o aumento das temperaturas. O tempo fica nublado na faixa leste de Santa Catarina até o sul de São Paulo, com previsão de chuva bastante fraca no leste catarinense.

Nas demais áreas da Região Sul e no restante do país, sem grandes mudanças. O tempo segue firme e ensolarado, com aumento das temperaturas e sensação de calor ao longo do dia. As máximas 31°C no Rio de Janeiro-RJ, de 33°C em Campo Grande-MS e de 36°C em Cuiabá-MT. Vale lembra que em decorrência do tempo mais seco, a amplitude térmica é maior e as temperaturas diminuem no fim do dia, trazendo ligeira sensação de frio nas madrugadas, principalmente nas áreas mais elevadas.

Na quarta-feira (18) a sensação de calor aumenta, principalmente no Centro-Sul do país, devido à intensificação dos ventos de norte, que ocorre em decorrência do deslocamento do setor quente mais para o sul, deixando o tempo firme em todo o Rio Grande do Sul, onde há maior concentração de nuvens no sul do estado.